DSpace/Manakin Repository

Clássicos em quadrinhos como suporte para o letramento literário no  ensino fundamental: uma sequência didática com Dom Quixote em HQ.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID VARELA, M.R. de O. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9079102957067280 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DIAS, Daise Lilian Fonseca.
dc.contributor.advisor1ID DIAS, D. L. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4229082666899564 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2 FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.description.resumo A forma de se trabalhar textos literários em sala de aula, muitas vezes gera um desinteresse por parte de alunos quanto à leitura das obras propostas pela escola. Nesse sentido, é notória a necessidade de mudança para que o trabalho pedagógico de professores de língua portuguesa seja exitoso. Assim, com o intuito de auxiliar docentes da área com atividades didáticas que propiciem leituras lúdicas e prazerosas aos seus alunos, o objetivo central deste trabalho é construir uma sequência básica, seguindo o modelo idealizado por Cosson (2019). Para tanto estratégias pedagógicas foram elaboradas a partir da utilização do clássico Dom Quixote em quadrinhos, do quadrinista Bira Dantas (2008); as etapas dessa sequência didática foram desenvolvidas em correlação com outras adaptações do clássico de Miguel de Cervantes. É importante ressaltar que a constatação das HQs como um mecanismo didático de leitura é feita com base em estudiosos como Rama e Vergueiro (2018); Ramos, Vergueiro & Figueira (2014) e programas educacionais do governo federal, tais como, o PNBE (Programa Nacional Biblioteca na Escola), contribuíram para que os quadrinhos fizessem parte do acervo das bibliotecas das escolas públicas, favorecendo possibilidades de leitura para os alunos do Ensino Fundamental. Com relação ao letramento literário, tema central deste trabalho, é discutido com base nos postulados de autores como Cosson (2019) e Soares (2006), dentre outros, os quais mostram que ele é possível de ser levado a efeito por meio de HQs, principalmente, porque hoje há inúmeras obras literárias clássicas adaptadas para os quadrinhos. Assim, a sequência didática aqui proposta foi elaborada para os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com sugestões de atividades para produção de gêneros literários e multimodais, possibilitando o uso de ferramentas digitais com vistas à promoção do letramento literário. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Clássicos em quadrinhos como suporte para o letramento literário no  ensino fundamental: uma sequência didática com Dom Quixote em HQ. pt_BR
dc.date.issued 2021-04-08
dc.description.abstract The way to approaches literary texts in the classroom often develop in the students a lack of interest for reading of the texts proposed by the school. In view of this, there is a clear need for a change so that the pedagogical work of Portuguese teachers is successful. Thus, in order to help teachers of this field to teach activities that provide playful and enjoyable readings to their students, the main objective of this dissertation is to build a kind of set of activities called “basic sequence”, following the model provided by Cosson (2019). For this, pedagogical strategieswere developed based on the use of the classic novel Don Quixote in the comics format, by Bira Dantas (2008); the steps of this didactic sequence were developed in corelation with other adaptationsofMigueldeCervantes’work. It is important to note that the importance of comics as a didactic mechanism of reading it is discussed based on scholars such as Rama and Vergueiro (2018); Ramos, Vergueiro & Figueira (2014) and federal educacional programs, such as PNBE (National Program Libraries at School), contributed for many comics to be part of the collection of public school libraries, thus, favoring reading possibilities for elementary school students. Concerning literary literacy, which is a central theme of this work, it is discussed through what is postulated by authors such as Cosson (2019), Soares (2006), since they show literary literacy is possible to be achieved through comics, mainly because there are many classic literary works that have been adapted for this format. Thus, the didactic sequence proposed in this dissertation was developed for 9th grade elementary school students, with suggestions of activities for the production of literary and multimodal genres, aiming at enabling the students to use digital tools and to achieve literary literacy. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21566
dc.date.accessioned 2021-10-21T11:24:32Z
dc.date.available 2021-10-21
dc.date.available 2021-10-21T11:24:32Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Letramento literário pt_BR
dc.subject Quadrinhos pt_BR
dc.subject Literatura pt_BR
dc.subject Clássicos pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Textos literários pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject HQ pt_BR
dc.subject Literary literacy pt_BR
dc.subject Comics pt_BR
dc.subject Literature pt_BR
dc.subject Classics pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Literary texts pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Comic pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VARELA, Maria Regilânia de Oliveira Gonçalves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Classics in comics as a support for literary literacy in fundamental teaching: a didactic sequence with Dom Quixote in HQ. pt_BR
dc.identifier.citation VARELA, Maria Regilania de Oliveira Gonçalves. Clássicos em quadrinhos como suporte para o letramento literário no ensino fundamental: uma sequência didática com Don Quixote em HQ. 2021. 101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS) – Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta