DSpace/Manakin Repository

 Metodologias ativas: possíveis práxis do ensino da língua portuguesa  na educação básica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PINHO, L. C. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9868122303748676 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NOVIKOFF, Cristina.
dc.contributor.advisor1ID NOVIKOFF, C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7039307262566253 pt_BR
dc.contributor.referee1 CASTRO, Ângela Cristina Rodrigues de.
dc.contributor.referee2 CASTRO, Onireves Monteiro de.
dc.description.resumo Esta pesquisa objetiva compreender o lugar das Metodologias Ativas para o ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa na Educação Básica a fim de construir um caderno de práticas pedagógicas com propostas de atividades para as aulas de Língua Portuguesa, com foco no desenvolvimento da leitura no 9º ano do Ensino Fundamental II, embasadas nas Metodologias Ativas. Assim, esta pesquisa apresenta natureza aplicada, além de ser bibliográfica, com abordagem qualitativa, uma vez que realizamos o levantamento do estado da arte em relação ao tema, para identificar na literatura quais os entendimentos sobre Metodologias Ativas, assim como para analisar e compreender o seu lugar nas aulas de Língua Portuguesa na Educação Básica, com uma visão mais atenta para o Ensino Fundamental II. Para o desenvolvimento da pesquisa, nos apropriamos da proposta de Novikoff (2010), ancorada na abordagem dimensional, passando por cinco dimensões: epistemológica, teórica, técnica, morfológica e analítico-conclusiva, descritas no decorrer da dissertação. Para fundamentarmos o trabalho acerca das Metodologias Ativas, nos apoiamos em Moran (2015), Bacich & Moran (2018), Bergmann & Sams (2018). Com relação à práxis, seguimos os apontamentos de Freire (1987), Vasques (2007) e Marx (2013). No que tange ao ensino da Língua Portuguesa e desenvolvimento da habilidade leitora, nos embasamos em Faraco (1984), Solé (1998), Antunes (2003), Kleiman (2004), Koch e Elias (2007) e Geraldi (2012). No desenvolvimento da pesquisa, refletimos sobre a situação do ensino em dias atuais e sobre o interesse dos alunos na e para a aprendizagem. A partir das análises feitas no decorrer da pesquisa, percebemos que é necessária uma mudança no ensino, promovendo a preparação de alunos mais confiantes e engajados no seu processo de aprendizagem, e reconhecemos o valor do uso das Metodologias Ativas como possíveis práxis para o ensino da Língua Portuguesa, com o objetivo de diversificar as aulas e aprimorar a competência leitora, por propiciar dinamismo e empolgação para aprender. Logo, esses resultados motivam e dão relevância a esta discussão. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title  Metodologias ativas: possíveis práxis do ensino da língua portuguesa  na educação básica. pt_BR
dc.date.issued 2020-06-30
dc.description.abstract This research aims to understand the place of Active Methodologies in the teaching/learning of Portuguese Language in Basic Education in order to build a pedagogical booklet with proposals for Portuguese Language classes activities, focusing on the development of reading for the 9th grade of Elementary School II based on Active Methodologies. Thus, this research has an applied nature, in addition to being bibliographic, with a qualitative approach, since we carry out a survey of the state of the art in relation to the theme, to identify in the literature which understandings about Active Methodologies, as well as to analyze and understand the its place in Portuguese Language classes in Basic Education, looking more closely at Elementary II. For the development of the research, we appropriated Novikoff's proposal (2010), anchored in the dimensional approach, moving through five dimensions: epistemological, theoretical, technical, morphological and analytical-conclusive, described during the dissertation. To underpin the work on Active Methodologies we drew on Moran (2015), Bacich & Moran (2018), Bergmann & Sams (2018). Regarding praxis we followed the notes of Freire (2009), Vasques (2011) and Marx (2013). Regarding the teaching of Portuguese Language and the development of reading skills we based ourselves on Faraco (1984), Solé (1998), Antunes (2003), Kleiman (2004), Koch and Elias (2007) and Geraldi (2012). In the development of the research, we reflected on the situation of teaching nowadays and on the interest of students in and for learning. From the analyses made during the research we realized that a change in teaching is necessary, promoting the preparation of students who are more confident and engaged in their learning process. We have also recognized the value of using Active Methodologies as possible praxis for teaching Portuguese Language with the objective of diversifying classes and enhancing reading competence by providing dynamism and enthusiasm to learn. Therefore, these results motivate and give relevance to this discussion. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21570
dc.date.accessioned 2021-10-21T12:52:46Z
dc.date.available 2021-10-21
dc.date.available 2021-10-21T12:52:46Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Metodologias ativas pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Desenvolvimento da leitura pt_BR
dc.subject Active methodologies pt_BR
dc.subject Portuguese language - teaching pt_BR
dc.subject Basic education pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.subject Reading development pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PINHO, Lorena Chagas Lemos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Active methodologies: possible practice of teaching the Portuguese language in basic education. pt_BR
dc.identifier.citation PINHO, Lorena Chagas Lemos. Metodologias ativas: possíveis práxis do ensino da língua portuguesa na educação básica . 2020. 160f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta