dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8486162297345454 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MEDEIROS, Wellington Gomes de. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6396433371553145 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
WANDERLEY, Ingrid Moura. |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6157340213400778 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
COUTO, Rita Maria de Souza. |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5874218092323774 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O objetivo deste trabalho é investigar a importância dos atributos do Design existentes
em jogos e brinquedos pedagógicos utilizados para ensinar conteúdos da matemática no 3o ano
do ensino fundamental, a fim de identificar as potencialidades que cada atributo pode gerar em
relação aos conteúdos lecionados. O método utilizado nesta pesquisa apresenta uma abordagem
qualitativa, se caracterizando quanto à natureza como aplicada, quanto aos objetivos em
exploratória e quanto aos procedimentos em um estudo de casos múltiplos. A pesquisa foi
realizada no ensino fundamental de seis escolas localizadas na cidade de Santa Luzia - Paraíba,
dentre elas municipais, estaduais e privadas, que utilizam jogos e brinquedos como prática
pedagógica para o ensino da disciplina de matemática no 3o ano. Os resultados mostram a
relevância que o design de jogos e brinquedos pedagógicos apresentam para o ensino, de modo
que os atributos que compõem os produtos conseguem atender de maneira mais ou menos
satisfatória à sua função, que é de passar algum tipo de conhecimento para a criança. Deste
modo, pôde-se concluir, nesta pesquisa, o nível de satisfação que os atributos apresentam em
relação aos conteúdos da matemática para o qual são utilizados. Considera-se assim, por meio
do contexto deste trabalho, o design como uma ferramenta que pode auxiliar e potencializar o
ensino de conteúdos da matemática a partir da comunicação visual desenvolvida em cada
produto. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Design. |
pt_BR |
dc.title |
Caracterização dos atributos do design de jogos e brinquedos pedagógicos para o ensino da matemática no terceiro ano do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-09-02 |
|
dc.description.abstract |
The aim of this study is to investigate the importance of certain Design attributes in
educational games and toys used to teach mathematical content in the 3rd year of elementary
school, in order to identify the potential of each attribute in relation to the content being taught.
The method used in this research can be characterized as qualitative in its approach, applied in
its nature, exploratory in scope and as a multiple case study in its design. The research was
carried out in the elementary department of six municipal, state and private schools located in
the city of Santa Luzia, Paraíba, Brazil, where games and toys are used as a pedagogical practice
to teach the discipline of mathematics to 3rd year students. The results showed the importance
of the Design of educational games and toys for teaching, with the attributes of these products
enabling them to fulfil their function of passing on some type of knowledge to the child more
or less satisfactorily. As such, this research enables conclusions to be reached as to the level of
satisfaction delivered by the attributes present in relation to the mathematical content for which
they are used. Thus, in the context of this study, Design is considered to be a tool that can assist
and enhance the teaching of mathematical content through the visual communication offered
by each product. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21599 |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-22T18:36:15Z |
|
dc.date.available |
2021-10-22 |
|
dc.date.available |
2021-10-22T18:36:15Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos e brinquedos pedagógicos |
pt_BR |
dc.subject |
Design |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Educational games and toys |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Brinquedos educativos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Matemática - brinquedos |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Eliany Maria de Medeiros. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Eliany Maria de Medeiros. Caracterização dos atributos do design de jogos e brinquedos pedagógicos para o ensino da matemática no terceiro ano do ensino fundamental. 136 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. |
pt_BR |