DSpace/Manakin Repository

Gêneros discursivos híbridos: espelho de letramentos de seus usuários.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7486218904075931 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLEGÁRIO, Maria da Luz.
dc.contributor.advisor1ID OLEGÁRIO, Maria da Luz. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0643525641386157 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA ARRAES, Maria Nazareth de.
dc.contributor.referee2 BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.description.resumo As teorias dos gêneros voltadas para as práticas sociais são uma dentre tantas abordagens sobre estratégias de ensino que eficazmente promove nos aprendizes adequado nível de proficiência em Língua Portuguesa, pois tendem a mobilizar nos alunos a capacidade de reconhecer gêneros discursivos e produzi-los de acordo com suas condições de utilização. Nesse sentido, o falante adota um modelo de gênero e simultaneamente (re)adapta sua estrutura para o objetivo de produção. Essas (re)adaptações de gêneros discursivos potencializam a hibridização conceituada por Koch e Elias (2014) como a ideia de que um gênero pode assumir a forma de outro de acordo com o propósito de comunicação. O presente trabalho seguiu o caminho metodológico de apresentar uma sustentação teórica acerca dos gêneros discursivos, principalmente das teorias de Bakhtin (2011), Marcuschi (2008) e (2010), Bronkcart (2012), Koch (2012) (2014), Dolz e Schneuwly (2004), Bazerman (2011), Kleiman (2005) e (2013) Soares (1998), Lara (2010) e Rojo (2010) e (2011) com o objetivo geral de analisar se os livros didáticos do ensino fundamental II PNLD 2014-2016 apresentam gêneros discursivos híbridos e se as atividades com estes gêneros compreendem mais de uma esfera da comunicação, visto que é necessária a competência discursiva para que o falante possa melhor transitar nas diversas esferas sociais em que estão incluídos os gêneros discursivos oportunizando-lhe participar de práticas sociais específicas em cada esfera e criar possibilidades de mudanças nessas práticas. A partir da pesquisa documental cujo corpus foi composto pelos doze livros do ensino fundamental II que compõem o PNLD 2014-2016, concluiu-se que os LD citados raramente contemplam gêneros discursivos híbridos como também não exploram atividades compreendendo mais de uma esfera da comunicação com esses gêneros. Assim, elaborou-se, como proposta de intervenção, um caderno de atividades pedagógicas que contemplaram tais gêneros e, sobretudo, que pudessem ampliar competências discursivas nos aprendizes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Gêneros discursivos híbridos: espelho de letramentos de seus usuários. pt_BR
dc.date.issued 2016-11-30
dc.description.abstract Theories of oriented genres to social practices are one among many approaches to teaching strategies that effectively promotes the appropriate level of proficiency learners in Portuguese, as they tend to mobilize the students' ability to recognize genres and produce them in accordance with their conditions of use. In this sense, the speaker adopts a gender model and simultaneously (re) adapts its structure to the production objective. These (re) adaptations of discursive genres potentiate the hybridization conceptualized by Koch and Elias (2014) such as the idea that one gender can take the form of another according to the purpose of communication. This study followed the methodological way to present a theoretical support about the genres, especially the theories of Bakhtin (2011), Marcuschi (2008) and (2010), Bronkcart (2012), Koch (2012) (2014), Dolz and Schneuwly (2004), Bazerman (2011), Kleiman (2005) and (2013) Soares (1998), Lara (2010) and Rojo (2010) and (2011) with the overall objective of analyze whether the textbooks of Elementary School of PNLD 2014-2016 present hybrid discursive genres and if the activities with these genres comprise more than one sphere of communication, since the discursive competence is necessary so that the speaker can best transit in the different social spheres in which they are Including discursive genres, allowing them to participate in specific social practices in each sphere and to create possibilities for changes in these practices. From the documentary research whose corpus was composed by the twelve books of Elementary School that compose PNLD 2014-2016, it was concluded that the LD cited rarely contemplate hybrid discursive genres as well as do not explore activities comprising more than one sphere of communication with these genres. So it was elaborated, as an intervention measure, a notebook of pedagogical activities was elaborated that contemplated such genres and, above all, that they could extend discursive competences in the apprentices. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/215
dc.date.accessioned 2018-01-03T17:00:06Z
dc.date.available 2018-01-03
dc.date.available 2018-01-03T17:00:06Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Língua portuguesa - ensino pt_BR
dc.subject Gêneros discursivos pt_BR
dc.subject Hibridismo pt_BR
dc.subject Letramentos pt_BR
dc.subject Ensino Fundamental pt_BR
dc.subject Portuguese language - teaching pt_BR
dc.subject Discursive genres pt_BR
dc.subject Hybridism pt_BR
dc.subject Letters pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LARSEN, Cícera Leandra Moura.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Hybrid discursive genres: mirror of their users' literatures. pt_BR
dc.identifier.citation LARSEN, Cícera Leandra Moura. Gêneros discursivos híbridos: espelho de letramentos de seus usuários. 2016. 106f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta