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Uma contribuição ao ensino de números irracionais e de incomensurabilidade para o ensino médio.

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dc.creator.ID SANTOS, A. C. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0122320561168942 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.
dc.contributor.advisor1ID DE MORAIS FILHO, D. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0266444096441721 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, André Gustavo Campos.
dc.contributor.referee2 FERNANDES, José de Arimatéia.
dc.contributor.referee3 MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.
dc.description.resumo Este trabalho tem como proposta pedagógica apresentar aos alunos o conceito de segmentos comensuráveis e de segmentos incomensuráveis, mostrando a importância desses conceitos para o estudo dos números racionais e irracionais. Veremos um processo de verificação da comensurabilidade de dois segmentos, doravante P.V.C.D.S, que é um processo geométrico de verificação de comensurabilidade de dois segmentos. A partir do P.V.C.D.S, apresentamos a demonstração clássica de que p2 é irracional, com uma abordagem geométrica, mostrando que o segmento do lado de um quadrado de medida 1 e o segmento de sua diagonal são incomensuráveis. Ainda apresentamos um estudo sobre expressões decimais, no qual será apresentado um teorema que nos permite verificar se uma fração irredutível possui representação decimal finita ou infinita e periódica. Também apresentamos outro teorema que nos permite transformar expressões decimais finitas e infinitas e periódicas na sua forma de fração. Por fim, apresentaremos algumas sugestões de atividades, que englobam todo conteúdo do presente TCC. Essas atividades foram aplicadas a uma turma de 1 ano do Ensino Médio de uma escola pública, e as respostas dos alunos estão anexadas ao trabalho. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Uma contribuição ao ensino de números irracionais e de incomensurabilidade para o ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2013-08
dc.description.abstract This work have pedagogical proposed to introduce the concept of commensurable segments and incommensurable segments, showing the importance of these concepts for the study of rational and irrational numbers. We will stabelish a verification process to detect the mensurability of two segments, which is a geometric process. We present the classic demonstration that root of 2 is irrational with a geometric approach, showing that the segment of the side of a square measuring its diagonal are immeasurable. We still will present a study on decimal expressions, and prove a theorem that allows to check that an irreducible fraction has decimal representation finite or infinite and periodic. We also present another theorem that allows us to turn decimal expressions finite or infinite and periodic on its fraction form. Finally we present some suggestions for activities that include all content of the TCC. These activities have been applied to a class of 1st year of high school at a public school, and the students’ answers are attached to the work. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2161
dc.date.accessioned 2018-11-09T18:09:57Z
dc.date.available 2018-11-09
dc.date.available 2018-11-09T18:09:57Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Números irracionais pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Números racionais pt_BR
dc.subject Expressões decimais pt_BR
dc.subject Segmentos comensuráveis pt_BR
dc.subject Segmentos incomensuráveis pt_BR
dc.subject Irrational Numbers pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject Rational numbers pt_BR
dc.subject Decimal expressions pt_BR
dc.subject Comsurable segments pt_BR
dc.subject Immeasurable segments pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Ana Cláudia Guedes dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, A. C. G. dos. Uma contribuição ao ensino de números irracionais e de incomensurabilidade para o ensino médio. 2013. 147 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2161 pt_BR


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