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Efeito de uma intervenção educativa sobre vigilância do desenvolvimento infantil para profissionais da atenção primária à saúde.

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dc.creator.ID SILVA, A. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2905991645524320 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, N. C. C. de B. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, NATHANIELLY CYSTINE CB pt_BR
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, NATHANIELLY CRISTINA CARVALHO DE B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6315363248040926 pt_BR
dc.contributor.referee1 ANDRADE, Lidiane Lima de.
dc.contributor.referee1ID ANDRADE, L. L. pt_BR
dc.contributor.referee1ID ANDRADE, LIDIANE LIMA DE pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/3076237365194240 pt_BR
dc.contributor.referee2 PIMENTEL, Edlene Régis Silva.
dc.contributor.referee2ID PIMENTEL, E.R.S pt_BR
dc.contributor.referee2ID PIMENTEL, Edlene Régis Silva pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/1671747203740126 pt_BR
dc.description.resumo Desenvolvimento infantil é um processo contínuo e dinâmico que promove mudanças envolvendo vários aspectos. O acompanhamento infantil deve ser realizado na Atenção Primária à Saúde, nas unidades de Estratégia Saúde da Família. Estão envolvidos neste processo prioritário de cuidado à criança, os profissionais médico e enfermeiro, que para tanto, utiliza como instrumento a caderneta da criança. No entanto, a literatura enfatiza a existência de uma lacuna entre o conhecimento dos profissionais e a habilidade em avaliar o desenvolvimento infantil. Objetivo: Analisar o efeito de uma intervenção educativa sobre os conhecimentos e a implementação da vigilância do desenvolvimento infantil para profissionais da Atenção Primária à Saúde. Métodos: Trata-se de um estudo quase experimental, não randomizado, tipo antes e depois com pré-teste duplo, realizada em quatro municípios da Paraíba, no período de janeiro a maio de 2021. A amostra foi constituída por 15 participantes, destes, 10 eram profissionais enfermeiros e 5 profissionais médicos. Como instrumento para coleta de dados, foi utilizado um questionário sobre “Conhecimento e implementação da Vigilância do Desenvolvimento Infantil”. A coleta de dados ocorreu em quatro etapas, a saber, pré-teste 1, pré-teste 2, intervenção educativa e pós-teste. Para análise estatística, os dados foram digitados em dupla entrada, e posteriormente, analisados pelo pacote estatístico Statistic Package for Social Sciences (SPSS), versão 22.0. Resultados: Nos dados referentes a comparação entre os pares dos escores antes e após a intervenção, observa-se que houve diferença significativa com p<0,05, sendo a diferença entre os momentos 1 e 3 (p=0,04), confirmando a hipótese alternativa (H1) (p<0,05) de que há pelo menos uma diferença entre as médias dos três grupos. Conclusão: De forma geral houve diferença no conhecimento e na implementação da vigilância pelos profissionais após a intervenção, o que desperta reflexões sobre a prática de cuidado na puericultura, e o que é preciso entender e intervir no processo de trabalho dos profissionais, para contribuir com a detecção precoce de alterações no desenvolvimento, intervenção e estimulação em tempo oportuno. Assim, acredita-se que o estudo contribuiu para despertar um repensar sobre a incorporação da vigilância ao desenvolvimento infantil na prática assistencial de enfermeiros e médicos que receberam a capacitação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.title Efeito de uma intervenção educativa sobre vigilância do desenvolvimento infantil para profissionais da atenção primária à saúde. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-01
dc.description.abstract Child development is a continuous and dynamic process that promotes changes involving many aspects. Child monitoring must be carried out in Primary Health Care, in the Family Health Strategy units. Doctors and nurses are involved in this priority process of child care, who use the child's booklet as an instrument. However, the literature emphasizes the existence of a gap between the professionals' knowledge and the ability to assess child development. Objective: To analyze the effect of an educational intervention on the knowledge and implementation of child development surveillance for professionals in Primary Health Care. Methods: This is a quasi-experimental, non-randomized, before-and-after pre-test study. double, carried out in four municipalities of Paraíba, from January to May 2021. The sample consisted of 15 participants, of which 10 were professional nurses and 5 medical professionals. As an instrument for data collection, a questionnaire on “Knowledge and Implementation of Child Development Surveillance” was used. Data collection took place in four stages, namely, pre-test 1, pre-test 2, educational intervention and post-test. For statistical analysis, data were entered in double entry, and later analyzed using the statistical package Statistic Package for Social Sciences (SPSS), version 22.0. Results: In the data referring to the comparison between the pairs of scores before and after the intervention, it is observed that there was a significant difference with p<0.05, with the difference between moments 1 and 3 (p=0.04), confirming the alternative hypothesis (H1) (p<0.05) that there is at least one difference between the means of the three groups. Conclusion: In general, there was a difference in the knowledge and implementation of surveillance by the professionals after the intervention, which arouses reflections on the practice of care in childcare, and what it is necessary to understand and intervene in the professionals' work process, to contribute with early detection of developmental changes, timely intervention and stimulation. Thus, it is believed that the study contributed to awakening a rethink about the incorporation of surveillance to child development in the care practice of nurses and physicians who received the training. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21627
dc.date.accessioned 2021-10-25T14:45:10Z
dc.date.available 2021-10-25
dc.date.available 2021-10-25T14:45:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Saúde da criança pt_BR
dc.subject Desenvolvimento infantil pt_BR
dc.subject Intervenção educativa - desenvolvimento infantil. pt_BR
dc.subject Atenção primária à saúde pt_BR
dc.subject Profissionais da saúde pt_BR
dc.subject Child health pt_BR
dc.subject Child development pt_BR
dc.subject Intervention educational - child development pt_BR
dc.subject Primary health care pt_BR
dc.subject Health professionals pt_BR
dc.subject Salud de los niños pt_BR
dc.subject Desarrollo infantil pt_BR
dc.subject Intervención educativa - desarrollo infantil pt_BR
dc.subject Primeros auxilios pt_BR
dc.subject Profesionales de la salud pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Adrielly Cardoso da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Effect of an educational intervention on development surveillance for primary health care professionals. pt_BR
dc.title.alternative Efecto de una intervención educativa en la vigilancia del desarrollo para los profesionales de la atención primaria de la salud. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Adrielly Cardoso da. Efeito de uma intervenção educativa sobre vigilância do desenvolvimento infantil para profissionais da atenção primária à saúde. 2021. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. pt_BR
dc.description.resumen El desarrollo infantil es un proceso continuo y dinámico que promueve cambios muchos aspectos. El seguimiento infantil debe realizarse en Atención Primaria de Salud, en el Unidades de Estrategia de Salud de la Familia. Los médicos y enfermeras participan en este proceso prioritario de atención infantil. cuidado, que utilizan el folleto del niño como un instrumento. Sin embargo, la literatura enfatiza la existencia de una brecha entre el conocimiento de los profesionales y la capacidad de evaluar al niño desarrollo. Objetivo: Analizar el efecto de una intervención educativa sobre el conocimiento e implementación de la vigilancia del desarrollo infantil para los profesionales de la Salud Primaria Cuidado. Métodos: Este es un estudio previo a la prueba cuasi-experimental, no aleatorizado, antes y después. doble, realizada en cuatro municipios de Paraíba, de enero a mayo de 2021. La muestra constaba de 15 participantes, de los cuales 10 eran enfermeras profesionales y 5 profesionales médicos. Como instrumento para la recolección de datos, el cuestionario sobre “Conocimiento e implementación de Vigilancia del desarrollo infantil ”. La recopilación de datos se llevó a cabo en cuatro etapas, a saber, pre-test 1, pre-test 2, intervención educativa y post-test. Para el análisis estadístico, los datos fueron ingresados ​​en doble entrada, y luego analizados usando el paquete estadístico Statistic Package para Ciencias Sociales (SPSS), versión 22.0. Resultados: En los datos referentes a la comparación entre los pares de puntuaciones antes y después de la intervención, se observa que hubo una significativa diferencia con p <0.05, con la diferencia entre los momentos 1 y 3 (p = 0.04), confirmando la hipótesis alternativa (H1) (p <0.05) de que existe al menos una diferencia entre las medias de los tres grupos. Conclusión: En general, hubo una diferencia en el conocimiento y implementación de la vigilancia por parte de los profesionales después de la intervención, que despierta reflexiones sobre la práctica del cuidado en la puericultura, y lo que es necesario comprender y intervenir en el proceso de trabajo de los profesionales, para contribuir a la detección precoz del desarrollo cambios, intervención oportuna y estimulación. Por tanto, se cree que el estudio contribuyó a despertando un replanteamiento sobre la incorporación de la vigilancia al desarrollo infantil en el cuidado práctica de enfermeras y médicos que recibieron la formación. pt_BR


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