dc.creator.ID |
SILVA, A. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2905991645524320 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, N. C. C. de B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, NATHANIELLY CYSTINE CB |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, NATHANIELLY CRISTINA CARVALHO DE B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6315363248040926 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ANDRADE, Lidiane Lima de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
ANDRADE, L. L. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
ANDRADE, LIDIANE LIMA DE |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3076237365194240 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
PIMENTEL, Edlene Régis Silva. |
|
dc.contributor.referee2ID |
PIMENTEL, E.R.S |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
PIMENTEL, Edlene Régis Silva |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1671747203740126 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Desenvolvimento infantil é um processo contínuo e dinâmico que promove
mudanças envolvendo vários aspectos. O acompanhamento infantil deve ser realizado na
Atenção Primária à Saúde, nas unidades de Estratégia Saúde da Família. Estão envolvidos neste
processo prioritário de cuidado à criança, os profissionais médico e enfermeiro, que para tanto,
utiliza como instrumento a caderneta da criança. No entanto, a literatura enfatiza a existência
de uma lacuna entre o conhecimento dos profissionais e a habilidade em avaliar o
desenvolvimento infantil. Objetivo: Analisar o efeito de uma intervenção educativa sobre os
conhecimentos e a implementação da vigilância do desenvolvimento infantil para profissionais
da Atenção Primária à Saúde. Métodos: Trata-se de um estudo quase experimental, não
randomizado, tipo antes e depois com pré-teste duplo, realizada em quatro municípios da
Paraíba, no período de janeiro a maio de 2021. A amostra foi constituída por 15 participantes,
destes, 10 eram profissionais enfermeiros e 5 profissionais médicos. Como instrumento para
coleta de dados, foi utilizado um questionário sobre “Conhecimento e implementação da
Vigilância do Desenvolvimento Infantil”. A coleta de dados ocorreu em quatro etapas, a saber,
pré-teste 1, pré-teste 2, intervenção educativa e pós-teste. Para análise estatística, os dados
foram digitados em dupla entrada, e posteriormente, analisados pelo pacote estatístico Statistic
Package for Social Sciences (SPSS), versão 22.0. Resultados: Nos dados referentes a
comparação entre os pares dos escores antes e após a intervenção, observa-se que houve
diferença significativa com p<0,05, sendo a diferença entre os momentos 1 e 3 (p=0,04),
confirmando a hipótese alternativa (H1) (p<0,05) de que há pelo menos uma diferença entre as
médias dos três grupos. Conclusão: De forma geral houve diferença no conhecimento e na
implementação da vigilância pelos profissionais após a intervenção, o que desperta reflexões
sobre a prática de cuidado na puericultura, e o que é preciso entender e intervir no processo de
trabalho dos profissionais, para contribuir com a detecção precoce de alterações no
desenvolvimento, intervenção e estimulação em tempo oportuno. Assim, acredita-se que o
estudo contribuiu para despertar um repensar sobre a incorporação da vigilância ao
desenvolvimento infantil na prática assistencial de enfermeiros e médicos que receberam a
capacitação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.title |
Efeito de uma intervenção educativa sobre vigilância do desenvolvimento infantil para profissionais da atenção primária à saúde. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-10-01 |
|
dc.description.abstract |
Child development is a continuous and dynamic process that promotes changes
involving many aspects. Child monitoring must be carried out in Primary Health Care, in the
Family Health Strategy units. Doctors and nurses are involved in this priority process of child
care, who use the child's booklet as an instrument. However, the literature emphasizes the
existence of a gap between the professionals' knowledge and the ability to assess child
development. Objective: To analyze the effect of an educational intervention on the knowledge
and implementation of child development surveillance for professionals in Primary Health
Care. Methods: This is a quasi-experimental, non-randomized, before-and-after pre-test study.
double, carried out in four municipalities of Paraíba, from January to May 2021. The sample
consisted of 15 participants, of which 10 were professional nurses and 5 medical professionals.
As an instrument for data collection, a questionnaire on “Knowledge and Implementation of
Child Development Surveillance” was used. Data collection took place in four stages, namely,
pre-test 1, pre-test 2, educational intervention and post-test. For statistical analysis, data were
entered in double entry, and later analyzed using the statistical package Statistic Package for
Social Sciences (SPSS), version 22.0. Results: In the data referring to the comparison between
the pairs of scores before and after the intervention, it is observed that there was a significant
difference with p<0.05, with the difference between moments 1 and 3 (p=0.04), confirming the
alternative hypothesis (H1) (p<0.05) that there is at least one difference between the means of
the three groups. Conclusion: In general, there was a difference in the knowledge and
implementation of surveillance by the professionals after the intervention, which arouses
reflections on the practice of care in childcare, and what it is necessary to understand and
intervene in the professionals' work process, to contribute with early detection of developmental
changes, timely intervention and stimulation. Thus, it is believed that the study contributed to
awakening a rethink about the incorporation of surveillance to child development in the care
practice of nurses and physicians who received the training. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21627 |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-25T14:45:10Z |
|
dc.date.available |
2021-10-25 |
|
dc.date.available |
2021-10-25T14:45:10Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde da criança |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Intervenção educativa - desenvolvimento infantil. |
pt_BR |
dc.subject |
Atenção primária à saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Profissionais da saúde |
pt_BR |
dc.subject |
Child health |
pt_BR |
dc.subject |
Child development |
pt_BR |
dc.subject |
Intervention educational - child development |
pt_BR |
dc.subject |
Primary health care |
pt_BR |
dc.subject |
Health professionals |
pt_BR |
dc.subject |
Salud de los niños |
pt_BR |
dc.subject |
Desarrollo infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Intervención educativa - desarrollo infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Primeros auxilios |
pt_BR |
dc.subject |
Profesionales de la salud |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Adrielly Cardoso da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Effect of an educational intervention on development surveillance for primary health care professionals. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Efecto de una intervención educativa en la vigilancia del desarrollo para los profesionales de la atención primaria de la salud. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Adrielly Cardoso da. Efeito de uma intervenção educativa sobre vigilância do desenvolvimento
infantil para profissionais da atenção primária à saúde. 2021. 47 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El desarrollo infantil es un proceso continuo y dinámico que promueve cambios
muchos aspectos. El seguimiento infantil debe realizarse en Atención Primaria de Salud, en el
Unidades de Estrategia de Salud de la Familia. Los médicos y enfermeras participan en este proceso prioritario de atención infantil.
cuidado, que utilizan el folleto del niño como un instrumento. Sin embargo, la literatura enfatiza la
existencia de una brecha entre el conocimiento de los profesionales y la capacidad de evaluar al niño
desarrollo. Objetivo: Analizar el efecto de una intervención educativa sobre el conocimiento
e implementación de la vigilancia del desarrollo infantil para los profesionales de la Salud Primaria
Cuidado. Métodos: Este es un estudio previo a la prueba cuasi-experimental, no aleatorizado, antes y después.
doble, realizada en cuatro municipios de Paraíba, de enero a mayo de 2021. La muestra
constaba de 15 participantes, de los cuales 10 eran enfermeras profesionales y 5 profesionales médicos.
Como instrumento para la recolección de datos, el cuestionario sobre “Conocimiento e implementación de
Vigilancia del desarrollo infantil ”. La recopilación de datos se llevó a cabo en cuatro etapas, a saber,
pre-test 1, pre-test 2, intervención educativa y post-test. Para el análisis estadístico, los datos fueron
ingresados en doble entrada, y luego analizados usando el paquete estadístico Statistic Package para
Ciencias Sociales (SPSS), versión 22.0. Resultados: En los datos referentes a la comparación entre
los pares de puntuaciones antes y después de la intervención, se observa que hubo una significativa
diferencia con p <0.05, con la diferencia entre los momentos 1 y 3 (p = 0.04), confirmando la
hipótesis alternativa (H1) (p <0.05) de que existe al menos una diferencia entre las medias de
los tres grupos. Conclusión: En general, hubo una diferencia en el conocimiento y
implementación de la vigilancia por parte de los profesionales después de la intervención, que despierta
reflexiones sobre la práctica del cuidado en la puericultura, y lo que es necesario comprender y
intervenir en el proceso de trabajo de los profesionales, para contribuir a la detección precoz del desarrollo
cambios, intervención oportuna y estimulación. Por tanto, se cree que el estudio contribuyó a
despertando un replanteamiento sobre la incorporación de la vigilancia al desarrollo infantil en el cuidado
práctica de enfermeras y médicos que recibieron la formación. |
pt_BR |