dc.creator.ID |
LIMA, A. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9181804344874382 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RÉGIS, Laura Dourado Loula. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RÉGIS, L. D. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4566168425348622 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.referee2 |
DUTRA, Camilla Maria Martins. |
|
dc.description.resumo |
É comum encontrar a presença do significado não apenas nos estudos linguísticos, mas também
em todo o meio social, seja em sua dimensão mais ampla (semiótica) ou em sua dimensão
linguística (semântica). O estudo semântico é de fundamental importância nas aulas de Língua
Portuguesa, tendo em vista que se relaciona com o significado e o sentido das palavras e
sentenças, cujo estudo dialoga com a teoria pragmática. Neste sentido, este trabalho se objetiva
analisar como o estudo da Semântica e da Pragmática é desenvolvido em uma coleção didática
de Português dos anos finais do Ensino Fundamental, em consonância com os objetivos
específicos de identificar quais recursos semânticos e pragmáticos estão sendo explorados
nestes livros, investigar quais competências e habilidades são exigidas do aluno nas questões
que exploram estes aspectos, bem como verificar a progressão desse estudo nos anos correntes
do Ensino Fundamental II. O aporte teórico principal constituise
dos estudos desenvolvidos
por Cançado (2013), Basso (2009), Ilari e Geraldi (2005), Espíndola (2012), entre outros, os
quais tratam dos conceitos de sinonímia, ambiguidade, atos de fala, dêiticos, entre outras
concepções essenciais para compreensão da nossa análise. Esta pesquisa adota uma abordagem
interpretativoqualitativa,
cujo enfoque é de caráter bibliográfico e documental. Nosso corpus
é composto de nove questões que exploram os aspectos semânticos e pragmáticos, as quais
foram coletadas em uma coleção de Língua Portuguesa aprovada pelo Programa Nacional do
Livro Didático (PNLD), e apresentam diversos aspectos, como a homonímia, a ambiguidade,
atos de fala, entre outros. As análises indicam que, embora os conceitos de sinonímia e
polissemia contemplem o ensino em uma perspectiva inovadora, cunhado no nível de análise
linguística, outros conceitos como atos de fala, implicatura, pressuposição, entre outros,
necessitam terem seus conceitos ampliados, cujo trabalho compete ao professor. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Lingüística |
pt_BR |
dc.title |
Aspectos semânticos e pragmáticos na educação básica: reflexões sobre o livro didático de língua portuguesa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-06-16 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21683 |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-27T12:40:08Z |
|
dc.date.available |
2021-10-27 |
|
dc.date.available |
2021-10-27T12:40:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa - educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica - ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Semântica |
pt_BR |
dc.subject |
Análise pragmática - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Análise semântica |
pt_BR |
dc.subject |
Sinonímia e paráfrase |
pt_BR |
dc.subject |
Antonímia |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiguidade lexical |
pt_BR |
dc.subject |
Atos de fala |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Nacional do Livro Didático - PNLD |
pt_BR |
dc.subject |
Pragmática |
pt_BR |
dc.subject |
Homonímia |
pt_BR |
dc.subject |
Polissemia |
pt_BR |
dc.subject |
Coleção Singular & Plural - livros didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teaching - basic education |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education - Portuguese language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Semantics |
pt_BR |
dc.subject |
Pragmatic Analysis - Textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Semantic analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Synonymy and paraphrase |
pt_BR |
dc.subject |
Antonímia |
pt_BR |
dc.subject |
Lexical ambiguity |
pt_BR |
dc.subject |
Speech acts |
pt_BR |
dc.subject |
National Textbook Program - PNLD |
pt_BR |
dc.subject |
Pragmatics |
pt_BR |
dc.subject |
Homonymy |
pt_BR |
dc.subject |
Polysemy |
pt_BR |
dc.subject |
Singular & Plural Collection - textbooks |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Aline Guedes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Semantic and pragmatic aspects in basic education: reflections on the Portuguese language textbook. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Aline Guedes de. Aspectos semânticos e pragmáticos na educação básica: reflexões sobre o livro didático de língua portuguesa. 2017. 85f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21683 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Es común encontrar la presencia del significado no apenas en los estudios linguísticos, pero
también en todo el medio social, sea en su dimensión mas amplia (semiótica) o en su dimensión
linguística (semántica). El estudio semántico es de fundamental importancia en las clases de
lengua Portuguesa, teniendo en vista que se relaciona con el significado y el sentido de las
palabras y sentencias, cuyo estudio dialoga con la teoría pragmática. En este sentido, este
trabajo se objetiva analizar como el estudio de la Semántica y de la Pragmática es desarrollado
en una colección didáctica de Portugués de los años finales de la Enseñanza Fundamental, en
consonancia con los objetivos específicos de identificar qué recursos semánticos y pragmáticos
están siendo explorados en estes libros, investigar qué competencias y destrezas son exigidas
del alumno en las cuestiones que exploran estes aspectos, bién como verificar la progresión de
ese estudio en los años en curso de la Enseñanza Fundamental II. El aporte teórico principal se
constituye de los estudios desarrollados por Cançado (2013), Basso (2009), Ilari y Geraldi
(2005), Espíndola (2012), entre otros, los cuales tratan de los conceptos de sinonimia,
ambigüedad, actos de habla, deícticos, entre otras concepciones esenciales para comprensión
de nuestra análisis. Esta pesquisa adopta un abordaje interpretativocualitativa,
cuyo enfoque
es de carácter bibliográfico y documental. Nuestro corpus es compuesto de nueve cuestiones
que exploran los aspectos semánticos y pragmáticos, las cuales ha sido recolectadas en una
colección de Lengua Portuguesa aprovada por el Programa Nacional do Livro Didático
(PNLD), y presentan diversos aspectos, como la homonimia, la ambigüedad, actos de habla,
entre otros. Las análisis indican que, aunque los conceptos de sinonimia y polisemia contemplen
la enseñanza en una perspectiva innovadora, acuñado en el nivel de análisis lingüística, otros
conceptos como actos de habla, implicatura, presuposición, entre otros, necesitan tener sus
conceptos ampliados, cuyo trabajo corresponde al profesor. |
pt_BR |