DSpace/Manakin Repository

Aspectos semânticos e pragmáticos na educação básica: reflexões sobre o livro didático de língua portuguesa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, A. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9181804344874382 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RÉGIS, Laura Dourado Loula.
dc.contributor.advisor1ID RÉGIS, L. D. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4566168425348622 pt_BR
dc.contributor.referee1 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.referee2 DUTRA, Camilla Maria Martins.
dc.description.resumo É comum encontrar a presença do significado não apenas nos estudos linguísticos, mas também em todo o meio social, seja em sua dimensão mais ampla (semiótica) ou em sua dimensão linguística (semântica). O estudo semântico é de fundamental importância nas aulas de Língua Portuguesa, tendo em vista que se relaciona com o significado e o sentido das palavras e sentenças, cujo estudo dialoga com a teoria pragmática. Neste sentido, este trabalho se objetiva analisar como o estudo da Semântica e da Pragmática é desenvolvido em uma coleção didática de Português dos anos finais do Ensino Fundamental, em consonância com os objetivos específicos de identificar quais recursos semânticos e pragmáticos estão sendo explorados nestes livros, investigar quais competências e habilidades são exigidas do aluno nas questões que exploram estes aspectos, bem como verificar a progressão desse estudo nos anos correntes do Ensino Fundamental II. O aporte teórico principal constituise dos estudos desenvolvidos por Cançado (2013), Basso (2009), Ilari e Geraldi (2005), Espíndola (2012), entre outros, os quais tratam dos conceitos de sinonímia, ambiguidade, atos de fala, dêiticos, entre outras concepções essenciais para compreensão da nossa análise. Esta pesquisa adota uma abordagem interpretativoqualitativa, cujo enfoque é de caráter bibliográfico e documental. Nosso corpus é composto de nove questões que exploram os aspectos semânticos e pragmáticos, as quais foram coletadas em uma coleção de Língua Portuguesa aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), e apresentam diversos aspectos, como a homonímia, a ambiguidade, atos de fala, entre outros. As análises indicam que, embora os conceitos de sinonímia e polissemia contemplem o ensino em uma perspectiva inovadora, cunhado no nível de análise linguística, outros conceitos como atos de fala, implicatura, pressuposição, entre outros, necessitam terem seus conceitos ampliados, cujo trabalho compete ao professor. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Lingüística pt_BR
dc.title Aspectos semânticos e pragmáticos na educação básica: reflexões sobre o livro didático de língua portuguesa. pt_BR
dc.date.issued 2017-06-16
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21683
dc.date.accessioned 2021-10-27T12:40:08Z
dc.date.available 2021-10-27
dc.date.available 2021-10-27T12:40:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa - educação básica pt_BR
dc.subject Educação básica - ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Livro didático de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Semântica pt_BR
dc.subject Análise pragmática - livro didático pt_BR
dc.subject Análise semântica pt_BR
dc.subject Sinonímia e paráfrase pt_BR
dc.subject Antonímia pt_BR
dc.subject Ambiguidade lexical pt_BR
dc.subject Atos de fala pt_BR
dc.subject Programa Nacional do Livro Didático - PNLD pt_BR
dc.subject Pragmática pt_BR
dc.subject Homonímia pt_BR
dc.subject Polissemia pt_BR
dc.subject Coleção Singular & Plural - livros didáticos pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching - basic education pt_BR
dc.subject Basic education - Portuguese language teaching pt_BR
dc.subject Portuguese language textbook pt_BR
dc.subject Semantics pt_BR
dc.subject Pragmatic Analysis - Textbook pt_BR
dc.subject Semantic analysis pt_BR
dc.subject Synonymy and paraphrase pt_BR
dc.subject Antonímia pt_BR
dc.subject Lexical ambiguity pt_BR
dc.subject Speech acts pt_BR
dc.subject National Textbook Program - PNLD pt_BR
dc.subject Pragmatics pt_BR
dc.subject Homonymy pt_BR
dc.subject Polysemy pt_BR
dc.subject Singular & Plural Collection - textbooks pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Aline Guedes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Semantic and pragmatic aspects in basic education: reflections on the Portuguese language textbook. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Aline Guedes de. Aspectos semânticos e pragmáticos na educação básica: reflexões sobre o livro didático de língua portuguesa. 2017. 85f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21683 pt_BR
dc.description.resumen Es común encontrar la presencia del significado no apenas en los estudios linguísticos, pero también en todo el medio social, sea en su dimensión mas amplia (semiótica) o en su dimensión linguística (semántica). El estudio semántico es de fundamental importancia en las clases de lengua Portuguesa, teniendo en vista que se relaciona con el significado y el sentido de las palabras y sentencias, cuyo estudio dialoga con la teoría pragmática. En este sentido, este trabajo se objetiva analizar como el estudio de la Semántica y de la Pragmática es desarrollado en una colección didáctica de Portugués de los años finales de la Enseñanza Fundamental, en consonancia con los objetivos específicos de identificar qué recursos semánticos y pragmáticos están siendo explorados en estes libros, investigar qué competencias y destrezas son exigidas del alumno en las cuestiones que exploran estes aspectos, bién como verificar la progresión de ese estudio en los años en curso de la Enseñanza Fundamental II. El aporte teórico principal se constituye de los estudios desarrollados por Cançado (2013), Basso (2009), Ilari y Geraldi (2005), Espíndola (2012), entre otros, los cuales tratan de los conceptos de sinonimia, ambigüedad, actos de habla, deícticos, entre otras concepciones esenciales para comprensión de nuestra análisis. Esta pesquisa adopta un abordaje interpretativocualitativa, cuyo enfoque es de carácter bibliográfico y documental. Nuestro corpus es compuesto de nueve cuestiones que exploran los aspectos semánticos y pragmáticos, las cuales ha sido recolectadas en una colección de Lengua Portuguesa aprovada por el Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), y presentan diversos aspectos, como la homonimia, la ambigüedad, actos de habla, entre otros. Las análisis indican que, aunque los conceptos de sinonimia y polisemia contemplen la enseñanza en una perspectiva innovadora, acuñado en el nivel de análisis lingüística, otros conceptos como actos de habla, implicatura, presuposición, entre otros, necesitan tener sus conceptos ampliados, cuyo trabajo corresponde al profesor. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta