dc.creator.ID |
DINIZ, E. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4666250548989048 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, J. C. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LUCENA NETO, Marciano Henrique de. |
|
dc.contributor.referee1ID |
LUCENA NETO, M. H. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4809804711785369 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BARROS, Joana Maria de Farias. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BARROS, J. M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1016070459137884 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Com a pandemia do coronavírus (COVID-19), que causou o isolamento social, as aulas
passaram a ser de forma remota. A partir daí, docentes e discentes viram-se obrigados a
mudar toda a sua rotina e adaptar-se ao uso das tecnologias digitais que se tornaram o novo
ambiente de estudo. No que diz respeito ao ensino e aprendizagem de Química, torna-se ainda
mais desafiador por possuir conteúdos considerados de difícil compreensão. Nesse cenário,
essa pesquisa tem como objetivo investigar os desafios enfrentados no processo de ensino e
aprendizagem por docentes e discentes, do curso de Química da Universidade Federal de
Campina Grande (UFCG) campus Cuité, nas aulas remotas para que assim possam ser
compreendidas as experiências vivenciadas por ambas as partes. Para isso, foi realizada uma
pesquisa utilizando uma abordagem qualitativa e de caráter exploratório empregando dois
questionários elaborados no formulário Google. Um dos questionários foi destinado a 13
docentes, onde deste participaram 10 docentes, e o outro foi destinado a 146 discentes, tendo
40 participantes. A partir dos dados obtidos pode-se constatar que apesar dos professores
terem relatado ter alguma experiência com o ensino remoto, muitos alunos relataram que o
uso das metodologias usadas pelos docentes, muitas vezes, deixam a desejar. Conseguir
conciliar as atividades acadêmicas com as de casa tem sido outro grande desafio para alguns
docentes e, principalmente, para vários discentes. Embora se tenham muitos desafios a serem
enfrentados, o ensino remoto fez com que professores e alunos refletissem sobre as novas
formas de ensino e aprendizagem. Contudo, são necessários mais estudos no que diz respeito
ao uso de tecnologias digitais e de como os alunos atraem-se por elas, como também
averiguar de que modo elas devem estar interligadas com a metodologia de ensino do
professor. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Desafios do ensino e aprendizagem no curso de química da UFCG Campus de Cuité em tempos de pandemia do Covid-19. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-10-07 |
|
dc.description.abstract |
With the coronavirus pandemic (COVID-19), which caused social isolation, classes became
remote. From then on, professors and students were forced to change their entire routine and
adapt to the use of digital technologies that became the new study environment. With regard
to teaching and learning Chemistry, it becomes even more challenging for having contents
considered difficult to understand. In this scenario, this research aims to investigate the
challenges faced in the teaching and learning process by teachers and students, from the
chemistry course at the Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) campus Cuité, in
remote classes so that the experiences can be understood, experienced by both parties. For
this, a research was carried out using a qualitative and exploratory approach using two
questionnaires elaborated in the Google form. One of the questionnaires was destined to 13
professors, in which 10 professors participated, and the other was destined to 146 students,
with 40 participants. From the data obtained, it can be seen that although the teachers reported
having some experience with remote teaching, many students reported that the use of the
methodologies used by teachers often leaves something to be desired. Being able to reconcile
academic activities with those at home has been another great challenge for some teachers
and, especially, for many students. Although there are many challenges to be faced, remote
teaching made teachers and students reflect on new ways of teaching and learning. However,
more studies are needed regarding the use of digital technologies and how students are
attracted to them, as well as finding out how they should be interconnected with the teacher's
teaching methodology. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21685 |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-27T12:52:30Z |
|
dc.date.available |
2021-10-27 |
|
dc.date.available |
2021-10-27T12:52:30Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Química - ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Química - ensino remoto - pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino e aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
COVID-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - remote teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - teaching remote - pandemic |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching and learning |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la química |
pt_BR |
dc.subject |
Química - Enseñanza a distancia |
pt_BR |
dc.subject |
Química: enseñanza remoto - pandemia |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñando y aprendiendo |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DINIZ, Eloíse do Nascimento. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching and learning challenges in the UFCG chemistry course Cuité campus in times of Covid-19 pandemic. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Desafíos de enseñanza y aprendizaje en el curso de química de UFCG Campus de Cuité en tiempos de la pandemia Covid-19. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DINIZ, Eloíse do Nascimento. Desafios do ensino e aprendizagem no curso de química da UFCG
Campus de Cuité em tempos de pandemia do Covid-19. 2021. 50 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Con la pandemia de coronavirus (COVID-19), que provocó aislamiento social, clases
se convirtió de forma remota. A partir de entonces, profesores y estudiantes se vieron obligados a
cambia toda tu rutina y adáptate al uso de tecnologías digitales que se han convertido en las nuevas
ambiente de estudio. En cuanto a la enseñanza y el aprendizaje de la Química, todavía es
más desafiante por tener contenido considerado difícil de entender. En este caso,
Esta investigación tiene como objetivo investigar los desafíos que se enfrentan en el proceso de enseñanza y
aprendizaje de profesores y alumnos, del curso de Química de la Universidad Federal de
Campina Grande (UFCG) Campus Cuité, en clases remotas para que puedan ser
Entendido las experiencias vividas por ambas partes. Por esto, un
investigación utilizando un enfoque cualitativo y exploratorio que emplea dos
cuestionarios preparados en el formulario de Google. Uno de los cuestionarios estaba destinado a 13
profesores, en el que participaron 10 profesores, y el otro estaba destinado a 146 alumnos.
40 participantes. De los datos obtenidos se desprende que a pesar de los profesores
Habiendo informado tener alguna experiencia con el aprendizaje remoto, muchos estudiantes informaron que el
El uso de metodologías utilizadas por los profesores a menudo deja algo que desear. Obtener
Conciliar las actividades académicas con las del hogar ha sido otro desafío importante para algunos
profesores y, principalmente, para varios alumnos. Aunque hay muchos retos que afrontar
La enseñanza remota, enfrentada, hizo que profesores y estudiantes reflexionaran sobre las nuevas
formas de enseñar y aprender. Sin embargo, se necesitan más estudios con respecto a
el uso de tecnologías digitales y cómo los estudiantes se sienten atraídos por ellas, así como
averiguar cómo deben interconectarse con la metodología de enseñanza de la
profesor. |
pt_BR |