dc.creator.ID |
AZEVEDO, C. N. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7360188356973075 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RAMOS, Deborah Dornellas. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RAMOS, Deborah Dornellas. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8976434644813519 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, José Carlos Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SANTOS, J. C. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BARROS, Joana Maria de Farias. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BARROS, J. M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1016070459137884 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Metodologias ativas são métodos de ensino que tem como principal objetivo a aprendizagem
ativa do aluno, deixando-o como protagonista no seu processo de ensino-aprendizagem, dessa
forma, promovendo o aprendizado significativo. Estas metodologias, fomentam um
aprimoramento ao ensino tradicional, oportunizando o ensino significativo, onde os
estudantes são colocados no centro do processo educativo para que haja o desenvolvimento do
conhecimento de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações que se
aproximam da realidade. Diante desse panorama, o estudo objetivou realizar um levantamento
na literatura publicada acerca das metodologias ativas no Ensino de Química no Brasil. Trata-
se de uma revisão integrativa, na qual se utilizou enquanto instrumento de análise,
publicações eletrônicas (artigos) do portal periódicos CAPES, contado como base 8 artigos
científicos. Os resultados indicaram que o ano de 2020 foi o que apresentou o maior
quantitativo de artigos publicados (75%). Em relação aos tipos de estudos, predominaram os
estudos de abordagem qualitativa apresentando o percentual de 75% dos artigos publicados.
Existe uma carência de trabalhos relacionados à abordagem das metodologias ativas no ensino
de química, o que mostrou que os estudos são bem recentes. Com base nos resultados as
metodologias ativas mostram ser muito eficientes e com vários benefícios, diminuindo as
dificuldades do conhecimento. É possível identificar também alguns desafios a serem
superados para a aplicação de tais metodologias, diante disso novos estudos devem ser
realizados para suprir as necessidades dos professores em relação a escolha da metodologia e
dos recursos necessários para desenvolvê-las. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.title |
Metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem de química: uma revisão integrativa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-10-04 |
|
dc.description.abstract |
Active methodologies are teaching methods whose main objective is the active learning of the
student, leaving him as the protagonist in his teaching-learning process, thus promoting
meaningful learning. These methodologies foster an improvement to traditional teaching,
providing opportunities for meaningful teaching, where students are placed at the center of the
educational process so that there is the development of knowledge in an autonomous and
participatory way, based on problems and situations that approach reality. Given this
panorama, the study aimed to carry out a survey in published literature about active
methodologies in Chemistry Teaching in Brazil. This is an integrative review, in which
electronic publications (articles) from the CAPES journal portal were used as an analysis tool,
counting as a base 8 scientific articles. The results indicated that the year 2020 was the one
with the highest number of published articles (75%). Regarding the types of studies, studies
with a qualitative approach predominated, with a percentage of 75% of published articles.
There is a lack of works related to the approach of active methodologies in teaching
chemistry, which showed that the studies are very recent. Based on the results, active
methodologies show to be very efficient and with several benefits, reducing knowledge
difficulties. It is also possible to identify some challenges to be overcome for the application
of such methodologies, given that new studies must be carried out to meet the needs of
teachers in relation to the choice of methodology and the resources needed to develop them. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21687 |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-27T13:59:26Z |
|
dc.date.available |
2021-10-27 |
|
dc.date.available |
2021-10-27T13:59:26Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Química - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Química - aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Química - metodologias ativas |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - learning |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry - active methodologies |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching strategies |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la química |
pt_BR |
dc.subject |
Química - enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Química - aprendizaje |
pt_BR |
dc.subject |
Química - metodologías activas |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendiendo |
pt_BR |
dc.subject |
Estrategías de enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Revisão integrativa de literatura - ensino de química |
pt_BR |
dc.subject |
Integrative literature review - teaching chemistry |
eng |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
AZEVEDO, Cylla Nathana Nascimento. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Active methodologies in the chemistry teaching-learning process: an integrative review. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Metodologías activas en el proceso de enseñanza-aprendizaje de la química: una revisión integradora. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
AZEVEDO, Cylla Nathana Nascimento. Metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem de química: uma revisão integrativa. 2021. 41 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Las metodologías activas son métodos de enseñanza cuyo objetivo principal es el aprendizaje.
papel activo del alumno, dejándolo como protagonista en su proceso de enseñanza-aprendizaje, a partir de este
manera, promoviendo un aprendizaje significativo. Estas metodologías fomentan una
mejora de la educación tradicional, proporcionando oportunidades para una enseñanza significativa, donde el
los estudiantes se colocan en el centro del proceso educativo para el desarrollo de
conocimiento de forma autónoma y participativa, a partir de problemas y situaciones que
acercamiento a la realidad. Ante este panorama, el estudio tuvo como objetivo realizar una encuesta
en la literatura publicada sobre metodologías activas en la enseñanza de la química en Brasil. Trata
a partir de una revisión integradora, en la que se utilizó como instrumento de análisis,
Publicaciones electrónicas (artículos) del portal de publicaciones periódicas CAPES, contabilizadas como una base de 8 artículos.
científico. Los resultados indicaron que el año 2020 fue el de mayor
número de artículos publicados (75%). En cuanto a los tipos de estudios, la
Estudios de enfoque cualitativo que presentan el porcentaje del 75% de artículos publicados.
Falta trabajo relacionado con el abordaje de metodologías de enseñanza activa
de la química, lo que demostró que los estudios son bastante recientes. Según los resultados, el
Las metodologías activas demuestran ser muy eficientes y con varios beneficios, reduciendo la
dificultades de conocimiento. También es posible identificar algunos desafíos a ser
superado para la aplicación de tales metodologías, en vista de esto, nuevos estudios deben ser
llevado a cabo para satisfacer las necesidades de los profesores en relación con la elección de la metodología y
recursos necesarios para desarrollarlos. |
pt_BR |