dc.creator.ID |
LIMA, E. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7303060517311368 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BEZERRA, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8478129683261997 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RAFAEL, Edmilson Luiz. |
|
dc.contributor.referee2 |
RODRIGUES, Marcia Candeia. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa nasceu a partir da leitura do texto “A cultura escrita no Brasil
modos e condições de inserção” dos autores Batista e Massagão, por meio do qual
percebemos que a religião é um dos principais meios que impulsionam as práticas de
letramento da população. Aliado a isso, visitas à igreja de confissão protestante nos
fizeram perceber a incorporação funcional das capacidades a que conduz o aprender a
ler e escrever. Através deste cenário e de nossos estudos no curso de especialização em
ensino de Língua Portuguesa (LP) emergiu a seguinte questão: Quais os impactos do
letramento religioso(BATISTA e MASSAGÃO 2004, BAKTIN, JUNG e
SEMECHECHEM 2009, MORTATTI 2008) na aprendizagem de LP? O objetivo deste
estudo foi analisar a relação entre a prática religiosa cotidiana e o desempenho escolar
de um aluno na aprendizagem de Língua Portuguesa. Como as motivações que regem a
presença de fiéis, a frequência e assiduidade na escola e na igreja podem variar de
pessoa para pessoa, enquadramos esta pesquisa no paradigma qualitativo, com
características de microanálise, optando por realizar um estudo de caso que buscou
perceber a partir dos textos escritos de um determinado aluno, como o letramento
religioso influencia no letramento escolar (STREET, SOARES 1998, BRITO 2007,
MEY 2001), inclusive naquilo que tange as atividades escritas sugeridas pelo professor
durante as aulas de LP. Esta investigação enquadrouse
na perspectiva da Linguística
Aplicada, contando com observações da cultura letrada no ambiente religioso e com a
análise de atividades escritas realizadas pelo aluno em sala de aula, focalizando em
aspectos linguísticos como: ortografia, intertextualidade e argumentação. Disso resultou
a conclusão de que o letramento religioso influencia no aprendizado de LP e contribui
para pensarmos o aluno como um sujeito que tem diversas redes e relações sociais e
religiosas com as quais está conectado e isto reflete em seu desenvolvimento nas
atividades de escrita. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística. |
pt_BR |
dc.title |
O letramento e seus impactos na aprendizagem de língua portuguesa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-04-25 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21689 |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-27T17:28:35Z |
|
dc.date.available |
2021-10-27 |
|
dc.date.available |
2021-10-27T17:28:35Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento religioso |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Religiosidade e letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Prática religiosa cristã e desempenho escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística aplicada |
pt_BR |
dc.subject |
Intertextualidade |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentação |
pt_BR |
dc.subject |
Ortografia |
pt_BR |
dc.subject |
Religious literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Writing |
pt_BR |
dc.subject |
Education basic |
pt_BR |
dc.subject |
School literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Language teaching Portuguese |
pt_BR |
dc.subject |
Religiosity and literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Practice Christian religion and school performance |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistics applied |
pt_BR |
dc.subject |
Intertextuality |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentation |
pt_BR |
dc.subject |
Orthography |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Ellen Layanna de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Literacy and its impacts on Portuguese language learning. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Ellen Layanna de. O letramento e seus impactos na aprendizagem de língua portuguesa. 2017. 76f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21689 |
pt_BR |
dc.description.resume |
Cette recherche est née de la lecture du texte "A cultura escrita no Brasil modos
e condições de inserção” (La culture écrite au Brésil, moyens et conditions d’insertion),
des auteurs Batista et Massagão, par laquelle nous voyons que la religion est l’un des
moyens majeurs des pratiques d’alphabétisation de la population. En outre, après des
visites à des églises protestantes nous nous sommes rendus compte de l’incorporation
fonctionnelle des capacités auxquelles l’apprentissage de la lecture et de l’écrite
conduit. A partir de ce scenario et de nos études au Cours de Spécialisation en
Enseignement de la Langue Portugaise (LP), la question suivante a émergé : Quels
sont les impacts de l’alphabétisation religieuse (BATISTA et MASSAGÃO 2004,
BAKTIN, JUNG et SEMECHECHEM 2009, MORTATTI 2008) sur l’apprentissage de
la LP ? L’objectif de cette étude a été d’analyser la relation entre la pratique religieuse
quotidienne et la performance scolaire d’un élève en apprentissage de la Langue
Portugaise. Considérant que les motivations qui régissent la présence des fidèles, leur
fréquence et assiduité à l’école comme à l’église peuvent varier selon l’individu, nous
avons encadré cette recherche dans le paradigme qualitatif, avec des caractéristiques
d’une microanalyse.
Nous avons opté pour la réalisation d’une étude de cas qui a
cherché à découvrir, à partir des productions écrites d’un élève donné, comment
l’alphabétisation religieuse a de l’influence sur l’alphabétisation scolaire (STREET,
SOARES 1998, BRITO 2007, MEY 2001), y compris, dans tout ce qui concerne les
activités d’écriture suggérées par le professeur de LP. Cette recherche s'encadre dans la
perspective de la Linguistique Appliquée, comprenant des observations de la culture
écrite de l’environnement religieux et l’analyse des activités d’écriture réalisées par
ledit élève en salle de classe, tout en mettant l’accent sur des aspects linguistiques tels
que : l’orthographie, l’intertextualité et l’argumentation. Cela a amené à la conclusion
que l’alphabétisation religieuse a de l'influence sur l'apprentissage de la LP et nous a
aussi fait voire l'élève en tant qu’un sujet avec plusieurs réseaux de relations sociales et
religieuses, auxquels il est connecté, et qui sont reflétés dans le développement de ses
activités d'écriture. |
pt_BR |