DSpace/Manakin Repository

Uma abordagem sobre o conceito de função no ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, B. R. D. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8342260038511568 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MAIA JÚNIOR, Braulio.
dc.contributor.advisor1ID MAIA JUNIOR, B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6741177711704878 pt_BR
dc.contributor.referee1 VIEIRA, Vandenberg Lopes.
dc.contributor.referee2 MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.
dc.description.resumo O ensino do conceito de função tem sido um dos grandes desafios para o docente, em particular durante a primeira série do ensino Médio. Tal assunto constitui-se, para o aluno, um obstáculo cognitivo, contribuindo para o distanciamento da Matemática. A carga de abstração contida no conceito de função e o formalismo exagerado dos livros didáticos contribuem para que o professor não obtenha êxito durante a abordagem deste assunto. Surge, assim, a necessidade de conhecer previamente a abordagem e o método utilizado pelo autor do livro didático adotado como livro texto, sendo indispensável a leitura crítica por parte do professor. Neste trabalho propõe-se uma sequência didática para o ensino do conceito e das propriedades de Função. Nesse sentido, criou-se um roteiro de análise adaptado a partir de critérios utilizados no guia do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) do ano de 2012, o qual foi utilizado para verificar a abordagem metodológica praticada durante a apresentação da definição de função utilizada em livros didáticos do primeiro ano do ensino médio. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Uma abordagem sobre o conceito de função no ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2015-08-06
dc.description.abstract Teaching the concept of function has been a major challenge for the teachers, particularly during the first year of high school. This issue constitutes, for the student, a cognitive obstacle what contributes to the detachment of mathematics by the students. The abstraction charge contained in the concept of function and the exaggerated formalism in the textbooks does not contribute to the success of the teacher when approaching this issue. It raises the need to know beforehand the approach and method used by the author being essential the analysis of the textbooks by the teacher. Given this fact, this paper proposes a didactic sequence for teaching the concept of functions. It was created an adapted analysis script based on the criteria used in the Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) of 2012, in order to examine the methodological approach practiced during the presentation of the definition of function used by teachers in the first year of high school textbooks. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2168
dc.date.accessioned 2018-11-12T17:02:24Z
dc.date.available 2018-11-12
dc.date.available 2018-11-12T17:02:24Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Livro didático pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Mathematics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Beethoven Rotterdam Daudt Gomes e.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, B. R. D. G. e. Uma abordagem sobre o conceito de função no ensino médio. 2015. 83 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2168 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta