DSpace/Manakin Repository

A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LOURENÇO, D. C. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6953425533931501 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Márcia Candeia.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, M. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 pt_BR
dc.contributor.referee1 PATRIOTA, Luciene Maria.
dc.contributor.referee2 FARIAS, Washington Silva de.
dc.description.resumo Este trabalho, pautado em discussões e contribuições de pesquisas que abordam o LDP da Educação Básica, sob a perspectiva da Linguística Aplicada, apresenta como questionamentos: (I) O que as pesquisas desenvolvidas em nível de mestrado e doutorado no nordeste brasileiro têm explorado sobre o LDP? (II) Que contribuições essas pesquisas têm efetuado neste instrumento na última década? Nesse sentido, temos como objetivo geral: analisar as contribuições dadas pelas pesquisas sobre o Livro Didático de Língua Portuguesa (LDP) para a Educação Básica, e como objetivos específicos: identificar qual (is) objeto(s) investigados no/sobre o LDP; analisar como essas pesquisas têm contribuído para alteração do LDP; e verificar lacunas encontradas nessas pesquisas quanto à exploração e/ou articulação dos eixos de ensino de LP. O trabalho definese como uma pesquisa quanti e qualitativa, de cunho documental e descritivo, e tem como objeto a análise de dissertações e teses de programas de pósgraduação das instituições federais das capitais do nordeste que tratam do LDP. Os critérios de análise baseiamse nas categorias de pesquisas propostas por Choppin (2004), a saber: (I) o livro didático como fonte de investigação de um tema ou conteúdo; (II) o livro didático como objeto físico, ideológico, comercial. Além desse autor, para fundamentar a nossa análise tomamos como base as contribuições de Batista (2003), Bezerra (2001), Bittencourt (1993); Lajolo (1991); Freitag, Costa & Motta (1997); Marcuschi (2012); Razzini (2010); Rangel (2001); Rojo (2008), entre outros, além dos documentos oficiais (PCN 1998, 2000) e o PNLD que tratam do percurso histórico do livro didático e, particularmente, do livro didático de português e do ensino de língua portuguesa. Como resultado da análise da pesquisa, constatamos que os trabalhos defendidos nesses programas apontam para uma constante preocupação com esse instrumento, um avanço considerável na materialidade e uso do LDP no tocante ao tratamento e articulação dos eixos de ensino, além da atualização de temas que permite considerar mudanças na formação do professor e no modo como trata a língua em termos de ensino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Lingüística
dc.title A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21691
dc.date.accessioned 2021-10-27T17:39:35Z
dc.date.available 2021-10-27
dc.date.available 2021-10-27T17:39:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Livro didático de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Pesquisa sobre livro didático – pós-graduação pt_BR
dc.subject Educação básica – livro didático pt_BR
dc.subject Programa Nacional do Livro Didático - PNLD pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Portuguese language textbook pt_BR
dc.subject Search about textbook – graduate pt_BR
dc.subject Education basic – textbook pt_BR
dc.subject National Book Program Didactic - PNLD pt_BR
dc.subject Teaching the Portuguese language pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LOURENÇO, Delane Cristina Galiza.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Research on the Portuguese language textbook of Brazilian basic education: discussions and contributions. pt_BR
dc.identifier.citation LOURENÇO, Delane Cristina Galiza. A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições. 2017. 55f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21691 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta