dc.creator.ID |
LOURENÇO, D. C. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6953425533931501 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Márcia Candeia. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PATRIOTA, Luciene Maria. |
|
dc.contributor.referee2 |
FARIAS, Washington Silva de. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho, pautado em discussões e contribuições de pesquisas que abordam o LDP da
Educação Básica, sob a perspectiva da Linguística Aplicada, apresenta como
questionamentos: (I) O que as pesquisas desenvolvidas em nível de mestrado e doutorado no
nordeste brasileiro têm explorado sobre o LDP? (II) Que contribuições essas pesquisas têm
efetuado neste instrumento na última década? Nesse sentido, temos como objetivo geral:
analisar as contribuições dadas pelas pesquisas sobre o Livro Didático de Língua Portuguesa
(LDP) para a Educação Básica, e como objetivos específicos: identificar qual (is) objeto(s)
investigados no/sobre o LDP; analisar como essas pesquisas têm contribuído para alteração do
LDP; e verificar lacunas encontradas nessas pesquisas quanto à exploração e/ou articulação
dos eixos de ensino de LP. O trabalho definese
como uma pesquisa quanti e qualitativa, de
cunho documental e descritivo, e tem como objeto a análise de dissertações e teses de
programas de pósgraduação
das instituições federais das capitais do nordeste que tratam do
LDP. Os critérios de análise baseiamse
nas categorias de pesquisas propostas por Choppin
(2004), a saber: (I) o livro didático como fonte de investigação de um tema ou conteúdo; (II) o
livro didático como objeto físico, ideológico, comercial. Além desse autor, para fundamentar
a nossa análise tomamos como base as contribuições de Batista (2003), Bezerra (2001),
Bittencourt (1993); Lajolo (1991); Freitag, Costa & Motta (1997); Marcuschi (2012); Razzini
(2010); Rangel (2001); Rojo (2008), entre outros, além dos documentos oficiais (PCN 1998,
2000) e o PNLD que tratam do percurso histórico do livro didático e, particularmente, do livro
didático de português e do ensino de língua portuguesa. Como resultado da análise da
pesquisa, constatamos que os trabalhos defendidos nesses programas apontam para uma
constante preocupação com esse instrumento, um avanço considerável na materialidade e uso
do LDP no tocante ao tratamento e articulação dos eixos de ensino, além da atualização de
temas que permite considerar mudanças na formação do professor e no modo como trata a
língua em termos de ensino. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Lingüística |
|
dc.title |
A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21691 |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-27T17:39:35Z |
|
dc.date.available |
2021-10-27 |
|
dc.date.available |
2021-10-27T17:39:35Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa sobre livro didático – pós-graduação |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica – livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Nacional do Livro Didático - PNLD |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Search about textbook – graduate |
pt_BR |
dc.subject |
Education basic – textbook |
pt_BR |
dc.subject |
National Book Program Didactic - PNLD |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching the Portuguese language |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LOURENÇO, Delane Cristina Galiza. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Research on the Portuguese language textbook of Brazilian basic education: discussions and contributions. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LOURENÇO, Delane Cristina Galiza. A pesquisa sobre o livro didático de língua portuguesa da educação básica brasileira: discussões e contribuições. 2017. 55f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21691 |
pt_BR |