dc.creator.ID |
BARBOSA, A. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6941133964116224 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FARIAS, Washington Silva de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FARIAS, W. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7286804892761462 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BAZARIM, Milene. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BAZARIM, M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
DANTAS, Aloísio de Medeiros. |
|
dc.contributor.referee2ID |
DANTAS, A. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho propõe uma reflexão sobre o processo de atualização do discurso sobre a
leitura na coleção Português: linguagens, dos autores William Roberto Cereja e Thereza
Cochar Magalhães, em duas de suas edições didáticas. Nesse processo de atualização,
compreendemos que o discurso sobre a leitura, nas diferentes edições, não se representa
de forma homogênea, mas a partir de efeitos de sentidos que se repetem e deslocam, de
acordo com as condições de produção de cada período. Tendo isso em vista, pretendemos
investigar o processo histórico-discursivo
de atualização do discurso sobre a leitura nas
duas versões da coleção eleita. Em função deste objetivo geral, buscamos 1) Identificar os
sentidos e posições em jogo no discurso de atualização sobre a leitura nas edições didáticas
selecionadas; 2) Caracterizar os movimentos desses sentidos/posições sobre a leitura ao
longo das edições; 3) Delimitar os processos que constituem o discurso de atualização dos
sentidos da leitura no discurso da coleção escolhida. O corpus da pesquisa é composto por
duas das edições da coleção, destinadas ao Ensino Fundamental II: uma produzida no ano
de 1998, outra de 2015. A metodologia deste trabalho se caracteriza como qualitativa, com
abordagem discursivo-interpretativa.
A análise do corpus foi realizada de forma comparativa,
considerando os efeitos e as relações de sentidos entre recortes das duas edições
selecionadas. Nossa análise e sua abordagem metodológica se fundamentam na Análise de
Discurso de linha francesa, e tem como referências principais Orlandi (2005; 2012) e
Pêcheux (2008; 2014). As constatações gerais de nossa análise indicam que o processo de
atualização do discurso didático sobre a leitura acontece pelos mecanismos de paráfrase e
polissemia, eixos que asseguram o funcionamento da linguagem e constituem a
discursividade da coleção analisada. Tais mecanismos sustentam as repetições em relação
ao trabalho com a leitura através de questões de compreensão/interpretação e análise
linguística, e os deslizamentos de sentidos quanto à contextualização dessas questões
presentes nas duas edições. O discurso da coleção didática é constituído assim como
discurso de reprodução, mas também de deslocamento, tendo em vista as mudanças de
concepções de língua e de ensino vigentes em cada momento. Nossa pesquisa, de modo
geral, contribui para compreensão de como acontece o processo de atualização do discurso
didático sobre a leitura, através de retomadas e deslocamentos de sentidos de discursos
anteriores, confirmando a ideia de que nenhum discurso é novo, mas sempre uma
(re)construção. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
A atualização do discurso sobre a leitura nas edições didáticas da Coleção Português: Linguagens. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-08-25 |
|
dc.description.abstract |
This work proposes a reflection on the process of updating the discourse on reading in the
collection Português: linguagens, by authors William Roberto Cereja and Thereza Cochar
Magalhães, in two of their didactic editions. In this process of updating, we understand that
the discourse about reading, in the different editions, is not represented in a homogeneous
way, but from the effects of meanings that are repeated and moved, according to the
production conditions of each period. With this in view, we intend to investigate the historicaldiscursive
process of updating the discourse on reading in the two versions of the chosen
collection. In view of this general objective, we seek to: 1) Identify the meanings and
positions at play in the discourse of updating on reading in the selected didactic editions; 2)
Characterize the movements of these senses/positions on reading throughout the issues; 3)
Delimit the processes that constitute the discourse of updating the senses of reading in the
discourse of the chosen collection. The corpus of the research is composed of two editions of
the collection, destined for Elementary School II: one produced in 1998, the other one in
2015. The methodology of this work is characterized as qualitative, with a discursiveinterpretative
approach. The analysis of the corpus was performed in a comparative way,
considering the effects and the relationship of meanings between cuts of the two selected
editions. Our analysis and its methodological approach are based on French Speech
Analysis, and have as main references Orlandi (2005; 2012) and Pêcheux (2008; 2014). The
general findings of our analysis indicate that the process of updating the didactic discourse
on reading happens through the mechanisms of paraphrase and polysemy, axes that assure
the functioning of the language and constitute the discursivity of the analyzed collection.
Such mechanisms support the repetitions in relation to the work with reading through
questions of comprehension/interpretation and linguistic analysis, and the sliding of
meanings regarding the contextualization of these issues present in the two editions. The
discourse of the didactic collection is constituted as discourse of reproduction, but also of
displacement, in view of the changes of conceptions of language and of education in force at
any given time. Our research, in general, contributes to an understanding of how the process
of updating the didactic discourse on reading happens through resumes and displacements
of the meanings of previous discourses, confirming the idea that no discourse is new, but
always a construction. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21692 |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-27T17:45:34Z |
|
dc.date.available |
2021-10-27 |
|
dc.date.available |
2021-10-27T17:45:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Discurso sobre a leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Instrumentos linguísticos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Semântica |
pt_BR |
dc.subject |
Efeitos de sentidos |
pt_BR |
dc.subject |
Paráfrase |
pt_BR |
dc.subject |
Polissemia |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de discurso - Pêcheux |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de discurso de linha francesa |
pt_BR |
dc.subject |
Discursividade |
pt_BR |
dc.subject |
Atualização do discurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Speech about reading |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic linguistic instruments |
pt_BR |
dc.subject |
Semantics |
pt_BR |
dc.subject |
Effects of senses |
pt_BR |
dc.subject |
Paraphrase |
pt_BR |
dc.subject |
Polysemy |
pt_BR |
dc.subject |
Discourse Analysis - Pêcheux |
pt_BR |
dc.subject |
French Line Speech Analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Discursiveness |
pt_BR |
dc.subject |
Update of the didactic discourse |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARBOSA, Alanne de Paula. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Updating the discourse on reading in the didactic editions of the Portuguese Collection: Linguagens. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARBOSA, Alanne de Paula. A atualização do discurso sobre a leitura nas edições didáticas da Coleção Português: Linguagens. 2017. 53f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21692 |
pt_BR |