DSpace/Manakin Repository

A atualização do discurso sobre a leitura nas edições didáticas da Coleção Português: Linguagens.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARBOSA, A. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6941133964116224 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FARIAS, Washington Silva de.
dc.contributor.advisor1ID FARIAS, W. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7286804892761462 pt_BR
dc.contributor.referee1 BAZARIM, Milene.
dc.contributor.referee1ID BAZARIM, M. pt_BR
dc.contributor.referee2 DANTAS, Aloísio de Medeiros.
dc.contributor.referee2ID DANTAS, A. M. pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho propõe uma reflexão sobre o processo de atualização do discurso sobre a leitura na coleção Português: linguagens, dos autores William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães, em duas de suas edições didáticas. Nesse processo de atualização, compreendemos que o discurso sobre a leitura, nas diferentes edições, não se representa de forma homogênea, mas a partir de efeitos de sentidos que se repetem e deslocam, de acordo com as condições de produção de cada período. Tendo isso em vista, pretendemos investigar o processo histórico-discursivo de atualização do discurso sobre a leitura nas duas versões da coleção eleita. Em função deste objetivo geral, buscamos 1) Identificar os sentidos e posições em jogo no discurso de atualização sobre a leitura nas edições didáticas selecionadas; 2) Caracterizar os movimentos desses sentidos/posições sobre a leitura ao longo das edições; 3) Delimitar os processos que constituem o discurso de atualização dos sentidos da leitura no discurso da coleção escolhida. O corpus da pesquisa é composto por duas das edições da coleção, destinadas ao Ensino Fundamental II: uma produzida no ano de 1998, outra de 2015. A metodologia deste trabalho se caracteriza como qualitativa, com abordagem discursivo-interpretativa. A análise do corpus foi realizada de forma comparativa, considerando os efeitos e as relações de sentidos entre recortes das duas edições selecionadas. Nossa análise e sua abordagem metodológica se fundamentam na Análise de Discurso de linha francesa, e tem como referências principais Orlandi (2005; 2012) e Pêcheux (2008; 2014). As constatações gerais de nossa análise indicam que o processo de atualização do discurso didático sobre a leitura acontece pelos mecanismos de paráfrase e polissemia, eixos que asseguram o funcionamento da linguagem e constituem a discursividade da coleção analisada. Tais mecanismos sustentam as repetições em relação ao trabalho com a leitura através de questões de compreensão/interpretação e análise linguística, e os deslizamentos de sentidos quanto à contextualização dessas questões presentes nas duas edições. O discurso da coleção didática é constituído assim como discurso de reprodução, mas também de deslocamento, tendo em vista as mudanças de concepções de língua e de ensino vigentes em cada momento. Nossa pesquisa, de modo geral, contribui para compreensão de como acontece o processo de atualização do discurso didático sobre a leitura, através de retomadas e deslocamentos de sentidos de discursos anteriores, confirmando a ideia de que nenhum discurso é novo, mas sempre uma (re)construção. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title A atualização do discurso sobre a leitura nas edições didáticas da Coleção Português: Linguagens. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-25
dc.description.abstract This work proposes a reflection on the process of updating the discourse on reading in the collection Português: linguagens, by authors William Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães, in two of their didactic editions. In this process of updating, we understand that the discourse about reading, in the different editions, is not represented in a homogeneous way, but from the effects of meanings that are repeated and moved, according to the production conditions of each period. With this in view, we intend to investigate the historicaldiscursive process of updating the discourse on reading in the two versions of the chosen collection. In view of this general objective, we seek to: 1) Identify the meanings and positions at play in the discourse of updating on reading in the selected didactic editions; 2) Characterize the movements of these senses/positions on reading throughout the issues; 3) Delimit the processes that constitute the discourse of updating the senses of reading in the discourse of the chosen collection. The corpus of the research is composed of two editions of the collection, destined for Elementary School II: one produced in 1998, the other one in 2015. The methodology of this work is characterized as qualitative, with a discursiveinterpretative approach. The analysis of the corpus was performed in a comparative way, considering the effects and the relationship of meanings between cuts of the two selected editions. Our analysis and its methodological approach are based on French Speech Analysis, and have as main references Orlandi (2005; 2012) and Pêcheux (2008; 2014). The general findings of our analysis indicate that the process of updating the didactic discourse on reading happens through the mechanisms of paraphrase and polysemy, axes that assure the functioning of the language and constitute the discursivity of the analyzed collection. Such mechanisms support the repetitions in relation to the work with reading through questions of comprehension/interpretation and linguistic analysis, and the sliding of meanings regarding the contextualization of these issues present in the two editions. The discourse of the didactic collection is constituted as discourse of reproduction, but also of displacement, in view of the changes of conceptions of language and of education in force at any given time. Our research, in general, contributes to an understanding of how the process of updating the didactic discourse on reading happens through resumes and displacements of the meanings of previous discourses, confirming the idea that no discourse is new, but always a construction. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21692
dc.date.accessioned 2021-10-27T17:45:34Z
dc.date.available 2021-10-27
dc.date.available 2021-10-27T17:45:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Discurso sobre a leitura pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Livro didático de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Instrumentos linguísticos didáticos pt_BR
dc.subject Semântica pt_BR
dc.subject Efeitos de sentidos pt_BR
dc.subject Paráfrase pt_BR
dc.subject Polissemia pt_BR
dc.subject Análise de discurso - Pêcheux pt_BR
dc.subject Análise de discurso de linha francesa pt_BR
dc.subject Discursividade pt_BR
dc.subject Atualização do discurso didático pt_BR
dc.subject Speech about reading pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Portuguese language textbook pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching pt_BR
dc.subject Didactic linguistic instruments pt_BR
dc.subject Semantics pt_BR
dc.subject Effects of senses pt_BR
dc.subject Paraphrase pt_BR
dc.subject Polysemy pt_BR
dc.subject Discourse Analysis - Pêcheux pt_BR
dc.subject French Line Speech Analysis pt_BR
dc.subject Discursiveness pt_BR
dc.subject Update of the didactic discourse pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA, Alanne de Paula.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Updating the discourse on reading in the didactic editions of the Portuguese Collection: Linguagens. pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA, Alanne de Paula. A atualização do discurso sobre a leitura nas edições didáticas da Coleção Português: Linguagens. 2017. 53f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21692 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta