DSpace/Manakin Repository

A produção do conhecimento linguístico no discurso do livro didático de português: a língua em foco.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ROCHA, M. E. R. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2763154914075558 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FARIAS, Washington Silva de.
dc.contributor.advisor1ID FARIAS, W. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7286804892761462 pt_BR
dc.contributor.referee1 SARMENTO, Ana paula.
dc.contributor.referee1ID SARMENTO, A. P. pt_BR
dc.contributor.referee2 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.referee2ID XAVIER, M. M. pt_BR
dc.description.resumo No presente trabalho, temos como objetivo analisar as concepções de língua subjacentes aos discursos apresentados no livro didático de Português (LDP), com o intuito de observar os efeitos de sentido sobre a língua nesses manuais. Desse modo, iremos observar as concepções de língua em 2 coleções de Língua Portuguesa, do ensino fundamental II, mais especificamente, seus volumes do 6º ano: “Português: linguagens”, de William Cereja e Thereza Cochar, e “Singular e plural: leitura, produção, estudos de linguagem”, de Laura de Figueiredo, Marisa Balthasar e Shirley Goulart. Assim, as concepções de língua serão analisadas a partir de exercícios dos manuais que abordam o estudo da língua. Nossa pesquisa é de natureza qualitativa e interpretativa, assumindo uma abordagem discursiva, pela qual compreende-se que a língua é investida de significância em discurso sob determinadas condições de produção. Do ponto de vista teórico, partimos dos estudos sobre as concepções de língua (CASTILHO, 2010; BAGNO, 2011; MARCUSCHI, 2008), bem como sobre o estudo da língua no processo de ensinoa-prendizagem (GERALDI, 1997; MUTTI, 2016; POSSENTI, 2007). O quadro teórico que dará sustentação é o da Análise de Discurso segundo as abordagens de Orlandi (2007), Pêcheux (1990), Ferreira (2000), dentre outros autores. A pesquisa possibilitou analisar as concepções de língua presentes no discurso dos manuais didáticos e por meio disso estudar os efeitos de sentido desses discursos para o sujeito-leitor. Como resultado da pesquisa, constatamos que ambas as coleções trazem concepções de língua heterogêneas, com filiações as concepções descritivas, prescritivas, sociolinguísticas e discursivas. Entretanto, no discurso da coleção “Português: linguagens”, de William Cereja e Thereza Cochar, verificamos a predominância de uma concepção mais homogênea da língua ligada a uma visão descritiva da língua, abordando, sobretudo a sua nomenclatura e a análise das palavras num determinado contexto de produção. Já na coleção “Singular e plural: leitura, produção, estudos de linguagem”, de Laura de Figueiredo, Marisa Balthasar e Shirley Goulart, há um discurso mais heterogêneo, com filiações a concepções de língua do tipo descritiva, sociolinguística e discursiva. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title A produção do conhecimento linguístico no discurso do livro didático de português: a língua em foco. pt_BR
dc.date.issued 2017-06-16
dc.description.abstract In the present work, we aim to analyze the language conceptions underlying the discourses pressente in the Portuguese textbook (PT), in order to observe the effects of meaning on the language in these manuals. Thereby, we will observe the conceptions of language in 2 collections of Portuguese Language, of primary education II, more specifically, their volumes of the 6th year: "Portuguese: languages", by William Cereja and Thereza Cochar, and "Singular and plural: reading , production, language studies ", by Laura de Figueiredo, Marisa Balthasar and Shirley Goulart. Thus, the conceptions of language will be analyzed from exercises in the manuals that deal with the study of language. Our research is qualitative and interpretative nature, assuming a discursive approach, by which is understood that the language is invested with significance in discourse under certain production conditions. From the theoretical point of view, we start from the studies on language conceptions (CASTILHO, 2010; BAGNO, 2011; MARCUSCHI, 2008), as well as on the study of language in the teachinglearning process (GERALDI, 1997; MUTTI, 2016; POSSENTI, 2007). The theoretical framework which will give support is Discourse Analysis according to the approaches of Orlandi (2007), Pêcheux (1990), Ferreira (2000), among other authors. The research made possible to analyze the conceptions of language present in the discourse of didactic manuals and through this, to study the effects of meaning of these discourses to the readersubject. As a result of the research, we found that both collections bring heterogeneous conceptions of language, with description, descriptive, prescriptive, sociolinguistic and discursive conceptions. However, in the discourse of the collection "Portuguese: languages", by William Cereja and Thereza Cochar, we verified the predominance of a more homogeneous conception of the language linked to a descriptive view of the language, addressing mainly its nomenclature and the analysis of words in a given context of production. In the collection "Singular and plural: reading, production, language studies", by Laura de Figueiredo, Marisa Balthasar and Shirley Goulart, there is a more heterogeneous discourse, with affiliations to descriptive, sociolinguistic and discursive language conceptions. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21693
dc.date.accessioned 2021-10-27T18:04:51Z
dc.date.available 2021-10-27
dc.date.available 2021-10-27T18:04:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Livro didático de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Linguística aplicada pt_BR
dc.subject Discurso do livro didático - português pt_BR
dc.subject Conhecimento linguístico pt_BR
dc.subject Concepção da língua pt_BR
dc.subject Análise de discurso - Orlandi pt_BR
dc.subject Análise de discurso - Pêcheur pt_BR
dc.subject Análise de discurso de linha francesa pt_BR
dc.subject Língua e ensino pt_BR
dc.subject Portuguese language textbook pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching pt_BR
dc.subject Applied Linguistics pt_BR
dc.subject Textbook Speech - Portuguese pt_BR
dc.subject Linguistic knowledge pt_BR
dc.subject Language design pt_BR
dc.subject Speech Analysis - Orlandi pt_BR
dc.subject Discourse Analysis - Pêcheur pt_BR
dc.subject French Line Speech Analysis pt_BR
dc.subject Language and teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROCHA, Maria Eduarda Rodrigues Moura da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The production of linguistic knowledge in the discourse of the Portuguese textbook: the language in focus. pt_BR
dc.identifier.citation ROCHA, Maria Eduarda Rodrigues Moura da. A produção do conhecimento linguístico no discurso do livro didático de português: a língua em foco. 2017. 83f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21693 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta