dc.creator.ID |
ROCHA, M. E. R. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2763154914075558 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FARIAS, Washington Silva de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FARIAS, W. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7286804892761462 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SARMENTO, Ana paula. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SARMENTO, A. P. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.referee2ID |
XAVIER, M. M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
No presente trabalho, temos como objetivo analisar as concepções de língua subjacentes aos
discursos apresentados no livro didático de Português (LDP), com o intuito de observar os
efeitos de sentido sobre a língua nesses manuais. Desse modo, iremos observar as concepções
de língua em 2 coleções de Língua Portuguesa, do ensino fundamental II, mais
especificamente, seus volumes do 6º ano: “Português: linguagens”, de William Cereja e
Thereza Cochar, e “Singular e plural: leitura, produção, estudos de linguagem”, de Laura de
Figueiredo, Marisa Balthasar e Shirley Goulart. Assim, as concepções de língua serão
analisadas a partir de exercícios dos manuais que abordam o estudo da língua. Nossa pesquisa
é de natureza qualitativa e interpretativa, assumindo uma abordagem discursiva, pela qual
compreende-se
que a língua é investida de significância em discurso sob determinadas
condições de produção. Do ponto de vista teórico, partimos dos estudos sobre as concepções
de língua (CASTILHO, 2010; BAGNO, 2011; MARCUSCHI, 2008), bem como sobre o
estudo da língua no processo de ensinoa-prendizagem
(GERALDI, 1997; MUTTI, 2016;
POSSENTI, 2007). O quadro teórico que dará sustentação é o da Análise de Discurso
segundo as abordagens de Orlandi (2007), Pêcheux (1990), Ferreira (2000), dentre outros
autores. A pesquisa possibilitou analisar as concepções de língua presentes no discurso dos
manuais didáticos e por meio disso estudar os efeitos de sentido desses discursos para o
sujeito-leitor.
Como resultado da pesquisa, constatamos que ambas as coleções trazem
concepções de língua heterogêneas, com filiações as concepções descritivas, prescritivas,
sociolinguísticas e discursivas. Entretanto, no discurso da coleção “Português: linguagens”, de
William Cereja e Thereza Cochar, verificamos a predominância de uma concepção mais
homogênea da língua ligada a uma visão descritiva da língua, abordando, sobretudo a sua
nomenclatura e a análise das palavras num determinado contexto de produção. Já na coleção
“Singular e plural: leitura, produção, estudos de linguagem”, de Laura de Figueiredo, Marisa
Balthasar e Shirley Goulart, há um discurso mais heterogêneo, com filiações a concepções de
língua do tipo descritiva, sociolinguística e discursiva. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
A produção do conhecimento linguístico no discurso do livro didático de português: a língua em foco. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-06-16 |
|
dc.description.abstract |
In the present work, we aim to analyze the language conceptions underlying the discourses
pressente in the Portuguese textbook (PT), in order to observe the effects of meaning on the
language in these manuals. Thereby, we will observe the conceptions of language in 2
collections of Portuguese Language, of primary education II, more specifically, their volumes
of the 6th year: "Portuguese: languages", by William Cereja and Thereza Cochar, and
"Singular and plural: reading , production, language studies ", by Laura de Figueiredo, Marisa
Balthasar and Shirley Goulart. Thus, the conceptions of language will be analyzed from
exercises in the manuals that deal with the study of language. Our research is qualitative and
interpretative nature, assuming a discursive approach, by which is understood that the
language is invested with significance in discourse under certain production conditions. From
the theoretical point of view, we start from the studies on language conceptions (CASTILHO,
2010; BAGNO, 2011; MARCUSCHI, 2008), as well as on the study of language in the
teachinglearning
process (GERALDI, 1997; MUTTI, 2016; POSSENTI, 2007). The
theoretical framework which will give support is Discourse Analysis according to the
approaches of Orlandi (2007), Pêcheux (1990), Ferreira (2000), among other authors. The
research made possible to analyze the conceptions of language present in the discourse of
didactic manuals and through this, to study the effects of meaning of these discourses to the
readersubject.
As a result of the research, we found that both collections bring heterogeneous
conceptions of language, with description, descriptive, prescriptive, sociolinguistic and
discursive conceptions. However, in the discourse of the collection "Portuguese: languages",
by William Cereja and Thereza Cochar, we verified the predominance of a more
homogeneous conception of the language linked to a descriptive view of the language,
addressing mainly its nomenclature and the analysis of words in a given context of
production. In the collection "Singular and plural: reading, production, language studies", by
Laura de Figueiredo, Marisa Balthasar and Shirley Goulart, there is a more heterogeneous
discourse, with affiliations to descriptive, sociolinguistic and discursive language conceptions. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21693 |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-27T18:04:51Z |
|
dc.date.available |
2021-10-27 |
|
dc.date.available |
2021-10-27T18:04:51Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística aplicada |
pt_BR |
dc.subject |
Discurso do livro didático - português |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimento linguístico |
pt_BR |
dc.subject |
Concepção da língua |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de discurso - Orlandi |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de discurso - Pêcheur |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de discurso de linha francesa |
pt_BR |
dc.subject |
Língua e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Applied Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook Speech - Portuguese |
pt_BR |
dc.subject |
Linguistic knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Language design |
pt_BR |
dc.subject |
Speech Analysis - Orlandi |
pt_BR |
dc.subject |
Discourse Analysis - Pêcheur |
pt_BR |
dc.subject |
French Line Speech Analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Language and teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ROCHA, Maria Eduarda Rodrigues Moura da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The production of linguistic knowledge in the discourse of the Portuguese textbook: the language in focus. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ROCHA, Maria Eduarda Rodrigues Moura da. A produção do conhecimento linguístico no discurso do livro didático de português: a língua em foco. 2017. 83f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21693 |
pt_BR |