dc.creator.ID |
BEZERRA, A. L. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7102450613261590 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ANDRADE, Suelen Silva Figueiredo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FIGUEIREDO, S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6976651417711520 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BATISTA, Larissa Santana. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BATISTA, L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9614700474947268 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
LIRA, André Agra Gomes de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
LIRA, A. A. G. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9728568185005989 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Nas cidades brasileiras, o crescimento urbano de forma desenfreada e desordenada
foi responsável por ocasionar impactos diretos nas condições de mobilidade da
população, já que em muitos casos, esses ambientes se desenvolveram sem que
ocorresse a expansão proporcional da infraestrutura de transporte. Em consequência
dessa deficiência, surgiram vários problemas econômicos, sociais e ambientais que
comprometem a qualidade de vida da população. Nesse contexto, a avaliação da
mobilidade urbana surge como uma alternativa ao gerenciamento das cidades, pois
por meio dos diagnósticos obtidos é possível propor melhorias que impactem
positivamente o ambiente urbano. Dessa forma, o Índice de Mobilidade Urbana
Sustentável – IMUS, criado por Costa (2008), constitui-se em uma ferramenta que
pode ser usada para apontar quais fatores devem ser mantidos ou melhorados para
alcançar a mobilidade urbana sustentável, ao oferecer subsídios à tomada de decisão
de gestores e planejadores. Este trabalho tem como objetivo a avaliação das
condições de mobilidade em Patos, um município localizado no sertão paraibano. A
metodologia adotada para realização desse estudo foi o IMUS, devido a corresponder
a um índice desenvolvido no contexto das cidades brasileiras. De tal forma, o resultado
do IMUS obtido para Patos foi 0,389, estando assim, abaixo da média (0,500) e inferior
ao de cidades caracterizadas por serem referência nessa temática, como Curitiba, que
alcançou o valor de 0,748. Os resultados demonstram que o índice pode contribuir na
elaboração de diagnósticos pertinentes, um exemplo disso consiste no baixo
desempenho dos domínios acessibilidade, modos não motorizados e sistemas de
transporte urbano, sendo um reflexo da falta de adaptação adequada das vias
públicas e ausência de incentivo e infraestrutura adequada para os modos de
transporte não motorizados. Patos não possui ciclovias, transporte público por ônibus
e vias exclusivas para pedestres, os meios de deslocamentos são apenas: serviços
de mototáxi, táxi, táxi lotação e táxi de aplicativo, o que demonstra o favorecimento do
uso de transportes individuais motorizados. Dessa forma, o IMUS obtido para o objeto
desse estudo pode ser utilizado como uma ferramenta para nortear a concepção de
políticas públicas pautadas no desenvolvimento da mobilidade urbana, trazendo
assim, melhorias para a qualidade de vida da população. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Planejamento e Organização do Sistema de Transporte. |
pt_BR |
dc.title |
Aplicação do índice de mobilidade urbana sustentável (IMUS) na avaliação da mobilidade de Patos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-10-07 |
|
dc.description.abstract |
In Brazilian cities, the unbridled and disorderly urban growth has been responsible for
causing direct impacts on the mobility conditions of the population, since in many
cases, these environments have developed without the proportional expansion of the
transportation infrastructure. As a result of this deficiency, several economic, social
and environmental problems have arisen that compromise the quality of life of the
population. In this context, the evaluation of urban mobility arises as an alternative to
the management of cities, because through the diagnoses obtained it is possible to
propose improvements that positively impact the urban environment. Thus, the Index
of Sustainable Urban Mobility - I_SUM, created by Costa (2008), constitutes a tool that
can be used to point out which factors should be maintained or improved to achieve
sustainable urban mobility, by offering subsidies for decision making to managers and
planners. This work aims to evaluate the mobility conditions in Patos, a municipality
located in the sertão of Paraiba. The methodology adopted for this study was the
I_SUM, because it corresponds to an index developed in the context of Brazilian cities.
Thus, the I_SUM result obtained for Patos was 0.389, thus being below the average
(0.500) and lower than that of cities characterized as a reference in this theme, such
as Curitiba, which reached the value of 0.748. The results show that the index can
contribute to the development of relevant diagnoses, an example of which is the low
performance of the domains accessibility, non-motorized modes and urban transport
systems, being a reflection of the lack of adequate adaptation of public roads and lack
of incentive and adequate infrastructure for non-motorized modes of transport. Patos
has no bicycle lanes, no public transportation by buses and no exclusive pedestrian
lanes, the only means of transportation are: motorcycle cab, cab, shared accommodation
cab and cab application, which shows the favorable use of individual motorized transportation. Thus, the I_SUM obtained for the object of this study can be used as a tool to guide the design of public policies based on the development of urban mobility, thus bringing improvements to the quality of life of the population. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21720 |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-28T17:55:26Z |
|
dc.date.available |
2021-10-28 |
|
dc.date.available |
2021-10-28T17:55:26Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Engenharia civil |
pt_BR |
dc.subject |
Civil engineering |
pt_BR |
dc.subject |
Sistemas de transporte |
pt_BR |
dc.subject |
Transport systems |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento urbano |
pt_BR |
dc.subject |
Urban planning |
pt_BR |
dc.subject |
Indicadores de mobilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Mobility indicators |
pt_BR |
dc.subject |
Patos - PB |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BEZERRA, Ana Leticia Ramos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Application of the Sustainable Urban Mobility Index (IMUS) in Patos mobility assessment. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BEZERRA, Ana Letícia Ramos. Aplicação do índice de mobilidade urbana sustentável (IMUS) na avaliação da mobilidade de Patos. 2021. 113 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia Ambiental, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2021. |
pt_BR |