dc.creator.ID |
GOMES, C. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6698264573691435 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BEZERRA, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8478129683261997 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RODRIGUES, Márcia Candeia. |
|
dc.contributor.referee1ID |
RODRIGUES, M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BAZARIM, Milene. |
|
dc.contributor.referee2ID |
BAZARIM, M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee3 |
RÉGIS, Laura Dourado Loula. |
|
dc.contributor.referee3ID |
RÉGIS, L. D. L. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Esta pesquisa busca contribuir com o estudo de crenças no contexto educacional,
particularmente no que se refere as implicações destas no processo de ensino-aprendizagem
da escrita de língua materna. Objetivando, de maneira geral, analisar as crenças a respeito do
ensino-aprendizagem e do uso da escrita demonstradas por uma professora e um grupo de
alunos dos últimos anos do ensino fundamental de uma escola publica paraibana, nos
baseamos nas contribuições teóricas de autores como Barcelos (1995; 2001; 2004; 2006;
2007; 2015); Pessoa e Sebba (2006); Pajares (1992) e Almeida Filho (2013) que, no âmbito
da Linguística Aplicada, trabalham com os conceitos de crenças e a influencia destas no
contexto de ensino-aprendizagem de línguas a partir da relação entre crenças, acoes e
contextos. Alem disso, discorremos sobre a importancia da escrita na consolidação das
sociedades letradas (HIGOUNET, 2003; BAZERMAN, 2008) e sobre as abordagens didáticas
desta modalidade da língua no ambiente escolar (KOCH e ELIAS, 2015; ANTUNES, 2003).
Pautando-nos numa abordagem qualitativo-interpretativista de pesquisa, no âmbito da
Linguística Aplicada, e realizamos um estudo de caso. Para a geração de registros aplicamos
questionários em uma turma de alunos do 6° ano do Ensino Fundamental e realizamos
entrevistas semiestruturadas e sessões de discussão com a professora e um grupo de alunos
pertencentes a essa mesma turma, acerca de crenças sobre escrita, suas praticas e seus usos.
Com a analise realizada, constatamos que os alunos evidenciam a escola como principal
agenda de letramento e a professora como unica destinatária de sua escrita, ao realizarem as
atividades de trabalho com a escrita propostas no contexto escolar; incorporam as crenças
sobre escrita em que a professora fundamenta o processo de ensino-aprendizagem da escrita, e
concebem a mesma como um meio de expor no papel os conhecimentos linguísticos
adquiridos nas aulas de língua portuguesa sem perceberam a função social que a mesma
assume nas sociedades letradas. Alem disso, evidenciamos que a professora, mesmo
apresentando uma formação acadêmica recente, se prende as experiencias pessoais
vivenciadas como aluna e durante os anos de contato com o ambiente profissional para
organizar toda a sua pratica de trabalho com a escrita e os gêneros textuais em sala de aula a
partir de metodologias que visam a escrita como sistema fechado, o texto como produto e os
gêneros textuais desvinculados de suas funções sociais. Vale salientar que esse estudo nos fez
refletir sobre a extrema necessidade de frequentes formações que permitam ao professor a
tomada de consciência de suas acoes e alternativas metodológicas que possibilitem a
utilização de metodologias de trabalho com a escrita a partir de uma relação de concordância
entre as suas crenças e acoes. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Crenças sobre escrita e seus usos no processo de ensino-aprendizagem de alunos nos anos finais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
This research contributes with the studies about beliefs in educational context, particularly in
relation to the implications of these in the teaching-learning process of writing in mother
language. It aims, generally, to analyze the beliefs about teaching-learning and about the use
of writing demonstrated by a teacher and a group of students in the last years of elementary
education, from a public school from zyPxawrvauitbsarq. poWnme lkajrieh gbfeadscebda ZinYX thWeV tUhTeSoRrQetPicOaNl McoLnKtJrIiHbuGtFioEnD oCfB A
authors as Barcelos (1995; 2001; 2004; 2006; 2007; 2015), Pessoa and Sebba (2006), Pajares
(1992) and Almeida Filho (2013), whom, in the range of Applied Linguistics, work with
concepts of beliefs and the influence of these in the context of language teaching-learning,
from the relation between beliefs, actions and contexts. Furthermore, we discuss about the
importance of writing to the consolidation of literate societies (HIGOUNET, 2003;
BAZERMAN, 2008) and about the didactic approaches of this language modality in the
school environment (KOCH e ELIAS, 2015; ANTUNES, 2003). Based in a qualitativeinterpretative
approach of research, in the range of Applied Linguistics, we realized a study
case. To generate registers, we applied questionnaires in a group of students from the 6t h year
of elementary education and we realized semi-structured interviews and sessions of
discussions with the teacher and a group of students belonging to this same group, about
beliefs, practices and usages of writing. According to the analysis, we realized that students
evidence the school as the main literacy agency and the teacher as the only addressee of their
writing, when they develop the writing activities proposed in the school environment.
Students incorporate the beliefs about writing in which the teacher bases the teaching-learning
process of writing, and they conceive it as a way to expose in the paper the linguistic
knowledge acquired in the Portuguese language classes, without perceiving the social
function that it assumes in literate societies. In addition, we evidence that the teacher, even
presenting a recent academic education, remits to personal experiences lived as student, and
during the years of contact with the professional environment, to organize her practice of
work with writing and with the textual genres in classroom. The teacher's work bases on
methodologies that consider the writing as a closed system, the text as a product and the
textual genres separated from their social functions. We reinforce that this study promotes a
reflection about the extreme necessity of frequent trainings that enable teachers to be
conscious about their actions, as well as methodological alternatives and provide the use of
methodologies of work with writing in a relation of agreement between their beliefs and
actions. |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21733 |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-29T12:02:15Z |
|
dc.date.available |
2021-10-29 |
|
dc.date.available |
2021-10-29T12:02:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita de língua materna |
pt_BR |
dc.subject |
Importância da escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo de caso |
pt_BR |
dc.subject |
Entrevistas semiestruturadas |
pt_BR |
dc.subject |
Crenças e ensino-aprendizagem de línguas |
pt_BR |
dc.subject |
História da escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística aplicada |
pt_BR |
dc.subject |
Crença sobre escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica - escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de ensino-aprendizagem - ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Processo de ensino-aprendizagem da escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa - educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Mother tongue writing |
pt_BR |
dc.subject |
Importance of writing |
pt_BR |
dc.subject |
Case study |
pt_BR |
dc.subject |
Semi-structured interviews |
pt_BR |
dc.subject |
Beliefs and language teaching and learning |
pt_BR |
dc.subject |
Writing history |
pt_BR |
dc.subject |
Applied Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Belief about writing |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education - writing |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning process - elementary school |
pt_BR |
dc.subject |
Writing teaching-learning process |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teaching - basic education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GOMES, Camila Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Beliefs about writing and its uses in the teaching-learning process of students in the final years of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GOMES, Camila Silva. Crenças sobre escrita e seus usos no processo de ensino-aprendizagem de alunos nos anos finais do ensino fundamental. 2017. 96f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21733 |
pt_BR |