dc.creator.ID |
SEVERO, D. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0876073590508176 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RÉGIS, Laura Dourado Loula. |
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dc.contributor.advisor1ID |
RÉGIS, L. D. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4566168425348622 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DANTAS, Aloísio de Medeiros. |
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dc.contributor.referee1ID |
DANTAS, A. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
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dc.contributor.referee2ID |
BEZERRA, M. A. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Desde que foi criado, em 1998, ate 2009, o Exame Nacional do Ensino Médio
(ENEM) não adquiriu a visibilidade e a importância que teve a partir de 2010, quando se
tornou a unica forma de ingresso em diversas universidades publicas e institutos federais.
Ao assumir novo status no contexto da educação nacional, com destaque para as exigências relacionadas ao eixo da produção de texto, esse exame passou a solicitar a produção de um gênero dissertativo-argumentativo com características próprias do exame, tendo como como base cinco competências, dentre elas, a competência III selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista - objeto de estudo deste trabalho de pesquisa. Nesse contexto, este trabalho monográfico tem o objetivo geral analisar como alunos da 3ª série do EM argumentam em dissertações argumentativas nos moldes do ENEM; e, como
objetivos específicos, pretendemos a) identificar a(s) estrategia(s) argumentativa(s); b)
descrever os tipos de argumentos utilizados na constituição da argumentação; e c)
verificar a forca dos argumentos utilizados. O contexto de obtenção dos dados e o de
redações de alunos da 3° série do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), campus Campina Grande. Tais redações foram
coletadas no mês de novembro de 2016, no contexto de produção de uma avaliação da
aprendizagem, no segundo bimestre do referido ano. Envolve um corpus de 12 (doze)
produções textuais do gênero dissertativo-argumentativo, denominadas de Rl a R12, com
o tema Racismo no Brasil: problemas e perspectivas. As categorias de analise para cada
redação foram: a) identificamos a tese bem como a estrategia argumentativa utilizada; b)
recortamos a parte do desenvolvimento, que corresponde, normalmente, aos parágrafos
mediais, na argumentação e identificamos qual(is) o(s) argumento(s) que foi(ram)
utilizado(s) nessa parte do texto, de acordo com a categorização resenhada no tópico 2.1.3
deste trabalho; e c) atribuímos a forca do(s) argumento(s) utilizado(s) a luz da escala
argumentativa por nos criada, conforme modelo descrito no tópico 2.1.4. O referencial
teórico utilizado para analise dos dados advém da teoria da retorica argumentativa
clássica de base aristotélica e, alem do próprio (ARISTÓTELES, 2005), alguns dos seus
maiores divulgadores, como Fiorin (2016) e Garcia (1981). Também utilizamos as
contribuições da teoria da argumentação na língua, proposta por Ducrot, aqui representado por Cabral (2011). Quanto à concepção de gênero textual, recuperamos os postulados do grupo de estudos de Genebra, mais especificamente do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), com Bronckart (1999), Coutinho (2003) e Miranda (2010). Alem da noção de competência de Philipe Perrenoud (2000). Como resultados da pesquisa, verificamos que os argumentos fato e ad consequentiam, utilizados pela relação de
concessão foram os mais utilizados pelas redações, afinal, esta-se tratando de um tema
social de cunho histórico, por isso, a presença assídua do fato, principalmente histórico,
na constituição da argumentação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Análise da argumentação em gêneros dissertativo-argumentativos estilo ENEM. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-04 |
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dc.description.abstract |
Since its creation in 1998, until 2009, the National High School Examination (ENEM)
did not acquire the visibility and importance it had from 2010, when it became the only
way to join several public universities and federal institutes. When taking on new status
in the context of national education, with emphasis on the requirements related to the axis
of text production, this exam began to request the production of a argumentative essaylike genre with characteristics of the exam, based on five competences, among They,
competence III - to select, relate, organize and interpret information, facts, opinions and
arguments in defense of a point of view - object of study of this research work. In this
context, this monographic work has the general objective to analyze how 3rd grade
students of High School argue in argumentative dissertations along the lines of ENEM;
And, as specific objectives, we intend a) to identify the argumentative strategies; B)
describe the types of arguments used in the argumentation; And c) verify the strength of
the arguments used. The context for obtaining the data is the writing of students from the
3rd grade of the High School of the Federal Institute of Education, Science and
Technology of Paraiba (IFPB) Campina GrandezyxwvutsrqponmlkjihgfedcbaZYXWVUTSRQPONMLKJIHGFEDCBA campus. These essays were collected in
the month of November 2016, in the context of producing a learning assessment, in the
second two months of that year. It involves a corpus of twelve (12) textual productions
of the essay-argumentative genre, denominated Rl to R12, with the theme Racism in
Brazil: problems and perspectives. The categories of analysis for each essay were: a) we
identified the thesis as well as the argumentative strategy used; B) we cut out the part of
the development, which normally corresponds to the mediation paragraphs, in the
argument and we identify which argument (s) were used in this part of the text, according
to The categorization reviewed in topic 2.1.3 of this work; And c) we attribute the strength
of the argument (s) used in light of the argumentative scale created by us, according to
the model described in topic 2.1.4. The theoretical reference used to analyze the data
comes from Aristotle's classical argumentative rhetoric theory and, in addition to him
(ARISTOTELES, 2005), some of his greatest disseminators, such as Fiorin (2016) and
Garcia (1981). We also use the contributions of the theory of argumentation in the
language, proposed by Ducrot, here represented by Cabral (2011). Regarding the
conception of textual genre, we retrieved the postulates of the Geneva study group, more
specifically Sociodiscursive Interactionism (SDI), with Bronckart (1999), Coutinho
(2003) and Miranda (2010). In addition to the notion of competence of Philipe Perrenoud
(2000). As results of the research, we verified that the arguments fact and ad
consequentiam, used by the concession relationship were the most used by the essays,
after all, it is dealing with a social theme of historical nature, therefore, the assiduous
presence of the fact, mainly Historical, in the constitution of the argument. |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21734 |
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dc.date.accessioned |
2021-10-29T12:39:27Z |
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dc.date.available |
2021-10-29 |
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dc.date.available |
2021-10-29T12:39:27Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Análise da argumentação |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentação - gêneros dissertativos |
pt_BR |
dc.subject |
Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Dissertação argumentativa - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Retórica - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Tipos de argumentos - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégias argumentativas |
pt_BR |
dc.subject |
Teoria da retórica argumentativa clássica Aristotélica |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero textual dissertativo argumentativo |
pt_BR |
dc.subject |
Interacionismo sociodiscursivo |
pt_BR |
dc.subject |
Argumento fato |
pt_BR |
dc.subject |
Argumento ad consequentiam |
pt_BR |
dc.subject |
Escala de força argumentativa |
pt_BR |
dc.subject |
Força argumentativa |
pt_BR |
dc.subject |
Teto e gênero textual |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de redações argumentativas - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Redações argumentativas - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Redações argumentativas - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentation Analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentation - essay genres |
pt_BR |
dc.subject |
National High School Exam - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
ENEM - National High School Exam |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentative dissertation - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Rhetoric - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Argument Types - ENEM |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentative Strategies |
pt_BR |
dc.subject |
Theory of classical Aristotelian argumentative rhetoric |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentative Dissertation Textual Genre |
pt_BR |
dc.subject |
Sociodiscursive Interactionism |
pt_BR |
dc.subject |
Fact argument |
pt_BR |
dc.subject |
Argument ad consequentiam |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentative Strength Scale |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentative force |
pt_BR |
dc.subject |
Ceiling and textual genre |
pt_BR |
dc.subject |
Analysis of argumentative essays - high school |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentative Writing - High School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SEVERO, Diego Leite. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of argumentation in ENEM-style essay-argumentative genres. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SEVERO, Diego Leite. Análise da argumentação em gêneros dissertativo-argumentativos estilo ENEM. 2017. 79f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21734 |
pt_BR |