dc.creator.ID |
MILANEZ, M. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8489672924578638 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RÉGIS, Laura Dourado Loula. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RÉGIS, L. D. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4566168425348622 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
XAVIER, Manassés Morais. |
|
dc.contributor.referee2 |
DUTRA, Camila Maria Martins. |
|
dc.description.resumo |
As práticas a serem realizadas em sala de aula devem proporcionar o contato dos discentes
com diferentes gêneros textuais. tendo em vista que e através destes que os textos se
materializam. Sendo assim, o ensino de Língua Portuguesa, que pretende instrumentalizar o
aluno para se inserir de maneira atuante na sociedade, deve contemplar atividades que
articulem a leitura, a escrita e a analise linguística. Nesse sentido, tomamos como objeto de
analise uma sequencia didática (doravante SD), produzida pela autora deste trabalho em um
curso de formação continuada intitulado Gêneros textuais na esfera do argumentar: propostas
teórico-metodológicas para o ensino, a SD tem como objeto de ensino o gênero textual artigo
de opinião e esta direcionada para o segundo ano do Ensino Médio. Logo, o objetivo geral
desta pesquisa consiste em analisar a sequencia didática no que se refere ao ensino de leitura,
escrita e analise linguística. Pretendemos de modo mais especifico, analisar as atividades
propostas, evidenciando a tipologia das perguntas de compreensão textual; verificar como a
proposta de produção textual orienta o discente para as condições de produção do gênero;
propor questões de analise linguística que ampliem o trabalho com os recursos linguísticos no
artigo de opinião; bem como demonstrar a relevância de o professor produzir instrumentos
didáticos, como a sequencia didática, que sistematizem a sua pratica em sala de aula, visando
um ensino que possa articular a leitura, escrita e análise linguística. Trata-se de uma pesquisa
de natureza qualitativa, configurando-se como bibliográfica e descritiva. uma vez que se
analisa uma sequencia didática a luz de alguns teóricos e documentos norteadores do ensino
de Língua Portuguesa. Como referencial teórico, nos baseamos em Travaglia (2009) no que se
refere as concepções de língua; Bakhtin (1997), Bronckart (1999) e Marcuschi (2008) acerca
das noções de gênero; Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) no que diz respeito ao trabalho
com sequencias didáticas; Brakling (2000) e Koche, Boff e Marinello (2014) que fazem
reflexões acerca do gênero textual artigo de opinião, da argumentação e operadores
argumentativos; os documentos oficiais (PCN, 2000; OCEM, 2006; RCEM-PB, 2006), os
quais orientam o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio; bem como as reflexões de
Mendonça (2006) e Bezerra e Reinaldo (2013) acerca da pratica de analise linguística; entre
outros autores. A pesquisa revelou que a sequencia didática apresenta atividades bem
articuladas no que se refere ao trabalho com as praticas de leitura e escrita, por outro lado,
deixa algumas lacunas em relação a pratica de analise linguística. Por isso, alem de
analisarmos a sequencia didática, propomos algumas perguntas que contribuem para que de
fato se estabeleça a articulação entre a leitura, a escrita e a analise linguística, tomando como
base o gênero textual artigo de opinião por meio de atividades sistematizadas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
O gênero textual artigo de opinião: uma proposta para o ensino articulador de leitura, produção textual e análise linguística. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-06-16 |
|
dc.description.abstract |
The practices to be carried out in the classroom should bring the students into contact with
different textual genres, considering that it is through these genres that texts materialise. This
means that the teaching of the Portuguese language, which intends to give the student
appropriate instruments so that he or she may become part of society in an active way, must
also consider activities that bring together reading, writing and linguistic analysis. In this
regard we take, as our object of analysis, a didactic sequence (hereinafter DS), produced by
the author of this work in a continuous learning course known as Textual genres within the
sphere of arguitive discourse: theoretical and methodological proposals for teaching, with the
main teaching object of the SD being the textual genre of opinative articles, being aimed at
the second year of high school. Hence, the main aim of this research paper shall be that of
analysing the didactic sequence with regard to the teaching of reading, writing and linguistic
analysis. In the most specific way possible, we intend to analyse the activities as proposed,
showing the type of questions of textual comprehension; to check out how the proposal of
textual production guides the student towards the conditions for production of the genre;
propose questions related to linguistic analysis, that expand the work with linguistic resources
within the opinative article; as also to show the relevance of the teacher's production of
didactic instruments, such as the didactic sequence, makes teaching practice in the classroom
more systematic, seeking to implement a type of teaching that can blend together the skills of
reading, writing and linguistic analysis. This is a qualitative research study, which can be
considered bibliographic and descriptive, as there is analysis of a didactic sequence based on
the works o f some theorists and some documents that guide the teaching of the Portuguese
language. As a theoretical reference, we have based ourselves on Travaglia (2009), regarding
the conceptions of language; on Bakhtin (1997), Bronckart (1999) and Marcuschi (2008),
regarding notions of genre; Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), regarding work with
didactic sequences; Brakling (2000) and Koche, Boff and Marinello (2014), who raise issues
about the specific textual genre of opinative articles, arguition and argumentative operators;
official documents (PCN, 2000; OCEM, 2006; RCEM-PB, 2006), which set basic guidelines
for the teaching of the Portuguese language at secondary school level; and also the thoughts
raised by Mendonca (2006) and Bezerra & Reinaldo (2013) about the practice of linguistic
analysis; among other authors. The research study shows that the didactic sequence presents
well-articulated activities, with regard to work on practice of reading and writing; on the other
hand, however, some gaps are left with regard to the practice of linguistic analysis. For this
reason, apart from analysing the didactic sequence, we also ask some questions that contribute
so that there may indeed be some articulation among reading, writing and linguistic analysis,
based on the textual genre of opinion articles, through systematic activities. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21736 |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-29T12:57:34Z |
|
dc.date.available |
2021-10-29 |
|
dc.date.available |
2021-10-29T12:57:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Artigo de opinião |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero textual artigo de opinião |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura - ensino articulado |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino articulado de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Produção textual |
pt_BR |
dc.subject |
Análise linguística |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentação - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada - professores de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de leitura e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Produção de instrumentos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Instrumentos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Operadores argumentativos |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de leitura e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de língua portuguesa - ensino média |
pt_BR |
dc.subject |
Docentes de língua portuguesa - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Opinion article |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genre opinion article |
pt_BR |
dc.subject |
Reading - articulated teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Articulated reading teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Text production |
pt_BR |
dc.subject |
linguistic analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Following teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentation - high school |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing education - Portuguese language teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching reading and writing |
pt_BR |
dc.subject |
Production of teaching instruments |
pt_BR |
dc.subject |
teaching instruments |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentative Operators |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and writing practices |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Language Teachers - High School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MILANEZ, Marciana da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The textual genre opinion article: a proposal for the articulating teaching of reading, textual production and linguistic analysis. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MILANEZ, Marciana da Silva. O gênero textual artigo de opinião: uma proposta para o ensino articulador de leitura, produção textual e análise linguística. 2017. 59f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21736 |
pt_BR |