DSpace/Manakin Repository

O gênero textual artigo de opinião: uma proposta para o ensino articulador de leitura, produção textual e análise linguística.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MILANEZ, M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8489672924578638 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RÉGIS, Laura Dourado Loula.
dc.contributor.advisor1ID RÉGIS, L. D. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4566168425348622 pt_BR
dc.contributor.referee1 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.referee2 DUTRA, Camila Maria Martins.
dc.description.resumo As práticas a serem realizadas em sala de aula devem proporcionar o contato dos discentes com diferentes gêneros textuais. tendo em vista que e através destes que os textos se materializam. Sendo assim, o ensino de Língua Portuguesa, que pretende instrumentalizar o aluno para se inserir de maneira atuante na sociedade, deve contemplar atividades que articulem a leitura, a escrita e a analise linguística. Nesse sentido, tomamos como objeto de analise uma sequencia didática (doravante SD), produzida pela autora deste trabalho em um curso de formação continuada intitulado Gêneros textuais na esfera do argumentar: propostas teórico-metodológicas para o ensino, a SD tem como objeto de ensino o gênero textual artigo de opinião e esta direcionada para o segundo ano do Ensino Médio. Logo, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar a sequencia didática no que se refere ao ensino de leitura, escrita e analise linguística. Pretendemos de modo mais especifico, analisar as atividades propostas, evidenciando a tipologia das perguntas de compreensão textual; verificar como a proposta de produção textual orienta o discente para as condições de produção do gênero; propor questões de analise linguística que ampliem o trabalho com os recursos linguísticos no artigo de opinião; bem como demonstrar a relevância de o professor produzir instrumentos didáticos, como a sequencia didática, que sistematizem a sua pratica em sala de aula, visando um ensino que possa articular a leitura, escrita e análise linguística. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, configurando-se como bibliográfica e descritiva. uma vez que se analisa uma sequencia didática a luz de alguns teóricos e documentos norteadores do ensino de Língua Portuguesa. Como referencial teórico, nos baseamos em Travaglia (2009) no que se refere as concepções de língua; Bakhtin (1997), Bronckart (1999) e Marcuschi (2008) acerca das noções de gênero; Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) no que diz respeito ao trabalho com sequencias didáticas; Brakling (2000) e Koche, Boff e Marinello (2014) que fazem reflexões acerca do gênero textual artigo de opinião, da argumentação e operadores argumentativos; os documentos oficiais (PCN, 2000; OCEM, 2006; RCEM-PB, 2006), os quais orientam o ensino de Língua Portuguesa no Ensino Médio; bem como as reflexões de Mendonça (2006) e Bezerra e Reinaldo (2013) acerca da pratica de analise linguística; entre outros autores. A pesquisa revelou que a sequencia didática apresenta atividades bem articuladas no que se refere ao trabalho com as praticas de leitura e escrita, por outro lado, deixa algumas lacunas em relação a pratica de analise linguística. Por isso, alem de analisarmos a sequencia didática, propomos algumas perguntas que contribuem para que de fato se estabeleça a articulação entre a leitura, a escrita e a analise linguística, tomando como base o gênero textual artigo de opinião por meio de atividades sistematizadas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title O gênero textual artigo de opinião: uma proposta para o ensino articulador de leitura, produção textual e análise linguística. pt_BR
dc.date.issued 2017-06-16
dc.description.abstract The practices to be carried out in the classroom should bring the students into contact with different textual genres, considering that it is through these genres that texts materialise. This means that the teaching of the Portuguese language, which intends to give the student appropriate instruments so that he or she may become part of society in an active way, must also consider activities that bring together reading, writing and linguistic analysis. In this regard we take, as our object of analysis, a didactic sequence (hereinafter DS), produced by the author of this work in a continuous learning course known as Textual genres within the sphere of arguitive discourse: theoretical and methodological proposals for teaching, with the main teaching object of the SD being the textual genre of opinative articles, being aimed at the second year of high school. Hence, the main aim of this research paper shall be that of analysing the didactic sequence with regard to the teaching of reading, writing and linguistic analysis. In the most specific way possible, we intend to analyse the activities as proposed, showing the type of questions of textual comprehension; to check out how the proposal of textual production guides the student towards the conditions for production of the genre; propose questions related to linguistic analysis, that expand the work with linguistic resources within the opinative article; as also to show the relevance of the teacher's production of didactic instruments, such as the didactic sequence, makes teaching practice in the classroom more systematic, seeking to implement a type of teaching that can blend together the skills of reading, writing and linguistic analysis. This is a qualitative research study, which can be considered bibliographic and descriptive, as there is analysis of a didactic sequence based on the works o f some theorists and some documents that guide the teaching of the Portuguese language. As a theoretical reference, we have based ourselves on Travaglia (2009), regarding the conceptions of language; on Bakhtin (1997), Bronckart (1999) and Marcuschi (2008), regarding notions of genre; Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), regarding work with didactic sequences; Brakling (2000) and Koche, Boff and Marinello (2014), who raise issues about the specific textual genre of opinative articles, arguition and argumentative operators; official documents (PCN, 2000; OCEM, 2006; RCEM-PB, 2006), which set basic guidelines for the teaching of the Portuguese language at secondary school level; and also the thoughts raised by Mendonca (2006) and Bezerra & Reinaldo (2013) about the practice of linguistic analysis; among other authors. The research study shows that the didactic sequence presents well-articulated activities, with regard to work on practice of reading and writing; on the other hand, however, some gaps are left with regard to the practice of linguistic analysis. For this reason, apart from analysing the didactic sequence, we also ask some questions that contribute so that there may indeed be some articulation among reading, writing and linguistic analysis, based on the textual genre of opinion articles, through systematic activities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21736
dc.date.accessioned 2021-10-29T12:57:34Z
dc.date.available 2021-10-29
dc.date.available 2021-10-29T12:57:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Artigo de opinião pt_BR
dc.subject Gênero textual artigo de opinião pt_BR
dc.subject Leitura - ensino articulado pt_BR
dc.subject Ensino articulado de leitura pt_BR
dc.subject Produção textual pt_BR
dc.subject Análise linguística pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Argumentação - ensino médio pt_BR
dc.subject Formação continuada - professores de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Ensino de leitura e escrita pt_BR
dc.subject Produção de instrumentos didáticos pt_BR
dc.subject Instrumentos didáticos pt_BR
dc.subject Operadores argumentativos pt_BR
dc.subject Práticas de leitura e escrita pt_BR
dc.subject Professores de língua portuguesa - ensino média pt_BR
dc.subject Docentes de língua portuguesa - ensino médio pt_BR
dc.subject Opinion article pt_BR
dc.subject Textual genre opinion article pt_BR
dc.subject Reading - articulated teaching pt_BR
dc.subject Articulated reading teaching pt_BR
dc.subject Text production pt_BR
dc.subject linguistic analysis pt_BR
dc.subject Following teaching pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching pt_BR
dc.subject Argumentation - high school pt_BR
dc.subject Continuing education - Portuguese language teachers pt_BR
dc.subject Teaching reading and writing pt_BR
dc.subject Production of teaching instruments pt_BR
dc.subject teaching instruments pt_BR
dc.subject Argumentative Operators pt_BR
dc.subject Reading and writing practices pt_BR
dc.subject Portuguese Language Teachers - High School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MILANEZ, Marciana da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The textual genre opinion article: a proposal for the articulating teaching of reading, textual production and linguistic analysis. pt_BR
dc.identifier.citation MILANEZ, Marciana da Silva. O gênero textual artigo de opinião: uma proposta para o ensino articulador de leitura, produção textual e análise linguística. 2017. 59f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21736 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta