dc.creator.ID |
ROCHA, L. V. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3384309759171659 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Maria de Fátima. |
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dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, M. F. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
RIBEIRO, Roziane Marinho. |
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dc.contributor.referee1ID |
RIBEIRO, R. M. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
BAZARIM, Milene. |
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dc.contributor.referee2ID |
BAZARIM, M. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Os gêneros textuais vem sendo objeto de estudo de muitos pesquisadores no Brasil, no
âmbito da Educação e da Linguística Aplicada, por serem ferramentas indispensáveis ao
ensino de língua materna. Isto porque a atividade de linguagem coletiva se concretiza
em múltiplos e diversos gêneros de texto, que estão adaptados a determinadas situações
comunicativas (BRONCKART E DOLZ, 1999). Tal perspectiva tem se mostrado um
desafio para os professores na atualidade, pois a maioria não tem familiaridade com
metodologias que contemplem o gênero como objeto/instrumento de ensino. Desse
modo, faz-se necessário, no âmbito da escola, refletirmos e buscarmos alternativas para
a transposição didática dos gêneros textuais. Uma dessas alternativas metodológicas
advém dos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) postulados pelos teóricos
de Genebra. Assim, objetivamos neste trabalho apresentar resultados da produção de
sequencias didáticas elaboradas por professores do Ensino Médio com foco nos gêneros
textuais escritos da ordem do argumentar, a partir de um curso de formação continuada.
Para nortear o processo de investigação, delineamos os seguintes objetivos específicos:
1) Descrever sequencias didáticas produzidas no curso de formação continuada pelos
docentes com base nos gêneros da ordem do argumentar; 2) Analisar as sequencias
didáticas, atentando para as capacidades de linguagem que subjazem as atividades
propostas nestas sequencias; 3) Discutir os resultados obtidos no curso de formação
continuada no que diz respeito ao planejamento e elaboração de materiais didáticos. O
eixo teórico desta investigação, com foco no Interacionismo sociodiscursivo, esta
representado pelas reflexões de Bronckart (1999, 2015); Miranda (2015); Dolz,
Noverraz e Shneuwvly (2004), Perez (2014), Costa-Hubes e Simioni (2014), entre
outros. A pesquisa se caracteriza como um estudo de natureza qualitativa e de caráter
colaborativo, foi desenvolvida a partir da utilização de instrumentos e técnicas de
pesquisa, tais como a entrevista e a sessão reflexiva, as quais foram utilizadas com dois
professores de Língua Portuguesa da rede publica do município de Fagundes-PB que
lecionam no Ensino Médio. Os dados do estudo evidenciaram o trabalho com as
capacidades de linguagem (capacidades de ação, capacidades discursivas e linguístico-discursivas)
implicadas na elaboração das atividades que compõem os módulos das
sequencias didáticas produzidas pelos docentes. Tais implicações configuram-se como
influencia do curso de formação continuada no planejamento do professor. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguística |
pt_BR |
dc.title |
Produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: desafios e possibilidades para a formação de professores de língua portuguesa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-06 |
|
dc.description.abstract |
In the scope of Education and Applied Linguistics, text genres have been the object of
study of many researchers in Brazil because they are indispensable tools for the
teaching of one's mother tongue. This results from the fact that the activity of collective
language is demonstrated in multiple and diverse genres of text which are adapted to
certain communicative situations (BRONCKART & DOLZ, 1999). This perspective has
been a challenge for teachers nowadays when most of them are unacquainted with
methodologies that contemplate gender as an object/teaching tool. It is then necessary,
within the school environment, to ponder and look for alternatives to the didactic
transposition of text genres. One of these methodological alternatives comes from the
studies of the Socio-discursive Interactionism (SDI) postulated by the theorists of
Geneva. The objective of this work is to present results from the production of didactic
sequences developed by High School teachers with a focus on written argumentative
text genres, obtained from a continuing training course. To guide the research process,
the specific objectives were outlined as follows: 1) Describe didactic sequences
produced by the teachers in the course of continuing training based on the genres of
argumentative nature; 2) Analyze the didactic sequences considering the language
capabilities that underlie the activities proposed in these sequences; 3) Discuss the
results obtained in the course of continuing training concerning planning and
preparation of didactic materials. The theoretical axis of this research, with a focus on
the socio-discursive Interactionism, is represented by the ideas of Bronckart (1999,
2015); Miranda (2015); Dolz, Noverraz and Shneuwvly (2004), Perez (2014), Costa-
Hubes and Simioni (2014), among others. The research, which is characterized as a
qualitative and collaborative study, was developed based on the use of techniques and
research tools, such as interview and reflective session, which were applied to two High
School Portuguese Language teachers from the public education system in a town called
Fagundes in Paraiba.The study data demonstrated the work with the language
capabilities (action, discursive and linguistic-discursive capacities) implied in the
development of the activities that compose the modules of didactic sequences produced
by the teachers. These implications result from the influence of the continuing training
course on teacher planning. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21737 |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-29T12:59:27Z |
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dc.date.available |
2021-10-29 |
|
dc.date.available |
2021-10-29T12:59:27Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentação |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais - argumentação |
pt_BR |
dc.subject |
Sequências didáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Capacidade de linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada - professores de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente - professores de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Ordem do argumentar |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística Aplicada |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Interacionismo sociodiscursivo |
pt_BR |
dc.subject |
Capacidades de linguagem em sequências didáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Sessão reflexiva |
pt_BR |
dc.subject |
Curso de formação continuada - professores de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino da escrita de gênero textuais |
pt_BR |
dc.subject |
Professores de língua portuguesa - ensino média |
pt_BR |
dc.subject |
Docentes de língua portuguesa - ensino médio |
pt_BR |
dc.subject |
Argumentation |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genres - argumentation |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching sequences |
pt_BR |
dc.subject |
Language ability |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing education - Portuguese language teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - Portuguese language teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Order of arguing |
pt_BR |
dc.subject |
Applied Linguistics |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teaching - high school |
pt_BR |
dc.subject |
Sociodiscursive Interactionism |
pt_BR |
dc.subject |
Language skills in didactic sequences |
pt_BR |
dc.subject |
Reflective session |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing Education Course - Portuguese Language Teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genres |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching textual genre writing |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Language Teachers - High School |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese Language Teachers - High School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ROCHA, Luciana Vieira Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Production of didactic sequences of genres in the order of arguing: challenges and possibilities for the formation of Portuguese language teachers. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ROCHA, Luciana Vieira Alves. Produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: desafios e possibilidades para a formação de professores de língua portuguesa. 2017. 88f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21737 |
pt_BR |