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Produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: desafios e possibilidades para a formação de professores de língua portuguesa.

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dc.creator.ID ROCHA, L. V. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3384309759171659 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, Maria de Fátima.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, M. F. pt_BR
dc.contributor.referee1 RIBEIRO, Roziane Marinho.
dc.contributor.referee1ID RIBEIRO, R. M. pt_BR
dc.contributor.referee2 BAZARIM, Milene.
dc.contributor.referee2ID BAZARIM, M. pt_BR
dc.description.resumo Os gêneros textuais vem sendo objeto de estudo de muitos pesquisadores no Brasil, no âmbito da Educação e da Linguística Aplicada, por serem ferramentas indispensáveis ao ensino de língua materna. Isto porque a atividade de linguagem coletiva se concretiza em múltiplos e diversos gêneros de texto, que estão adaptados a determinadas situações comunicativas (BRONCKART E DOLZ, 1999). Tal perspectiva tem se mostrado um desafio para os professores na atualidade, pois a maioria não tem familiaridade com metodologias que contemplem o gênero como objeto/instrumento de ensino. Desse modo, faz-se necessário, no âmbito da escola, refletirmos e buscarmos alternativas para a transposição didática dos gêneros textuais. Uma dessas alternativas metodológicas advém dos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) postulados pelos teóricos de Genebra. Assim, objetivamos neste trabalho apresentar resultados da produção de sequencias didáticas elaboradas por professores do Ensino Médio com foco nos gêneros textuais escritos da ordem do argumentar, a partir de um curso de formação continuada. Para nortear o processo de investigação, delineamos os seguintes objetivos específicos: 1) Descrever sequencias didáticas produzidas no curso de formação continuada pelos docentes com base nos gêneros da ordem do argumentar; 2) Analisar as sequencias didáticas, atentando para as capacidades de linguagem que subjazem as atividades propostas nestas sequencias; 3) Discutir os resultados obtidos no curso de formação continuada no que diz respeito ao planejamento e elaboração de materiais didáticos. O eixo teórico desta investigação, com foco no Interacionismo sociodiscursivo, esta representado pelas reflexões de Bronckart (1999, 2015); Miranda (2015); Dolz, Noverraz e Shneuwvly (2004), Perez (2014), Costa-Hubes e Simioni (2014), entre outros. A pesquisa se caracteriza como um estudo de natureza qualitativa e de caráter colaborativo, foi desenvolvida a partir da utilização de instrumentos e técnicas de pesquisa, tais como a entrevista e a sessão reflexiva, as quais foram utilizadas com dois professores de Língua Portuguesa da rede publica do município de Fagundes-PB que lecionam no Ensino Médio. Os dados do estudo evidenciaram o trabalho com as capacidades de linguagem (capacidades de ação, capacidades discursivas e linguístico-discursivas) implicadas na elaboração das atividades que compõem os módulos das sequencias didáticas produzidas pelos docentes. Tais implicações configuram-se como influencia do curso de formação continuada no planejamento do professor. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística pt_BR
dc.title Produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: desafios e possibilidades para a formação de professores de língua portuguesa. pt_BR
dc.date.issued 2017-06
dc.description.abstract In the scope of Education and Applied Linguistics, text genres have been the object of study of many researchers in Brazil because they are indispensable tools for the teaching of one's mother tongue. This results from the fact that the activity of collective language is demonstrated in multiple and diverse genres of text which are adapted to certain communicative situations (BRONCKART & DOLZ, 1999). This perspective has been a challenge for teachers nowadays when most of them are unacquainted with methodologies that contemplate gender as an object/teaching tool. It is then necessary, within the school environment, to ponder and look for alternatives to the didactic transposition of text genres. One of these methodological alternatives comes from the studies of the Socio-discursive Interactionism (SDI) postulated by the theorists of Geneva. The objective of this work is to present results from the production of didactic sequences developed by High School teachers with a focus on written argumentative text genres, obtained from a continuing training course. To guide the research process, the specific objectives were outlined as follows: 1) Describe didactic sequences produced by the teachers in the course of continuing training based on the genres of argumentative nature; 2) Analyze the didactic sequences considering the language capabilities that underlie the activities proposed in these sequences; 3) Discuss the results obtained in the course of continuing training concerning planning and preparation of didactic materials. The theoretical axis of this research, with a focus on the socio-discursive Interactionism, is represented by the ideas of Bronckart (1999, 2015); Miranda (2015); Dolz, Noverraz and Shneuwvly (2004), Perez (2014), Costa- Hubes and Simioni (2014), among others. The research, which is characterized as a qualitative and collaborative study, was developed based on the use of techniques and research tools, such as interview and reflective session, which were applied to two High School Portuguese Language teachers from the public education system in a town called Fagundes in Paraiba.The study data demonstrated the work with the language capabilities (action, discursive and linguistic-discursive capacities) implied in the development of the activities that compose the modules of didactic sequences produced by the teachers. These implications result from the influence of the continuing training course on teacher planning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21737
dc.date.accessioned 2021-10-29T12:59:27Z
dc.date.available 2021-10-29
dc.date.available 2021-10-29T12:59:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Argumentação pt_BR
dc.subject Gêneros textuais - argumentação pt_BR
dc.subject Sequências didáticas pt_BR
dc.subject Capacidade de linguagem pt_BR
dc.subject Formação continuada - professores de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Formação docente - professores de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Ordem do argumentar pt_BR
dc.subject Linguística Aplicada pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa - ensino médio pt_BR
dc.subject Interacionismo sociodiscursivo pt_BR
dc.subject Capacidades de linguagem em sequências didáticas pt_BR
dc.subject Sessão reflexiva pt_BR
dc.subject Curso de formação continuada - professores de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Gêneros textuais pt_BR
dc.subject Ensino da escrita de gênero textuais pt_BR
dc.subject Professores de língua portuguesa - ensino média pt_BR
dc.subject Docentes de língua portuguesa - ensino médio pt_BR
dc.subject Argumentation pt_BR
dc.subject Textual genres - argumentation pt_BR
dc.subject Teaching sequences pt_BR
dc.subject Language ability pt_BR
dc.subject Continuing education - Portuguese language teachers pt_BR
dc.subject Teacher training - Portuguese language teachers pt_BR
dc.subject Order of arguing pt_BR
dc.subject Applied Linguistics pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching - high school pt_BR
dc.subject Sociodiscursive Interactionism pt_BR
dc.subject Language skills in didactic sequences pt_BR
dc.subject Reflective session pt_BR
dc.subject Continuing Education Course - Portuguese Language Teachers pt_BR
dc.subject Textual genres pt_BR
dc.subject Teaching textual genre writing pt_BR
dc.subject Portuguese Language Teachers - High School pt_BR
dc.subject Portuguese Language Teachers - High School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROCHA, Luciana Vieira Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Production of didactic sequences of genres in the order of arguing: challenges and possibilities for the formation of Portuguese language teachers. pt_BR
dc.identifier.citation ROCHA, Luciana Vieira Alves. Produção de sequências didáticas de gêneros da ordem do argumentar: desafios e possibilidades para a formação de professores de língua portuguesa. 2017. 88f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21737 pt_BR


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