dc.creator.ID |
COSTA, M. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6243343040940918 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BEZERRA, Maria Auxiliadora. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BEZERRA, M. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8478129683261997 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AMORIM, Karine Viana. |
|
dc.contributor.referee2 |
PATRIOTA, Luciene Maria. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho apresenta algumas tecituras a respeito das dificuldades existentes na
prática pedagógica para que aconteçam mudanças na concepção e prática da avaliação na
escola. Observando as relações que perpassam as concepções de uma professora de Língua
Portuguesa do Ensino Fundamental da Educacao de Jovens e Adultos, o Projeto Politico-
Pedagógico que norteia a escola observada, as concepções dos alunos e a pratica pedagógica
de sala de aula e, reconhecendo-se a necessidade de conhecer como se da, na pratica cotidiana
escolar, a maneira de se avaliar os alunos, o presente trabalho apresenta-se na tentativa de
responder ao seguinte questionamento: o que acontece no processo de ensino e aprendizagem
no contexto escolar que dificulta a mudança na avaliação? O objetivo geral elencado para o
trabalho e Analisar o cotidiano da avaliação desenvolvida em uma escola do município de
Campina Grande a partir do Projeto Politico Pedagógico, da postura do professor frente as
avaliações que realiza e as concepções que norteiam sua pratica em sala. Como específicos
elencamos observar como as praticas pedagógicas presentes em sala reforçam a ideia de
estudo para a obtenção de nota, identificar as concepções de avaliação existentes em sala de
aula e investigar a concepção de avaliação proposta pelo Projeto Politico Pedagógico da
escola e sua interferência na pratica pedagógica da sala de aula. Em nossas observações,
percebemos que o Projeto Politico-Pedagógico apresenta convergências com as concepções
da professora quanto a maneira adequada de se fazer a avaliação e as funções a que esta deve
servir, enquanto que, PPP e professora, apresentam divergências quando relacionamos com a
prática de sala de aula e o que e posto no cotidiano escolar, fazendo-nos perceber que a falta
de planejamento e as concepções arraigadas na professora, assim como no próprio sistema
educacional, do que e avaliar acabam por dificultar a mudança do processo avaliativo na
escola. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Convergência e divergência entre o projeto político pedagógico e a prática pedagógica em sala de aula: a avaliação em foco. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-08-15 |
|
dc.description.abstract |
The present work presents some insights about the difficulties in pedagogical practice in order
to change the conception and practice of evaluation. Observing the relations that permeate the
conceptions of a Portuguese-language teacher of the Elementary Education of Youth and
Adult Education, the Political-Pedagogical Project that guides the observed school, students'
conceptions and the pedagogical practice of the classroom and, I f the need to know how in the
daily school practice is given the way students are evaluated, the present work is presented in
an attempt to answer the following question: what happens in the teaching and learning
process in the school context that hinders The change in evaluation? Through the analysis of
the daily evaluation carried out in a school in the city of Campina Grande, based on the
Pedagogical Political Project, the teacher's attitude towards the evaluations and the
conceptions that allow this to happen, we sought to identify the evaluation conceptions that
exist in the classroom Of classroom, observe how the pedagogical practices present in the
room reinforce the idea of study to obtain note and investigate the conception of evaluation
proposed by the School's Political Pedagogical Project and its interference in the pedagogical
practice of the classroom. In our observations, we notice that the Political-Pedagogical Project
presents convergences with the teacher's conceptions as to the proper way to make the
evaluation and the functions that it should serve, whereas, PPP and teacher, they present
divergences when related to the practice of Classroom and what is put into the daily school,
making us realize that the lack of planning and the deep-rooted conceptions of what is to
evaluate ends up hampering the change of the evaluation process in school. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21738 |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-29T13:13:34Z |
|
dc.date.available |
2021-10-29 |
|
dc.date.available |
2021-10-29T13:13:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Projeto político pedagógico |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua portuguesa - Educação de Jovens e Adultos |
pt_BR |
dc.subject |
Educação de Jovens e Adultos - ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Concepção de avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Instrumentos de avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Processos de avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Political Pedagogical Project |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
School evaluation |
pt_BR |
dc.subject |
Portuguese language teaching - Youth and Adult Education |
pt_BR |
dc.subject |
Youth and Adult Education - Portuguese language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluation design |
pt_BR |
dc.subject |
Learning assessment |
pt_BR |
dc.subject |
Assessment instruments |
pt_BR |
dc.subject |
Assessment Processes |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Mayra Lira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Convergence and divergence between the political pedagogical project and the pedagogical practice in the classroom: focus assessment. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Mayra Lira da. Convergência e divergência entre o projeto político pedagógico e a prática pedagógica em sala de aula: a avaliação em foco. 2017. 51f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21738 |
pt_BR |