DSpace/Manakin Repository

Convergência e divergência entre o projeto político pedagógico e a prática pedagógica em sala de aula: a avaliação em foco.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, M. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6243343040940918 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BEZERRA, Maria Auxiliadora.
dc.contributor.advisor1ID BEZERRA, M. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8478129683261997 pt_BR
dc.contributor.referee1 AMORIM, Karine Viana.
dc.contributor.referee2 PATRIOTA, Luciene Maria.
dc.description.resumo O presente trabalho apresenta algumas tecituras a respeito das dificuldades existentes na prática pedagógica para que aconteçam mudanças na concepção e prática da avaliação na escola. Observando as relações que perpassam as concepções de uma professora de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental da Educacao de Jovens e Adultos, o Projeto Politico- Pedagógico que norteia a escola observada, as concepções dos alunos e a pratica pedagógica de sala de aula e, reconhecendo-se a necessidade de conhecer como se da, na pratica cotidiana escolar, a maneira de se avaliar os alunos, o presente trabalho apresenta-se na tentativa de responder ao seguinte questionamento: o que acontece no processo de ensino e aprendizagem no contexto escolar que dificulta a mudança na avaliação? O objetivo geral elencado para o trabalho e Analisar o cotidiano da avaliação desenvolvida em uma escola do município de Campina Grande a partir do Projeto Politico Pedagógico, da postura do professor frente as avaliações que realiza e as concepções que norteiam sua pratica em sala. Como específicos elencamos observar como as praticas pedagógicas presentes em sala reforçam a ideia de estudo para a obtenção de nota, identificar as concepções de avaliação existentes em sala de aula e investigar a concepção de avaliação proposta pelo Projeto Politico Pedagógico da escola e sua interferência na pratica pedagógica da sala de aula. Em nossas observações, percebemos que o Projeto Politico-Pedagógico apresenta convergências com as concepções da professora quanto a maneira adequada de se fazer a avaliação e as funções a que esta deve servir, enquanto que, PPP e professora, apresentam divergências quando relacionamos com a prática de sala de aula e o que e posto no cotidiano escolar, fazendo-nos perceber que a falta de planejamento e as concepções arraigadas na professora, assim como no próprio sistema educacional, do que e avaliar acabam por dificultar a mudança do processo avaliativo na escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Convergência e divergência entre o projeto político pedagógico e a prática pedagógica em sala de aula: a avaliação em foco. pt_BR
dc.date.issued 2017-08-15
dc.description.abstract The present work presents some insights about the difficulties in pedagogical practice in order to change the conception and practice of evaluation. Observing the relations that permeate the conceptions of a Portuguese-language teacher of the Elementary Education of Youth and Adult Education, the Political-Pedagogical Project that guides the observed school, students' conceptions and the pedagogical practice of the classroom and, I f the need to know how in the daily school practice is given the way students are evaluated, the present work is presented in an attempt to answer the following question: what happens in the teaching and learning process in the school context that hinders The change in evaluation? Through the analysis of the daily evaluation carried out in a school in the city of Campina Grande, based on the Pedagogical Political Project, the teacher's attitude towards the evaluations and the conceptions that allow this to happen, we sought to identify the evaluation conceptions that exist in the classroom Of classroom, observe how the pedagogical practices present in the room reinforce the idea of study to obtain note and investigate the conception of evaluation proposed by the School's Political Pedagogical Project and its interference in the pedagogical practice of the classroom. In our observations, we notice that the Political-Pedagogical Project presents convergences with the teacher's conceptions as to the proper way to make the evaluation and the functions that it should serve, whereas, PPP and teacher, they present divergences when related to the practice of Classroom and what is put into the daily school, making us realize that the lack of planning and the deep-rooted conceptions of what is to evaluate ends up hampering the change of the evaluation process in school. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21738
dc.date.accessioned 2021-10-29T13:13:34Z
dc.date.available 2021-10-29
dc.date.available 2021-10-29T13:13:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Projeto político pedagógico pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Avaliação escolar pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa - Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos - ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Concepção de avaliação pt_BR
dc.subject Avaliação de aprendizagem pt_BR
dc.subject Instrumentos de avaliação pt_BR
dc.subject Processos de avaliação pt_BR
dc.subject Political Pedagogical Project pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject School evaluation pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching - Youth and Adult Education pt_BR
dc.subject Youth and Adult Education - Portuguese language teaching pt_BR
dc.subject Evaluation design pt_BR
dc.subject Learning assessment pt_BR
dc.subject Assessment instruments pt_BR
dc.subject Assessment Processes pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Mayra Lira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Convergence and divergence between the political pedagogical project and the pedagogical practice in the classroom: focus assessment. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Mayra Lira da. Convergência e divergência entre o projeto político pedagógico e a prática pedagógica em sala de aula: a avaliação em foco. 2017. 51f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21738 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta