DSpace/Manakin Repository

Contribuições do PIBID no processo de ensino-aprendizagem e na formação de docentes.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, T. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6184634825556140 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CUNHA, Fernando Antônio Portela da.
dc.contributor.advisor1ID CUNHA, F. A. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3527352218191692 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.contributor.advisor-co1ID SALES, L. L. M. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/8014601030787702 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERNANDES FILHO, Antônio.
dc.contributor.referee2 PINHEIRO, Carlos Davidson.
dc.description.resumo O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um Programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que dentre seus objetivos pretende oferecer condições para uma maior integração entre as escolas da Educação Básica e as instituições formadoras, promovendo, assim, uma articulação entre a teoria e a prática da docência, contribuindo para a elevação da qualidade dos cursos de licenciatura. O programa oportuniza o contato dos licenciados direto com a realidade escolar, sob uma perspectiva de atuação diferenciada, permitindo aos docentes uma preparação para seu futuro campo de atuação. Atualmente o PIBID de Química conta com treze bolsistas de graduação, dois professores de escolas públicas (supervisores do subprojeto) e três professores do ensino superior (coordenador de área, coordenador de gestão e coordenador institucional). E atende a duas escolas da rede pública de Cajazeiras PB,Cristiano Cartaxo e Monsenhor Constantino Vieira. O presente projeto tem por objetivo averiguar as contribuições do PIBID para o ensino de química, na visão dos alunos de ensino médio e para a formação docente conforme relatos dos professores supervisores e dos bolsistas de química. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa recorrendo a formulários e entrevistas semi-estruturada. Foi realizado um debate com os bolsistas do PIBID de química do CFP/ UFCG, visando proporcionar momento de reflexão sobre o programa. Os resultados obtidos demonstram a importância do PIBID a formação docente e conseqüente melhoria do processo de aprendizagem em química. Conclui-se que programa PIBID tem papel significativo para o processo de ensino-aprendizagem e para a formação docente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Química. pt_BR
dc.title Contribuições do PIBID no processo de ensino-aprendizagem e na formação de docentes. pt_BR
dc.date.issued 2017-10-09
dc.description.abstract The Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) is a Program of Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) that among its objectives intends to offer conditions for greater integration between schools of Basic Education and educational institutions, thus promoting an articulation between the theory and practice of teaching, contributing to the elevation of the quality of degree courses. The program provides licensees with direct contact with the school reality, from a perspective of differentiated performance, allowing teachers a preparation for its future field of action. Currently the PIBID of Chemistry has thirteen undergraduate scholarship holders, two public school teachers (subproject supervisors) and three higher education professors (area coordinator,management coordinator and institutional coordinator). And it serves two schools in the network public of Cajazeiras PB, Cristiano Cartaxo and Monsignor Constantino Vieira. THEThis project aims to investigate the contributions of PIBID to the teaching of chemistry, in the view of high school students and for teacher training according to reports from supervising professors and chemistry scholarship holders. The methodology used it has a qualitative approach using forms and semi-structured interviews. A debate was held with the CFP/UFCG chemistry PIBID fellows, aiming at provide a moment for reflection on the program. The obtained results demonstrate the importance of PIBID to teacher training and the consequent improvement of learning process in chemistry. It is concluded that the PIBID program has a role significant for the teaching-learning process and for teacher training.
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21739
dc.date.accessioned 2021-10-29T13:26:59Z
dc.date.available 2021-10-29
dc.date.available 2021-10-29T13:26:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente-química pt_BR
dc.subject Formação inicial pt_BR
dc.subject Formação continuada pt_BR
dc.subject PIBID pt_BR
dc.subject Química-ensino pt_BR
dc.subject Chemistry teacher training pt_BR
dc.subject Initial formation pt_BR
dc.subject Continuing education pt_BR
dc.subject Chemistry-teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Thuana Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative PIBID's contributions to the teaching-learning process and on teacher training . pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Thuana Pereira. Contribuições do PIBID no processo de ensino-aprendizagem e na formação de docentes. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta