dc.creator.ID |
SILVA, T. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6184634825556140 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
CUNHA, Fernando Antônio Portela da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CUNHA, F. A. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3527352218191692 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
SALES, Luciano Leal de Morais. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
SALES, L. L. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8014601030787702 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FERNANDES FILHO, Antônio. |
|
dc.contributor.referee2 |
PINHEIRO, Carlos Davidson. |
|
dc.description.resumo |
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um Programa da
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que dentre
seus objetivos pretende oferecer condições para uma maior integração entre as escolas
da Educação Básica e as instituições formadoras, promovendo, assim, uma articulação
entre a teoria e a prática da docência, contribuindo para a elevação da qualidade dos
cursos de licenciatura. O programa oportuniza o contato dos licenciados direto com a
realidade escolar, sob uma perspectiva de atuação diferenciada, permitindo aos docentes
uma preparação para seu futuro campo de atuação. Atualmente o PIBID de Química
conta com treze bolsistas de graduação, dois professores de escolas públicas
(supervisores do subprojeto) e três professores do ensino superior (coordenador de área,
coordenador de gestão e coordenador institucional). E atende a duas escolas da rede
pública de Cajazeiras PB,Cristiano Cartaxo e Monsenhor Constantino Vieira. O
presente projeto tem por objetivo averiguar as contribuições do PIBID para o ensino de
química, na visão dos alunos de ensino médio e para a formação docente conforme
relatos dos professores supervisores e dos bolsistas de química. A metodologia utilizada
é de abordagem qualitativa recorrendo a formulários e entrevistas semi-estruturada.
Foi realizado um debate com os bolsistas do PIBID de química do CFP/ UFCG, visando
proporcionar momento de reflexão sobre o programa. Os resultados obtidos
demonstram a importância do PIBID a formação docente e conseqüente melhoria do
processo de aprendizagem em química. Conclui-se que programa PIBID tem papel
significativo para o processo de ensino-aprendizagem e para a formação docente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Química. |
pt_BR |
dc.title |
Contribuições do PIBID no processo de ensino-aprendizagem e na formação de docentes. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017-10-09 |
|
dc.description.abstract |
The Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) is a Program of Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) that among its objectives intends to offer conditions for greater integration between schools of Basic Education and educational institutions, thus promoting an articulation between the theory and practice of teaching, contributing to the elevation of the quality of degree courses. The program provides licensees with direct contact with the school reality, from a perspective of differentiated performance, allowing teachers a preparation for its future field of action. Currently the PIBID of Chemistry has thirteen undergraduate scholarship holders, two public school teachers (subproject supervisors) and three higher education professors (area coordinator,management coordinator and institutional coordinator). And it serves two schools in the network public of Cajazeiras PB, Cristiano Cartaxo and Monsignor Constantino Vieira. THEThis project aims to investigate the contributions of PIBID to the teaching of chemistry, in the view of high school students and for teacher training according to reports from supervising professors and chemistry scholarship holders. The methodology used it has a qualitative approach using forms and semi-structured interviews. A debate was held with the CFP/UFCG chemistry PIBID fellows, aiming at provide a moment for reflection on the program. The obtained results demonstrate the importance of PIBID to teacher training and the consequent improvement of learning process in chemistry. It is concluded that the PIBID program has a role significant for the teaching-learning process and for teacher training. |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21739 |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-29T13:26:59Z |
|
dc.date.available |
2021-10-29 |
|
dc.date.available |
2021-10-29T13:26:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente-química |
pt_BR |
dc.subject |
Formação inicial |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
PIBID |
pt_BR |
dc.subject |
Química-ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Initial formation |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing education |
pt_BR |
dc.subject |
Chemistry-teaching |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Thuana Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
PIBID's contributions to the teaching-learning process and on teacher training . |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Thuana Pereira. Contribuições do PIBID no processo de ensino-aprendizagem e na formação de docentes. 2017. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
pt_BR |