DSpace/Manakin Repository

Uma contribuição ao ensino de geometria espacial.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, E. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4610971280639497 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.
dc.contributor.advisor1ID DE MORAIS FILHO, D. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0266444096441721 pt_BR
dc.contributor.referee1 RIBEIRO, Bruno Henrique Carvalho.
dc.contributor.referee2 SILVA, Rosana Marques da.
dc.description.resumo O presente trabalho tem por objetivo contribuir com o ensino e a aprendizagem de geometria espacial. Começamos por analisar dois livros didáticos de matemática do ensino médio adotados por escolas da rede pública. As análises dos mesmos nos dão uma amostra da maneira como os livros tratam a geometria espacial. Após as análises procuramos dar a nossa colaboração aos professores e alunos, propondo a utilização do software educacional, uma pletora de poliedros, um recurso didático que complementa o livro didático e que visa tornar o ensino da geometria mais dinâmico e atraente para docentes e discentes. Propomos também, o cálculo do volume de dois sólidos platônicos que normalmente não são encontrados nos livros didáticos de matemática, o dodecaedro e o icosaedro, com a utilização de conceitos matemáticos do conhecimento dos alunos das séries finais do ensino médio. Sugerimos e aplicamos duas listas de atividades, nas quais foram utilizados os softwares educacionais, uma pletora poliedros, projeções ortogonais e trip-lets, o que propiciou uma participação bastante efetiva dos alunos que responderam em um questionário a respeito da utilização de softwares nas aulas de matemática que há um ganho de tempo e uma melhor percepção das figuras, auxiliando na compreensão dos conceitos envolvidos. Por fim, em relatório conclusivo com as resposta dadas pelos alunos às atividades, concluímos que foi válida utilização de softwares educacionais como recurso didático, apresentando um resultado bastante positivo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geometria e Topologia pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Uma contribuição ao ensino de geometria espacial. pt_BR
dc.date.issued 2013-07
dc.description.abstract This work aims to contribute to the spatial geometry teaching and learning. We begin by analyzing two math textbooks for high school adopted by public schools. The analyzes of these give us a sample of how the books are about the spatial geometry. After the analysis we try to give our assistance to teachers and students, proposing the use of educational software, a plethora of polyhedra, a feature that complements the teaching and textbook aimed at making the geometry teaching more dynamic and appealing to teachers and students. We also propose, calculating the volume of two Platonic solids that are not normally found in mathematics textbooks, the dodecahedron and the icosahedron, with the use of mathematical concepts known to the students of grades of high school. We suggest and apply two lists of activities in which we used the educational software plethora polyhedra, orthogonal projections and trip-lets, which provided a very effective participation of students who responded to a questionnaire regarding the use of mathematical software in the classes that there is a time gain and a better understanding of the figures, assisting in understanding the concepts involved. Finally, in concluding report with the answers given by the students to activities, we conclude that it was valid the use of educational software as a teaching resource, presenting a very positive result. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2173
dc.date.accessioned 2018-11-12T19:56:37Z
dc.date.available 2018-11-12
dc.date.available 2018-11-12T19:56:37Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Geometria espacial pt_BR
dc.subject Contribuição ao ensino pt_BR
dc.subject Software pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Spatial Geometry pt_BR
dc.subject Contribution to teaching pt_BR
dc.subject Teaching and learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Ednaldo Bernardo de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, E. B. de. Uma contribuição ao ensino de geometria espacial. 2013. 141 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2173 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta