Repositorio Dspace/Manakin

Enunciados de produção textual no ensino fundamental: uma análise das condições de produção.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID MEIRA, V. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8020452448742279 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, Maria de Fátima.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, M. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290512017403409 pt_BR
dc.contributor.referee1 REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Denise Lino de.
dc.description.resumo Neste trabalho monográfico, tivemos como objetivo principal analisar os enunciados das atividades de produção textual propostos por professores de turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Visando aprimorar os nossos conhecimentos sobre o tratamento dado a escrita, sobre os enunciados de atividades e de produção textual e. mais precisamente, as condições de produção textual, fundamentamo-nos, teoricamente, neste estudo, em pesquisas de Lino de Araujo (2014), Reinaldo (2007), Menegassi e Fuza (2007), Dolz e Schneuwly (2004), Bronckart (1999; 2003), Beth Marcuschi, (2010), Beth Marcuschi e Leal (2009), Bezerra e Reinaldo (2014), Antunes (2003), Marcuschi (2003), Alves (2014), Koch e Elias (2009) e Geraldi (1993), entre outros. A pesquisa e de natureza quali-quantitativa e teve como corpus seis enunciados de atividades de produção textual construídos por quatro professoras da rede municipal de Campina Grande que participaram do Curso de Extensão "Didatização de Gêneros Textuais no Ensino Fundamental". Os dados do estudo evidenciam que falta uma maior clareza, por parte dos docentes, sobre o que são as condições de produção textual (por que escrever, para quem, esfera social de circulação, gênero a ser definido, etc.) e sobre sua importância para o trabalho com a escrita na escola. Cinco (5) dos seis (6) enunciados analisados demonstraram a falta da explicitação das condições de produção dos textos. Os resultados revelam a necessidade dos professores orientarem suas práticas e, consequentemente, as atividades de escrita dos alunos, com base nos parâmetros que constituem as condições de produção, propiciando que os alunos conheçam, compreendam e utilizem os gêneros textuais de forma consciente e adequada as situações de interação nas praticas sociais das quais participam. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguística Educação pt_BR
dc.title Enunciados de produção textual no ensino fundamental: uma análise das condições de produção. pt_BR
dc.date.issued 2017-05-30
dc.description.abstract In this monographic work, we had as main objective to analyze the statements of the activities of textual production proposed by teachers of classes from the initial years of Elementary School. In order to improve our knowledge on the treatment of writing, on the statements of activities and textual production, and more precisely on the conditions of textual production, we are theoretically grounded in this study in Lino de Araujo's (2014) (2008), Beth Marcuschi and Leal (2009), Bezerra and Reinaldo (2014), Antunes (1998), Reinaldo (2007), Menegassi and Fuza (2007), Dolz and Schneuwly (2004), Bronckart (2003), Marcuschi (2003), Alves (2014), Koch and Elias (2009) and Geraldi (1993), among others. The research is of qualitative and quantitative nature and had as corpus six statements of activities of textual production constructed by four teachers of the municipal network of Campina Grande who participated in the Extension Course "Didatization of Textual Genres in Primary Education". The data of the study show that there is a lack of clarity on the part of teachers about what are the conditions of textual production (why to write, for whom, the social sphere of circulation, gender to be defined, etc.) and its importance To work with writing at school. Five (5) of the six (6) statements analyzed demonstrated the lack of explanation of the production conditions of the texts. The results reveal the need for teachers to orient their practices and, consequently, students' writing activities, based on the parameters that constitute the production conditions, allowing students to know, understand and use textual genres consciously and appropriately to the students. Interaction situations in the social practices in which they participate. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21741
dc.date.accessioned 2021-10-29T13:34:07Z
dc.date.available 2021-10-29
dc.date.available 2021-10-29T13:34:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Produção textual - ensino fundamental pt_BR
dc.subject Escrita - produção textual pt_BR
dc.subject Enunciados de produção textual pt_BR
dc.subject Educação básica - produção textual pt_BR
dc.subject Ensino da escrita pt_BR
dc.subject Ensino de produção textual pt_BR
dc.subject Professores de língua portuguesa - ensino fundamental pt_BR
dc.subject Docentes de língua portuguesa - ensino fundamental pt_BR
dc.subject Atividades de escrita pt_BR
dc.subject Escrita na escola pt_BR
dc.subject Condições de produção de texto pt_BR
dc.subject Condições de escrita pt_BR
dc.subject Interacionismo sociodiscursivo pt_BR
dc.subject Gênero reportagem pt_BR
dc.subject Gênero carta ao leitor pt_BR
dc.subject Gênero resumo de uma narrativa pt_BR
dc.subject Text production - elementary school pt_BR
dc.subject Writing - text production pt_BR
dc.subject Textual Production Statements pt_BR
dc.subject Basic education - text production pt_BR
dc.subject Teaching writing pt_BR
dc.subject Portuguese language teachers - elementary school pt_BR
dc.subject Portuguese language teachers - elementary school pt_BR
dc.subject writing activities pt_BR
dc.subject Writing at school pt_BR
dc.subject Text production conditions pt_BR
dc.subject Writing conditions pt_BR
dc.subject Sociodiscursive Interactionism pt_BR
dc.subject Report genre pt_BR
dc.subject Genre letter to the reader pt_BR
dc.subject Summary genre of a narrative pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MEIRA, Vanderléia Lucena.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Textual production statements in elementary school: an analysis of production conditions. pt_BR
dc.identifier.citation MEIRA, Vanderléia Lucena. Enunciados de produção textual no ensino fundamental: uma análise das condições de produção. 2017. 49f. (Monografia), Curso de Especialização em Ensino de Língua Portuguesa para a Educação Básica, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21741 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta