DSpace/Manakin Repository

Conhecimento e professores do ensino fundamental sobre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS JÚNIOR, V. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6305860438967436 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NAGASHIMA, Alynne Mendonca Saraiva.
dc.contributor.advisor1ID SARAIVA, Alynne Mendonça pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Alynne Mendonça SARAIVA pt_BR
dc.contributor.advisor1ID Alynne Mendonça Saraiva pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8869678305441029 pt_BR
dc.contributor.referee1 PASCOAL, Francilene Figueirêdo da Silva.
dc.contributor.referee1ID PASCOAL, F. F. S. pt_BR
dc.contributor.referee1ID FRANCILENE FIGUEIREDO DA SILVA PASCOAL pt_BR
dc.contributor.referee1ID PASCOAL, FFS pt_BR
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5199220432380152 pt_BR
dc.contributor.referee2 SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito.
dc.contributor.referee2ID SANTOS, N. C. C. de B. pt_BR
dc.contributor.referee2ID SANTOS, NATHANIELLY CYSTINE CB pt_BR
dc.contributor.referee2ID SANTOS, NATHANIELLY CRISTINA CARVALHO DE B. pt_BR
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/6315363248040926 pt_BR
dc.description.resumo O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade, sendo considerado um dos transtornos crônicos mais comumente diagnosticados na idade escolar e nos serviços de Atenção Primária. As taxas de prevalência do transtorno são 5% em crianças e 2,5%, em adultos, sabendo que entre 3% e 6% da população mundial sofre com o Transtorno. O seguinte trabalho tem como principal objetivo verificar o conhecimento e atuação de professores do ensino fundamental acerca do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, sendo esse um fator fundamental no momento do reconhecimento e uma importante ferramenta para o diagnóstico precoce, e, assim, contribuir para melhora na qualidade de vida da criança. Trata-se de um estudo transversal, descritivo de abordagem quantitativa que contou com a participação de 16 professores do ensino fundamental da rede municipal de ensino da cidade de Cuité-PB. Para isso foi utilizado um questionário contendo 16 questões aplicadas por meio da ferramenta digital Google Forms e analisadas criticamente à luz da literatura. O público entrevistado é predominantemente pedagogo (68,75%), porém não exclusivo a essa formação, com 10 ou mais anos de atuação e em sua maioria (75%) atuando em apenas uma escola. Todos conhecem o que é o TDAH, porém apenas uma minoria (31,25%) do total soube dar descrições sólidas da sintomatologia. Quando questionados se tem alguma criança em sala de aula com TDAH a maioria (68,75%) refere não ter, porém quando se trata dos alunos que eles consideram ter o transtorno, esses valores quase se invertem sendo (62,5%). Tendo o argumento que alunos com TDAH têm necessidades educacionais especiais, os professores alegaram apoio de suas respectivas escolas como o Atendimento Educacional Especializado (AEE) presente nas mesmas; apoio da coordenação/direção da escola como meio de comunicação entre a família e o professor e aconselhamento dos mesmo sobre a busca por ajuda mais especializada, além de jogos pedagógicos para despertar o interesse e a atenção desses alunos. Embora a maioria tenha declarado formação para lidar com esse tipo de público, (68,75%) afirmaram que ainda se sentem inseguros e (75%) sentem dificuldades de lidar com esse perfil de crianças mesmo trabalhando com o lúdico e os materiais concretos. Desta forma, considera-se então que o TDAH apesar de ser um transtorno comumente conhecido pelos docentes, ainda necessita que sejam realizadas mais ações de qualificação para os professores de uma forma que estes se sintam seguros no processo ensino-aprendizagem destes alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.title Conhecimento e professores do ensino fundamental sobre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-01
dc.description.abstract Attention Deficit/Hyperactivity Disorder is a neurodevelopmental disorder characterized by inattention, hyperactivity and impulsivity, being considered one of the most commonly diagnosed chronic disorders in school age and in primary care services. The prevalence rates of the disorder are 5% in children and 2.5% in adults, knowing that between 3% and 6% of the world population suffers from the Disorder. The main objective of the following work is to verify the knowledge and performance of elementary school teachers about attention deficit hyperactivity disorder, which is a fundamental factor at the time of recognition and an important tool for early diagnosis, and thus contribute to improve the child's quality of life. This is a cross-sectional, descriptive study with a quantitative approach that included the participation of 16 elementary school teachers from the municipal education system in the city of Cuité-PB. For this, a questionnaire containing 16 questions was used, applied through the digital tool Google Forms and critically analyzed in the light of the literature. The public interviewed is predominantly pedagogue (68.75%), but not exclusive to this training, with 10 or more years of experience and mostly (75%) working in only one school. Everyone knows what ADHD is, but only a minority (31.25%) of the total knew how to give solid descriptions of the symptoms. When asked if there is any child in the classroom with ADHD, the majority (68.75%) say they do not have it, but when it comes to the students they consider to have the disorder, these values are almost inverted (62.5%). Taking the argument that students with ADHD have special educational needs, teachers claimed support from their respective schools such as the Specialized Educational Service (AEE) present in them; support from the school's coordination/director as a means of communication between the family and the teacher and advising them on the search for more specialized help, in addition to educational games to arouse the interest and attention of these students. Although most have declared training to deal with this type of public, (68.75%) stated that they still feel insecure and (75%) find it difficult to deal with this profile of children even working with playful and concrete materials. Thus, it is considered that ADHD, despite being a disorder commonly known by teachers, still needs more qualification actions for teachers in a way that they feel safe in the teaching-learning process of these students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21743
dc.date.accessioned 2021-10-29T14:47:19Z
dc.date.available 2021-10-29
dc.date.available 2021-10-29T14:47:19Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Saúde da criança pt_BR
dc.subject Transtorno de déficit de atenção pt_BR
dc.subject Transtorno de hiperatividade pt_BR
dc.subject TDAH - criança pt_BR
dc.subject Ensino fundamental - professores pt_BR
dc.subject Professores - ensino fundamental - TDAH pt_BR
dc.subject Child health pt_BR
dc.subject Attention deficit disorder pt_BR
dc.subject Hyperactivity disorder pt_BR
dc.subject ADHD - child pt_BR
dc.subject Elementary school - teachers pt_BR
dc.subject Teachers - Elementary School - ADHD pt_BR
dc.subject Salud de los niños pt_BR
dc.subject Desorden de déficit de atención pt_BR
dc.subject Desorden de hiperactividad pt_BR
dc.subject TDAH - niño pt_BR
dc.subject Escuela primaria - maestros pt_BR
dc.subject Maestros - Escuela primaria - TDAH pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS JÚNIOR, Valquírio Gomes dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Knowledge and elementary school teachers about attention deficit/hyperactivity disorder - ADHD. pt_BR
dc.title.alternative Profesores de conocimiento y de primaria sobre el trastorno por déficit de atención / hiperactividad - TDAH. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Valquírio Gomes dos. Conhecimento e professores do ensino fundamental sobre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH. 2021. 46 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. pt_BR
dc.description.resumen El trastorno por déficit de atención con hiperactividad es un trastorno de neurodesarrollo, caracterizado por falta de atención, hiperactividad e impulsividad, siendo considerado uno de los trastornos crónicos más comúnmente diagnosticados en la edad escolar y en los servicios de Atención Primaria. Las tasas de prevalencia del trastorno son del 5% en niños y 2.5% en adultos, sabiendo que entre el 3% y el 6% de la población mundial padece el Trastorno. El siguiente trabajo tiene como objetivo principal verificar el conocimiento y desempeño de maestros de escuela primaria sobre el trastorno por déficit de atención con hiperactividad, siendo este un factor fundamental en el momento del reconocimiento y un importante herramienta de diagnóstico precoz, contribuyendo así a la mejora de la calidad de vida de niño. Se trata de un estudio descriptivo transversal con enfoque cuantitativo que contó con la participación de 16 docentes de educación básica de la red municipal de docencia en la ciudad de Cuité-PB. Para ello, se utilizó un cuestionario que contenía 16 preguntas. aplicado a través de la herramienta digital Google Forms y analizado críticamente a la luz de literatura. El público entrevistado es predominantemente pedagogo (68,75%), pero no exclusivo de esta formación, con 10 o más años de experiencia y en su mayoría (75%) trabajando en una sola escuela. Todo el mundo sabe qué es el TDAH, pero solo una minoría (31,25%) del total supo dar descripciones sólidas de los síntomas. Cuando se le preguntó si ¿Tiene algún niño en el aula con TDAH? La mayoría (68,75%) dice que no lo tiene, pero cuando se trata de los estudiantes que consideran que tienen el trastorno, estos valores son casi ser invertido (62,5%). Tomando el argumento de que los estudiantes con TDAH tienen necesidades educación especial, los maestros reclamaron el apoyo de sus respectivas escuelas como Servicio educativo especializado (AEE) presente en ellos; el apoyo de coordinación / dirección de la escuela como medio de comunicación entre la familia y el profesor y aconsejarles sobre la búsqueda de ayuda más especializada, además de juegos despertar el interés y la atención de estos estudiantes. Aunque la mayoría tiene declararon formación para atender este tipo de público, (68,75%) afirmaron que todavía se sienten inseguros y (75%) les cuesta lidiar con este perfil de niños. trabajando con materiales lúdicos y concretos. De esta forma, se considera entonces que el El TDAH, a pesar de ser un trastorno comúnmente conocido por los maestros, todavía necesita se llevan a cabo más acciones de cualificación para los docentes de forma que se sentirse seguro en el proceso de enseñanza-aprendizaje de estos estudiantes. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta