dc.creator.ID |
SANTOS JÚNIOR, V. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6305860438967436 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NAGASHIMA, Alynne Mendonca Saraiva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SARAIVA, Alynne Mendonça |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Alynne Mendonça SARAIVA |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID |
Alynne Mendonça Saraiva |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8869678305441029 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PASCOAL, Francilene Figueirêdo da Silva. |
|
dc.contributor.referee1ID |
PASCOAL, F. F. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
FRANCILENE FIGUEIREDO DA SILVA PASCOAL |
pt_BR |
dc.contributor.referee1ID |
PASCOAL, FFS |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5199220432380152 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Nathanielly Cristina Carvalho de Brito. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, N. C. C. de B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, NATHANIELLY CYSTINE CB |
pt_BR |
dc.contributor.referee2ID |
SANTOS, NATHANIELLY CRISTINA CARVALHO DE B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6315363248040926 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade é um transtorno do
neurodesenvolvimento, caracterizado por desatenção, hiperatividade e impulsividade, sendo
considerado um dos transtornos crônicos mais comumente diagnosticados na idade escolar e
nos serviços de Atenção Primária. As taxas de prevalência do transtorno são 5% em crianças e
2,5%, em adultos, sabendo que entre 3% e 6% da população mundial sofre com o Transtorno.
O seguinte trabalho tem como principal objetivo verificar o conhecimento e atuação de
professores do ensino fundamental acerca do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade,
sendo esse um fator fundamental no momento do reconhecimento e uma importante
ferramenta para o diagnóstico precoce, e, assim, contribuir para melhora na qualidade de vida
da criança. Trata-se de um estudo transversal, descritivo de abordagem quantitativa que
contou com a participação de 16 professores do ensino fundamental da rede municipal de
ensino da cidade de Cuité-PB. Para isso foi utilizado um questionário contendo 16 questões
aplicadas por meio da ferramenta digital Google Forms e analisadas criticamente à luz da
literatura. O público entrevistado é predominantemente pedagogo (68,75%), porém não
exclusivo a essa formação, com 10 ou mais anos de atuação e em sua maioria (75%) atuando
em apenas uma escola. Todos conhecem o que é o TDAH, porém apenas uma minoria
(31,25%) do total soube dar descrições sólidas da sintomatologia. Quando questionados se
tem alguma criança em sala de aula com TDAH a maioria (68,75%) refere não ter, porém
quando se trata dos alunos que eles consideram ter o transtorno, esses valores quase se
invertem sendo (62,5%). Tendo o argumento que alunos com TDAH têm necessidades
educacionais especiais, os professores alegaram apoio de suas respectivas escolas como o
Atendimento Educacional Especializado (AEE) presente nas mesmas; apoio da
coordenação/direção da escola como meio de comunicação entre a família e o professor e
aconselhamento dos mesmo sobre a busca por ajuda mais especializada, além de jogos
pedagógicos para despertar o interesse e a atenção desses alunos. Embora a maioria tenha
declarado formação para lidar com esse tipo de público, (68,75%) afirmaram que ainda se
sentem inseguros e (75%) sentem dificuldades de lidar com esse perfil de crianças mesmo
trabalhando com o lúdico e os materiais concretos. Desta forma, considera-se então que o
TDAH apesar de ser um transtorno comumente conhecido pelos docentes, ainda necessita que
sejam realizadas mais ações de qualificação para os professores de uma forma que estes se
sintam seguros no processo ensino-aprendizagem destes alunos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Enfermagem |
pt_BR |
dc.title |
Conhecimento e professores do ensino fundamental sobre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-10-01 |
|
dc.description.abstract |
Attention Deficit/Hyperactivity Disorder is a neurodevelopmental disorder characterized by
inattention, hyperactivity and impulsivity, being considered one of the most commonly
diagnosed chronic disorders in school age and in primary care services. The prevalence rates
of the disorder are 5% in children and 2.5% in adults, knowing that between 3% and 6% of
the world population suffers from the Disorder. The main objective of the following work is
to verify the knowledge and performance of elementary school teachers about attention deficit
hyperactivity disorder, which is a fundamental factor at the time of recognition and an
important tool for early diagnosis, and thus contribute to improve the child's quality of life.
This is a cross-sectional, descriptive study with a quantitative approach that included the
participation of 16 elementary school teachers from the municipal education system in the city
of Cuité-PB. For this, a questionnaire containing 16 questions was used, applied through the
digital tool Google Forms and critically analyzed in the light of the literature. The public
interviewed is predominantly pedagogue (68.75%), but not exclusive to this training, with 10
or more years of experience and mostly (75%) working in only one school. Everyone knows
what ADHD is, but only a minority (31.25%) of the total knew how to give solid descriptions
of the symptoms. When asked if there is any child in the classroom with ADHD, the majority
(68.75%) say they do not have it, but when it comes to the students they consider to have the
disorder, these values are almost inverted (62.5%). Taking the argument that students with
ADHD have special educational needs, teachers claimed support from their respective schools
such as the Specialized Educational Service (AEE) present in them; support from the school's
coordination/director as a means of communication between the family and the teacher and
advising them on the search for more specialized help, in addition to educational games to
arouse the interest and attention of these students. Although most have declared training to
deal with this type of public, (68.75%) stated that they still feel insecure and (75%) find it
difficult to deal with this profile of children even working with playful and concrete materials.
Thus, it is considered that ADHD, despite being a disorder commonly known by teachers, still
needs more qualification actions for teachers in a way that they feel safe in the
teaching-learning process of these students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21743 |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-29T14:47:19Z |
|
dc.date.available |
2021-10-29 |
|
dc.date.available |
2021-10-29T14:47:19Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde da criança |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno de déficit de atenção |
pt_BR |
dc.subject |
Transtorno de hiperatividade |
pt_BR |
dc.subject |
TDAH - criança |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental - professores |
pt_BR |
dc.subject |
Professores - ensino fundamental - TDAH |
pt_BR |
dc.subject |
Child health |
pt_BR |
dc.subject |
Attention deficit disorder |
pt_BR |
dc.subject |
Hyperactivity disorder |
pt_BR |
dc.subject |
ADHD - child |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary school - teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers - Elementary School - ADHD |
pt_BR |
dc.subject |
Salud de los niños |
pt_BR |
dc.subject |
Desorden de déficit de atención |
pt_BR |
dc.subject |
Desorden de hiperactividad |
pt_BR |
dc.subject |
TDAH - niño |
pt_BR |
dc.subject |
Escuela primaria - maestros |
pt_BR |
dc.subject |
Maestros - Escuela primaria - TDAH |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS JÚNIOR, Valquírio Gomes dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Knowledge and elementary school teachers about attention deficit/hyperactivity disorder - ADHD. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Profesores de conocimiento y de primaria sobre el trastorno por déficit de atención / hiperactividad - TDAH. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Valquírio Gomes dos. Conhecimento e professores do ensino fundamental sobre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH. 2021. 46 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2021. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El trastorno por déficit de atención con hiperactividad es un trastorno de
neurodesarrollo, caracterizado por falta de atención, hiperactividad e impulsividad, siendo
considerado uno de los trastornos crónicos más comúnmente diagnosticados en la edad escolar y
en los servicios de Atención Primaria. Las tasas de prevalencia del trastorno son del 5% en niños y
2.5% en adultos, sabiendo que entre el 3% y el 6% de la población mundial padece el Trastorno.
El siguiente trabajo tiene como objetivo principal verificar el conocimiento y desempeño de
maestros de escuela primaria sobre el trastorno por déficit de atención con hiperactividad,
siendo este un factor fundamental en el momento del reconocimiento y un importante
herramienta de diagnóstico precoz, contribuyendo así a la mejora de la calidad de vida
de niño. Se trata de un estudio descriptivo transversal con enfoque cuantitativo que
contó con la participación de 16 docentes de educación básica de la red municipal de
docencia en la ciudad de Cuité-PB. Para ello, se utilizó un cuestionario que contenía 16 preguntas.
aplicado a través de la herramienta digital Google Forms y analizado críticamente a la luz de
literatura. El público entrevistado es predominantemente pedagogo (68,75%), pero no
exclusivo de esta formación, con 10 o más años de experiencia y en su mayoría (75%) trabajando
en una sola escuela. Todo el mundo sabe qué es el TDAH, pero solo una minoría
(31,25%) del total supo dar descripciones sólidas de los síntomas. Cuando se le preguntó si
¿Tiene algún niño en el aula con TDAH? La mayoría (68,75%) dice que no lo tiene, pero
cuando se trata de los estudiantes que consideran que tienen el trastorno, estos valores son casi
ser invertido (62,5%). Tomando el argumento de que los estudiantes con TDAH tienen necesidades
educación especial, los maestros reclamaron el apoyo de sus respectivas escuelas como
Servicio educativo especializado (AEE) presente en ellos; el apoyo de
coordinación / dirección de la escuela como medio de comunicación entre la familia y el profesor y
aconsejarles sobre la búsqueda de ayuda más especializada, además de juegos
despertar el interés y la atención de estos estudiantes. Aunque la mayoría tiene
declararon formación para atender este tipo de público, (68,75%) afirmaron que todavía
se sienten inseguros y (75%) les cuesta lidiar con este perfil de niños.
trabajando con materiales lúdicos y concretos. De esta forma, se considera entonces que el
El TDAH, a pesar de ser un trastorno comúnmente conocido por los maestros, todavía necesita
se llevan a cabo más acciones de cualificación para los docentes de forma que se
sentirse seguro en el proceso de enseñanza-aprendizaje de estos estudiantes. |
pt_BR |