DSpace/Manakin Repository

Estudo das relações entre cordas no círculo a partir do geogebra.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, E. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2051553241289409 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MEDEIROS, Luiz Antônio da Silva.
dc.contributor.advisor1ID MEDEIROS, Luiz Antônio da Silva pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5778546806126449 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Maria Isabelle.
dc.contributor.referee2 FERNANDES, José de Arimatéia.
dc.description.resumo No âmbito do ensino de geometria as possibilidades do uso de recursos tecnológicos no processo de ensino são imensas. Os softwares de geometria dinâmica surgem como um instrumento propício para auxiliar o professor em sua prática pedagógica e contribuir com o processo de aprendizagem dos alunos, apresentando novos meios para o entendimento de conceitos e propriedades geométricas. Além disso, cabe observar que na educação básica pública existe certa dificuldade em se ensinar todos os tópicos de geometria pelo fato de o currículo escolar ser bastante abrangente (não condizendo com o tempo dedicado à disciplina de matemática) e a parte dedicada à geometria aparecer nos últimos capítulos na maioria dos livros didáticos. Observando estes aspectos, realizamos um estudo do círculo e suas propriedades planas utilizando o software GeoGebra, oferecendo aos alunos a possibilidade de investigar problemas, levantar hipóteses e propor soluções, proporcionando a eles meios para a realização de um aprendizado significativo da matemática, tornando-os agentes do processo de construção do próprio conhecimento. Por fim, apresentamos um relato de experiência das atividades didáticas propostas aplicadas em uma turma da segunda série do ensino médio. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Estudo das relações entre cordas no círculo a partir do geogebra. pt_BR
dc.date.issued 2014-03
dc.description.abstract In the context of geometry teaching the possibility of the use of technological resources in the teaching process is immense. The dynamic geometry software emerge as an enabling tool to assist teachers in their teaching practice and contribute to students learning process,presenting new ways for understanding concepts and geometrical properties. Furthermore, it is worth noting that in the public basic education there is some difficulty in teaching all topics in geometry because the school curriculum is very comprehensive (not befitting the time devoted to the discipline of mathematics) and the part dedicated to geometry appears in the last chapters in most textbooks. Observing these aspects, we conducted a study circle and its flat properties using the software GeoGebra, offering students the opportunity to investigate problems, raise hypotheses and propose solutions, giving them the means to achieve a meaningful learning of mathematics, making them actors of the construction process of their own knowledge. Finally, we present an experience report of the educational activities implemented in a second grade class of high school. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2174
dc.date.accessioned 2018-11-12T20:05:27Z
dc.date.available 2018-11-12
dc.date.available 2018-11-12T20:05:27Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Geogebra pt_BR
dc.subject Relações entre cordas pt_BR
dc.subject Ensino de geometria pt_BR
dc.subject Currículo escolar pt_BR
dc.subject Relationship between strings pt_BR
dc.subject Geometry teaching pt_BR
dc.subject School curriculum pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Edson Bernardo de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, E. B. de. Estudo das relações entre cordas no círculo a partir do geogebra. 2014. 71 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2174 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta