dc.contributor.advisor1 |
BARBOSA SOBRINHO, Jaime Alves. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4314291896470987 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CASTRO, Airton Temistocles Gonçalves de. |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1615361219032941 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FERNANDES, José de Arimatéia. |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9776386122552122 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho apresenta alguns Tópicos da História da Matemática e suas contribuições para
o processo de ensino-aprendizagem em algumas etapas da Educação Básica. Mostra as principais
características dos Sistemas de Numeração Decimal Indo-arábico e Hieróglifo Egípcio, bem como
suas aplicações no desenvolvimento dos algoritmos de resolução das operações aritméticas básicas
de adição, subtração, multiplicação e divisão. Também descrevemos alguns métodos para resolução
de equações de 1º, 2º e 3º graus, sem a utilização de fórmulas prontas desprovidas de riquezas
didáticas. Através da leitura de algumas obras e trabalhos voltados para o contexto histórico
da Matemática busquei exibir alguns métodos que podem ser trabalhados na Educação Básica
visando uma abordagem da disciplina com melhores recursos metodológicos, podendo acrescentar
mais sentido aos conteúdos uma vez que mostramos sua importância dentro de situações práticas
relacionadas as necessidades reais da humanidade no que diz respeito ao seu desenvolvimento em
diversas áreas. Foram esses recursos que me motivaram a elaborar este trabalho, com o intuito de
implementar na sala de aula alguns desses métodos, sempre ressalvando seus aspectos históricos,
bem como suas influências para alcançar a Matemática bem estruturada e coerente que conhecemos
hoje. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Tópicos da história da matemática e suas contribuições para o ensino básico. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-08-26 |
|
dc.description.abstract |
This work presents some Topics in the History of Mathematics and their contributions to
the teaching-learning process in some stages of Basic Education. It shows the main features of the
Indo-Arabic and Egyptian Hieroglyph Decimal Numbering Systems, as well as their applications
in the development of algorithms for solving the basic arithmetic operations of addition, subtraction,
multiplication and division. We also describe some methods for solving 1st, 2nd and 3rd
degree equations, without the use of ready-made formulas devoid of didactic richness. By reading
some works and works focused on the historical context of Mathematics, I sought to show some
methods that can be worked on in Basic Education aiming at an approach to the discipline with
better methodological resources, which can add more meaning to the contents since we show its
importance within practical situations related to the real needs of humanity with regard to its
development in various areas. It was these resources that motivated me to elaborate this work, in
order to implement some of these methods in the classroom, always emphasizing their historical
aspects, as well as their influences to achieve the well-structured and coherent Mathematics we
know today. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21757 |
|
dc.date.accessioned |
2021-10-29T20:33:27Z |
|
dc.date.available |
2021-10-29 |
|
dc.date.available |
2021-10-29T20:33:27Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
História da matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Contexto histórico |
pt_BR |
dc.subject |
Sistemas de numeração |
pt_BR |
dc.subject |
Antigos egípcios |
pt_BR |
dc.subject |
Operações básicas |
pt_BR |
dc.subject |
Solução de equações |
pt_BR |
dc.subject |
History of mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Historical context |
pt_BR |
dc.subject |
Numbering systems |
pt_BR |
dc.subject |
Ancient egyptians |
pt_BR |
dc.subject |
Basic operations |
pt_BR |
dc.subject |
Solution of equations |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LUSTOSA, João Batista Siqueira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LUSTOSA, João Batista Siqueira. Tópicos da história da matemática e suas contribuições para o ensino básico. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21757 |
pt_BR |