DSpace/Manakin Repository

Proposta de aplicação dos lemas de Kaplansky para o ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3107671323022272 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CAVALCANTI, Alexsandro Bezerra.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9910076421632091 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERNANDES, Jose de Arimateia.
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/9776386122552122 pt_BR
dc.contributor.referee2 ESTEVES, Divanilda Maia.
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/0088762333310000 pt_BR
dc.description.resumo Este estudo tem por objetivo desenvolver uma proposta didática de aplicação dos Lemas de Kaplansky para o Ensino Médio. Para tanto, realizamos uma pesquisa de campo na qual desenvolvemos um conjunto de atividades que foram aplicadas em uma turma do 2º ano do Ensino Médio na disciplina de matemática. Levando em consideração que as aulas presenciais encontram-se suspensas em decorrência da pandemia da COVID-19 e, desde então foi adotado o modelo de ensino remoto, tal aplicação ocorreu de modo assíncrono, por meio do Google Classroom, onde foi disponibilizada a sequência didática. Com base nos resultados, constatamos que, embora tenham surgido dificuldades na resolução das atividades, alguns alunos demonstraram ter compreendido bem o enunciado dos Lemas. Esperamos que esse possa ser um produto inicial para ser utilizado por professores e alunos da educação básica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Proposta de aplicação dos lemas de Kaplansky para o ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2021-08-27
dc.description.abstract This study aims to develop a didactic proposal for the application of Kaplansky's Lemmas to High School. For that, we carried out a field research in which we developed a set of activities that were applied to a 2ª year of High School class in the mathematics subject. Taking into account that the in-person classes chosen were suspended due to the COVID-19 pandemic and, since then, the remote learning model was adopted, such error request asynchronously, through Google Classroom, where the didactic sequence was made available . Based on the results, we found that, although there were difficulties in solving the activities, some students demonstrated that they understood the statement of the Lemmas enunciation weel. We hope that this can be an initial product to be used by teachers and students of basic education. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21760
dc.date.accessioned 2021-10-29T22:20:11Z
dc.date.available 2021-10-29
dc.date.available 2021-10-29T22:20:11Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Análise combinatória pt_BR
dc.subject Lemas de Kaplansky pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Combinatorial analysis pt_BR
dc.subject Kaplansky's Lemmas pt_BR
dc.subject Didactic sequence pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA JÚNIOR, Geraldo Erilson da Costa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation SILVA JÚNIOR, Geraldo Erilson da Costa. Proposta de aplicação dos Lemas de Kaplansky para o Ensino Médio. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21760 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta