DSpace/Manakin Repository

A construção da profissionalidade docente: desafios, avanços e perspectivas vivenciadas no chão de uma escola do campo no município de Sumé-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALENCAR, A. C. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 pt_BR
dc.contributor.advisor1 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.advisor1ID TORRES, D. X. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6913539254861756 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Maria do Socorro.
dc.contributor.referee2 AMORIM, Maurícia Tatiele Sousa Moura de.
dc.contributor.referee3 ARAÚJO, Isaías Ferreira de.
dc.contributor.referee4 SILVA, Lucivania Deodato da.
dc.contributor.referee5 FERREIRA, Aran Jônatas Lucena.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2021.tccartigo.alencar
dc.description.resumo O trabalho monográfico intitulado “A Construção da Profissionalidade Docente: Desafios, avanços e perspectivas vivenciadas no chão de uma Escola do Campo no município de Sumé – PB”, exprime como objeto de estudo compreender as nuances implícitas e explícitas a profissionalidade docente de educadores e educadoras da Unidade Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, escola do campo, situada no Distrito de Pio X, na zona rural do município de Sumé, microrregião do Cariri Ocidental paraibano. Tal instituição está organizada a partir de uma proposta pedagógica ancorada em um currículo integrado por área de conhecimento. Desenvolvese nesta unidade escolar, uma proposta de educação contextualizada para a Convivência com o Semiárido e nos anos finais do ensino fundamental, etapa em que aprofundamos nossas análises, a organização curricular e pedagógica é estruturada a partir de três áreas de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais; Linguagens e Códigos; Ciências da Natureza e Matemática. Trazemos como objetivos da pesquisa: a) Investigar os desafios e avanços inerentes a construção da profissionalidade docente interdisciplinar em uma escola do campo que desenvolve uma proposta de educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido e possui uma organização curricular por área de conhecimento; b) Analisar as contribuições da formação inicial e continuada na construção da profissionalidade docente na escola do campo; c) Identificar as bases epistemológicas, documentais, estratégias pedagógicocurriculares e avaliativas, desenvolvidas na instituição de ensino, que a caracteriza identitariamente como uma escola no e do campo; e d) Sistematizar os processos educativos institucionais e contextualizados, que potencializam as experiências, culturas, valores, saberes, criatividade, trabalho, memória e a vida dos sujeitosagentes da referida Escola do Campo. No que concerne ao método investigativo nosso estudo, está significativamente entrelaçado a pesquisa participante. Estabelecemos como recorte temporal para o desenvolvimento deste estudo, o período compreendido entre os anos de 2013 a 2019. No ano de 2013 ocorreu o início das atividades no prédio da referida instituição e delimitamos o ano de 2019, pois foi o último ano que trabalhei na escola. Tendo dado início ao trabalho na instituição no final do ano letivo de 2015. Delimitamos neste estudo, enquanto sujeitos e agentes da pesquisa, os professores e professoras que trabalharam e, ainda, trabalham, nos anos finais do ensino fundamental da Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade. Um dos principais instrumentos utilizados neste estudo, para a coleta de informações referentes ao perfil dos docentes, bem como às questões de caráter mais abrangente, relacionado a profissionalidade docente foi o questionário. Este foi estruturado a partir de perguntas abertas direcionadas para a construção do perfil dos professores. E num segundo bloco de perguntas, tivemos por intuito coletar informações sobre a formação inicial docente, processos de ensinoaprendizagem, desafios enfrentados para o desenvolvimento das atividades e identificar e compreender os elementos que constituem a profissionalidade e a identidade docente dos professores da escola do Campo. Analisar os dados, a partir da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, possuiu por intuito mostrar as opiniões recolhidas através do questionário semiestruturado, fazendo com que o discurso/escrita, que era um pensamento individualmente internalizado e organizado, seja redigido de modo contextualizado, e que apresente os argumentos, e consequentemente, as concepções do coletivo de sujeitos que se predispuseram a participar de nossa investigação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title A construção da profissionalidade docente: desafios, avanços e perspectivas vivenciadas no chão de uma escola do campo no município de Sumé-PB. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-01
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21761
dc.date.accessioned 2021-11-01T10:42:36Z
dc.date.available 2021-11-01
dc.date.available 2021-11-01T10:42:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação do Campo pt_BR
dc.subject Escola do campo pt_BR
dc.subject Comunidade de Pio X – Sumé - PB pt_BR
dc.subject Profissionalidade docente pt_BR
dc.subject Formação docente – Educação do campo pt_BR
dc.subject Escola Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade pt_BR
dc.subject Countryside education pt_BR
dc.subject Country school pt_BR
dc.subject Pius X Community – Sumé - PB pt_BR
dc.subject Teaching professionality pt_BR
dc.subject Teacher training - Countryside education pt_BR
dc.subject José Bonifácio Municipal School Barbosa de Andrade pt_BR
dc.subject educación rural
dc.subject escuela de campo
dc.subject Comunidad Pius X - Sumé - PB
dc.subject profesionalidad docente
dc.subject Formación de profesores - Educación rural
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The construction of teaching professionalism: challenges, advances and perspectives experienced on the ground of a rural school in the city of Sumé-PB. pt_BR
dc.identifier.citation ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. A construção da profissionalidade docente: desafios, avanços e perspectivas vivenciadas no chão de uma escola do campo no município de Sumé-PB. 2021. 80f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21761 pt_BR
dc.description.resumen El trabajo monográfico titulado "La Construcción de la Profesionalidad Docente: Desafíos, avances y perspectivas vividas en el terreno de una Escuela de Campo en el municipio de Sumé PB", expresa como objeto de estudio para comprender los matices implícitos y explícitos de la profesionalidad docente de educadores de la Unidad de Educación Infantil y Primaria Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade, una escuela rural, ubicada en el Distrito de Pio X, en la zona rural del municipio de Sumé, microrregión de Western Cariri en Paraíba. Esta institución se organiza a partir de una propuesta pedagógica anclada en un currículo integrado por áreas de conocimiento. En esta unidad escolar se desarrolla una propuesta educativa contextualizada para la Convivencia con el Semiárido y en los últimos años de la escuela primaria, etapa en la que profundizamos nuestro análisis, la organización curricular y pedagógica se estructura en torno a tres áreas de conocimiento: Ciencias Humanas y Social; Idiomas y códigos; Ciencias Naturales y Matemáticas. Nuestros objetivos de investigación son: a) Investigar los desafíos y avances inherentes a la construcción de la profesionalidad docente interdisciplinaria en una escuela rural que desarrolla una propuesta educativa contextualizada para el Vivir con el Semiárido y tiene una organización curricular por áreas de conocimiento; b) Analizar los aportes de la educación inicial y continua en la construcción de la profesionalidad docente en la escuela rural; c) Identificar las estrategias epistemológicas, documentales, pedagógicocurriculares y evaluativas desarrolladas en la institución educativa, que la caracteriza de manera idéntica como escuela en y en el campo; y d) Sistematizar procesos educativos institucionales y contextualizados, que potencien las vivencias, culturas, valores, conocimientos, creatividad, trabajo, memoria y vida de los sujetosagentes de la mencionada Escola do Campo.En cuanto al método de investigación, nuestro estudio está significativamente entrelazado con la investigación participante. Establecimos como marco temporal para el desarrollo de este estudio, el período comprendido entre los años 2013 a 2019. En 2013 se iniciaron las actividades en el edificio de la mencionada institución y delimitamos el año 2019, ya que fue el último año que trabajé en la escuela. Habiendo comenzado a trabajar en la institución a finales del curso 2015. En este estudio delimitamos, como sujetos de investigación y agentes, los docentes que trabajaron y aún trabajan en los últimos cursos de educación básica en la Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade. Uno de los principales instrumentos utilizados en este estudio para recopilar información sobre el perfil de los docentes, así como preguntas más integrales relacionadas con la profesionalidad docente fue el cuestionario. Este se estructuró a partir de preguntas abiertas dirigidas a construir el perfil de los docentes. Y en un segundo bloque de preguntas, se tuvo como objetivo recopilar información sobre la formación inicial docente, los procesos de enseñanzaaprendizaje, los desafíos que se enfrentan para el desarrollo de las actividades e identificar y comprender los elementos que constituyen la profesionalidad e identidad docente de los docentes de la escuela de Campo. El análisis de los datos, a partir de la metodología del Discurso del Sujeto Colectivo, tuvo como objetivo mostrar las opiniones recolectadas a través del cuestionario semiestructurado, haciendo que el discurso / escritura, que fue un pensamiento individualmente internalizado y organizado, sea escrito de manera contextualizada, y que presente los argumentos, y en consecuencia, las concepciones del colectivo de sujetos que estaban dispuestos a participar en nuestra investigación. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta