dc.creator.ID |
ALENCAR, A. C. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4055262617186678 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
TORRES, Denise Xavier. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
TORRES, D. X. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6913539254861756 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Maria do Socorro. |
|
dc.contributor.referee2 |
AMORIM, Maurícia Tatiele Sousa Moura de. |
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dc.contributor.referee3 |
ARAÚJO, Isaías Ferreira de. |
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dc.contributor.referee4 |
SILVA, Lucivania Deodato da. |
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dc.contributor.referee5 |
FERREIRA, Aran Jônatas Lucena. |
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dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2021.tccartigo.alencar |
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dc.description.resumo |
O trabalho monográfico intitulado “A Construção da Profissionalidade Docente: Desafios,
avanços e perspectivas vivenciadas no chão de uma Escola do Campo no município de Sumé –
PB”, exprime como objeto de estudo compreender as nuances implícitas e explícitas a
profissionalidade docente de educadores e educadoras da Unidade Municipal de Educação
Infantil e Ensino Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, escola do campo, situada
no Distrito de Pio X, na zona rural do município de Sumé, microrregião do Cariri Ocidental
paraibano. Tal instituição está organizada a partir de uma proposta pedagógica ancorada em um
currículo integrado por área de conhecimento. Desenvolvese
nesta unidade escolar, uma
proposta de educação contextualizada para a Convivência com o Semiárido e nos anos finais
do ensino fundamental, etapa em que aprofundamos nossas análises, a organização curricular e
pedagógica é estruturada a partir de três áreas de conhecimento: Ciências Humanas e Sociais;
Linguagens e Códigos; Ciências da Natureza e Matemática. Trazemos como objetivos da
pesquisa: a) Investigar os desafios e avanços inerentes a construção da profissionalidade
docente interdisciplinar em uma escola do campo que desenvolve uma proposta de educação
Contextualizada para a Convivência com o Semiárido e possui uma organização curricular por
área de conhecimento; b) Analisar as contribuições da formação inicial e continuada na
construção da profissionalidade docente na escola do campo; c) Identificar as bases
epistemológicas, documentais, estratégias pedagógicocurriculares
e avaliativas, desenvolvidas
na instituição de ensino, que a caracteriza identitariamente como uma escola no e do campo; e
d) Sistematizar os processos educativos institucionais e contextualizados, que potencializam as
experiências, culturas, valores, saberes, criatividade, trabalho, memória e a vida dos sujeitosagentes
da referida Escola do Campo. No que concerne ao método investigativo nosso estudo,
está significativamente entrelaçado a pesquisa participante. Estabelecemos como recorte
temporal para o desenvolvimento deste estudo, o período compreendido entre os anos de 2013
a 2019. No ano de 2013 ocorreu o início das atividades no prédio da referida instituição e
delimitamos o ano de 2019, pois foi o último ano que trabalhei na escola. Tendo dado início ao
trabalho na instituição no final do ano letivo de 2015. Delimitamos neste estudo, enquanto
sujeitos e agentes da pesquisa, os professores e professoras que trabalharam e, ainda, trabalham,
nos anos finais do ensino fundamental da Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade. Um dos
principais instrumentos utilizados neste estudo, para a coleta de informações referentes ao perfil
dos docentes, bem como às questões de caráter mais abrangente, relacionado a profissionalidade
docente foi o questionário. Este foi estruturado a partir de perguntas abertas direcionadas para
a construção do perfil dos professores. E num segundo bloco de perguntas, tivemos por intuito
coletar informações sobre a formação inicial docente, processos de ensinoaprendizagem,
desafios enfrentados para o desenvolvimento das atividades e identificar e compreender os
elementos que constituem a profissionalidade e a identidade docente dos professores da escola
do Campo. Analisar os dados, a partir da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo, possuiu
por intuito mostrar as opiniões recolhidas através do questionário semiestruturado, fazendo com
que o discurso/escrita, que era um pensamento individualmente internalizado e organizado, seja
redigido de modo contextualizado, e que apresente os argumentos, e consequentemente, as
concepções do coletivo de sujeitos que se predispuseram a participar de nossa investigação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
A construção da profissionalidade docente: desafios, avanços e perspectivas vivenciadas no chão de uma escola do campo no município de Sumé-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-10-01 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21761 |
|
dc.date.accessioned |
2021-11-01T10:42:36Z |
|
dc.date.available |
2021-11-01 |
|
dc.date.available |
2021-11-01T10:42:36Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação do Campo |
pt_BR |
dc.subject |
Escola do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade de Pio X – Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Profissionalidade docente |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente – Educação do campo |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade |
pt_BR |
dc.subject |
Countryside education |
pt_BR |
dc.subject |
Country school |
pt_BR |
dc.subject |
Pius X Community – Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching professionality |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - Countryside education |
pt_BR |
dc.subject |
José Bonifácio Municipal School Barbosa de Andrade |
pt_BR |
dc.subject |
educación rural |
|
dc.subject |
escuela de campo |
|
dc.subject |
Comunidad Pius X - Sumé - PB |
|
dc.subject |
profesionalidad docente |
|
dc.subject |
Formación de profesores - Educación rural |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The construction of teaching professionalism: challenges, advances and perspectives experienced on the ground of a rural school in the city of Sumé-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALENCAR, Alisson Clauber Mendes de. A construção da profissionalidade docente: desafios, avanços e perspectivas vivenciadas no chão de uma escola do campo no município de Sumé-PB. 2021. 80f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21761 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
El trabajo monográfico titulado "La Construcción de la Profesionalidad Docente: Desafíos,
avances y perspectivas vividas en el terreno de una Escuela de Campo en el municipio de Sumé
PB",
expresa como objeto de estudio para comprender los matices implícitos y explícitos de
la profesionalidad docente de educadores de la Unidad de Educación Infantil y Primaria
Municipal José Bonifácio Barbosa de Andrade, una escuela rural, ubicada en el Distrito de Pio
X, en la zona rural del municipio de Sumé, microrregión de Western Cariri en Paraíba. Esta
institución se organiza a partir de una propuesta pedagógica anclada en un currículo integrado
por áreas de conocimiento. En esta unidad escolar se desarrolla una propuesta educativa
contextualizada para la Convivencia con el Semiárido y en los últimos años de la escuela
primaria, etapa en la que profundizamos nuestro análisis, la organización curricular y
pedagógica se estructura en torno a tres áreas de conocimiento: Ciencias Humanas y Social;
Idiomas y códigos; Ciencias Naturales y Matemáticas. Nuestros objetivos de investigación son:
a) Investigar los desafíos y avances inherentes a la construcción de la profesionalidad docente
interdisciplinaria en una escuela rural que desarrolla una propuesta educativa contextualizada
para el Vivir con el Semiárido y tiene una organización curricular por áreas de conocimiento;
b) Analizar los aportes de la educación inicial y continua en la construcción de la
profesionalidad docente en la escuela rural; c) Identificar las estrategias epistemológicas,
documentales, pedagógicocurriculares
y evaluativas desarrolladas en la institución educativa,
que la caracteriza de manera idéntica como escuela en y en el campo; y d) Sistematizar procesos
educativos institucionales y contextualizados, que potencien las vivencias, culturas, valores,
conocimientos, creatividad, trabajo, memoria y vida de los sujetosagentes
de la mencionada
Escola do Campo.En cuanto al método de investigación, nuestro estudio está significativamente
entrelazado con la investigación participante. Establecimos como marco temporal para el
desarrollo de este estudio, el período comprendido entre los años 2013 a 2019. En 2013 se
iniciaron las actividades en el edificio de la mencionada institución y delimitamos el año 2019,
ya que fue el último año que trabajé en la escuela. Habiendo comenzado a trabajar en la
institución a finales del curso 2015. En este estudio delimitamos, como sujetos de investigación
y agentes, los docentes que trabajaron y aún trabajan en los últimos cursos de educación básica
en la Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade. Uno de los principales instrumentos utilizados
en este estudio para recopilar información sobre el perfil de los docentes, así como preguntas
más integrales relacionadas con la profesionalidad docente fue el cuestionario. Este se
estructuró a partir de preguntas abiertas dirigidas a construir el perfil de los docentes. Y en un
segundo bloque de preguntas, se tuvo como objetivo recopilar información sobre la formación
inicial docente, los procesos de enseñanzaaprendizaje,
los desafíos que se enfrentan para el
desarrollo de las actividades e identificar y comprender los elementos que constituyen la
profesionalidad e identidad docente de los docentes de la escuela de Campo. El análisis de los
datos, a partir de la metodología del Discurso del Sujeto Colectivo, tuvo como objetivo mostrar
las opiniones recolectadas a través del cuestionario semiestructurado, haciendo que el discurso
/ escritura, que fue un pensamiento individualmente internalizado y organizado, sea escrito de
manera contextualizada, y que presente los argumentos, y en consecuencia, las concepciones
del colectivo de sujetos que estaban dispuestos a participar en nuestra investigación. |
pt_BR |