Repositorio Dspace/Manakin

Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID LIMA, P. C. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7618278103297210 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, F. G. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1247110298738243 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARBOSA, Emanuelle de Souza.
dc.contributor.referee1ID BARBOSA, E. S. pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2021.tccartigo.lima3
dc.description.resumo Este trabalho trata-se de um estudo de caso feito na escola de campo José Bonifácio Barbosa de Andrade, tendo como objetivo geral: os significados de gestão democrática na escola, e os objetivos específicos são: caracterizar a estrutura e o funcionamento da Gestão Escolar; identificar e caracterizar os instrumentos de democratização da gestão presentes na escola e analisar as formas e os modos de participação dos sujeitos escolares e extraescolares nos processos de gestão escolar. Onde, por meio de entrevistas com sujeitos escolares e extraescolares (gestão, docentes e pais de alunos), a fim de colher informações para analisar os significados da gestão democrática no âmbito escolar. Nesta trajetória conceitual é feita uma breve abordagem histórica da escola, da educação do campo e também da Administração Escolar. Verificou-se a importância da participação de todos os segmentos escolares na busca da autonomia da instituição escolar e conclui-se que só é possível uma integração dos diversos segmentos escolares, se houver interesse e participação de todos, para assim alcançar com eficácia as metas educacionais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-21
dc.description.abstract This work is a case study carried out at the José Bonifácio Barbosa de Andrade field school, with the general objective: are the meanings of democratic management in the school, and the specific objectives are: to characterize the structure and functioning of School Management ; identify and characterize the instruments of democratization of management present in the school and analyze the forms and modes of participation of school and extraschool subjects in school management processes. Where, through interviews with school and extraschool subjects (management, teachers and parents of students), in order to gather information to analyze the meanings of democratic management in the school environment. In this conceptual trajectory, a brief historical approach to the school, rural education and also School Administration is made. It was verified the importance of the participation of all school segments in the search for the autonomy of the school institution and it is concluded that an integration of the different school segments is only possible, if there is interest and participation of all, in order to effectively achieve the educational. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21782
dc.date.accessioned 2021-11-01T20:01:58Z
dc.date.available 2021-11-01
dc.date.available 2021-11-01T20:01:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Gestão escolar democrática pt_BR
dc.subject Escola do campo – Sumé - PB pt_BR
dc.subject Comunidade escolar pt_BR
dc.subject Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade – gestão democrática pt_BR
dc.subject Democratic school management pt_BR
dc.subject Country school - Sumé - PB pt_BR
dc.subject School community pt_BR
dc.subject José Bonifácio Barbosa de Andrade School – democratic management pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Paloma Caroline Moura de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Democratic management in the rural school U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Paloma Caroline Moura de. Gestão democrática na escola do campo U.M.E.I.E.F. José Bonifácio Barbosa de Andrade Sumé – PB. 2021. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21782 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta