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Relações interpessoais no processo de avaliação da aprendizagem, a partir da compreensão docente.

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dc.creator.ID SILVA, I. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9632973629746191 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.description.resumo Este trabalho teve como problema de pesquisa: Como/se a relação interpessoal entre professor-aluno interfere no processo de avaliação da aprendizagem? Tem como objetivo geral analisar como as relações interpessoais interferem no processo avaliativo nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, a partir do entendimento docente. Os objetivos específicos estão assim descritos: investigar o que professores entendem por relações interpessoais e avaliação da aprendizagem; compreender como/se os professores estabelecem ligações entre as relações interpessoais e o processo avaliativo na prática docente e identificar quais critérios professores utilizam na realização da avaliação da aprendizagem dos alunos. Dentre os principais autores que fundamentaram o referencial teórico estão: Leite (2010), Luckesi (2011), Madalena Freire (1992) e Vasconcellos (2014). Utilizamos a abordagem qualitativa para a realização da pesquisa. Com relação aos instrumentos de coleta de dados, empregamos a entrevista semiestruturada com três professoras lotadas em escolas públicas no município de Barro/CE. Os dados foram analisados seguindo os princípios da análise de conteúdo, na modalidade temática, fundamentada em Minayo (1998). Os principais resultados da pesquisa, a partir das respostas das entrevistadas, foram a afirmativa de existir ligação entre a relação interpessoal e o processo avaliativo e que as relações interpessoais interferem na avaliação da aprendizagem, pois as docentes apontaram já terem vivenciado tal realidade. Além disso, demonstrou-se que essas relações interpessoais se definem, muitas vezes, pelo modo como o(a) professor(a) utiliza a avaliação e também pelo comportamento do aluno em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Relações interpessoais no processo de avaliação da aprendizagem, a partir da compreensão docente. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-14
dc.description.abstract This monograph had as its research problem the following question: How/if the interpersonal relationship between teacher and student interferes in the learning evaluation process? The work has the general objective of analyzing how interpersonal relationships interfere in the evaluation process in the early years of Elementary School, based on the teaching understanding. The specific objectives are described as follows: to investigate what teachers understand by interpersonal relationships and learning evaluation; to understand how/if teachers establish links between interpersonal relationships and the evaluation process in teaching practice and to identify which criteria teachers use in the assessment of students' learning. Among the main authors that support the theoretical reference are: Leite (2010), Luckesi (2011), Madalena Freire (1992) and Vasconcellos (2014). In order to carry out the research, a qualitative approach was used. As to the instruments of data collection, we used the semi-structured interview with teachers working in public schools in the city of Barro/CE. The data were analyzed following the principles of the content analysis, in the thematic modality, based on Minayo (1998). The main results of the research, based on the responses of the interviewed teachers, were the statement that there is a connection between the interpersonal relationship and the evaluation process and that interpersonal relationships interfere in the evaluation of the learning process. The teachers pointed out that they had already experienced such a reality. In addition, it has been shown that these interpersonal relationships are often defined by the way the teacher uses assessment and also by the student's behavior in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21806
dc.date.accessioned 2021-11-03T14:06:12Z
dc.date.available 2021-11-03
dc.date.available 2021-11-03T14:06:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.subject Relações interpessoais pt_BR
dc.subject Processo ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Relação professor-aluno pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Processo avaliativo pt_BR
dc.subject learning assessment pt_BR
dc.subject interpersonal relationships pt_BR
dc.subject Process teaching-learning pt_BR
dc.subject education pt_BR
dc.subject teacher-student relationship pt_BR
dc.subject Evaluation pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject evaluation process pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Irineuma Ribeiro da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Interpersonal relationships in the learning assessment process, the from teacher understanding. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Irineuma Ribeiro da. Relações interpessoais no processo de avaliação da aprendizagem, a partir da compreensão docente. Irineuma Ribeiro da Silva. 2021. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


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