dc.creator.ID |
SILVA, I. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9632973629746191 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOARES, Luisa de Marillac Ramos. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho teve como problema de pesquisa: Como/se a relação interpessoal entre
professor-aluno interfere no processo de avaliação da aprendizagem? Tem como objetivo
geral analisar como as relações interpessoais interferem no processo avaliativo nos anos
iniciais do Ensino Fundamental I, a partir do entendimento docente. Os objetivos específicos
estão assim descritos: investigar o que professores entendem por relações interpessoais e
avaliação da aprendizagem; compreender como/se os professores estabelecem ligações entre
as relações interpessoais e o processo avaliativo na prática docente e identificar quais critérios
professores utilizam na realização da avaliação da aprendizagem dos alunos. Dentre os
principais autores que fundamentaram o referencial teórico estão: Leite (2010), Luckesi
(2011), Madalena Freire (1992) e Vasconcellos (2014). Utilizamos a abordagem qualitativa
para a realização da pesquisa. Com relação aos instrumentos de coleta de dados, empregamos
a entrevista semiestruturada com três professoras lotadas em escolas públicas no município de
Barro/CE. Os dados foram analisados seguindo os princípios da análise de conteúdo, na
modalidade temática, fundamentada em Minayo (1998). Os principais resultados da pesquisa,
a partir das respostas das entrevistadas, foram a afirmativa de existir ligação entre a relação
interpessoal e o processo avaliativo e que as relações interpessoais interferem na avaliação da
aprendizagem, pois as docentes apontaram já terem vivenciado tal realidade. Além disso,
demonstrou-se que essas relações interpessoais se definem, muitas vezes, pelo modo como
o(a) professor(a) utiliza a avaliação e também pelo comportamento do aluno em sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Relações interpessoais no processo de avaliação da aprendizagem, a partir da compreensão docente. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-05-14 |
|
dc.description.abstract |
This monograph had as its research problem the following question: How/if the interpersonal
relationship between teacher and student interferes in the learning evaluation process? The
work has the general objective of analyzing how interpersonal relationships interfere in the
evaluation process in the early years of Elementary School, based on the teaching
understanding. The specific objectives are described as follows: to investigate what teachers
understand by interpersonal relationships and learning evaluation; to understand how/if
teachers establish links between interpersonal relationships and the evaluation process in
teaching practice and to identify which criteria teachers use in the assessment of students'
learning. Among the main authors that support the theoretical reference are: Leite (2010),
Luckesi (2011), Madalena Freire (1992) and Vasconcellos (2014). In order to carry out the
research, a qualitative approach was used. As to the instruments of data collection, we used
the semi-structured interview with teachers working in public schools in the city of Barro/CE.
The data were analyzed following the principles of the content analysis, in the thematic
modality, based on Minayo (1998). The main results of the research, based on the responses
of the interviewed teachers, were the statement that there is a connection between the
interpersonal relationship and the evaluation process and that interpersonal relationships
interfere in the evaluation of the learning process. The teachers pointed out that they had
already experienced such a reality. In addition, it has been shown that these interpersonal
relationships are often defined by the way the teacher uses assessment and also by the
student's behavior in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21806 |
|
dc.date.accessioned |
2021-11-03T14:06:12Z |
|
dc.date.available |
2021-11-03 |
|
dc.date.available |
2021-11-03T14:06:12Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação da aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Relações interpessoais |
pt_BR |
dc.subject |
Processo ensino-aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Relação professor-aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Processo avaliativo |
pt_BR |
dc.subject |
learning assessment |
pt_BR |
dc.subject |
interpersonal relationships |
pt_BR |
dc.subject |
Process teaching-learning |
pt_BR |
dc.subject |
education |
pt_BR |
dc.subject |
teacher-student relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluation |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
evaluation process |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Irineuma Ribeiro da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Interpersonal relationships in the learning assessment process, the from teacher understanding. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Irineuma Ribeiro da. Relações interpessoais no processo de avaliação da aprendizagem, a partir da compreensão docente. Irineuma Ribeiro da Silva. 2021. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. |
pt_BR |