DSpace/Manakin Repository

Perspectivas entre a formação e a atuação profissional dos educandos da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Gustavo Augusto Lima, Lavras da Mangabeira - CE.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MAR, J. M. V. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3810725304088454 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID DI LORENZO, I. D. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8568846210132439 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Cícera Cecília Esmeralda.
dc.contributor.referee2 ANSELMO, Maria da Glória Vieira.
dc.description.resumo O presente trabalho é traz algumas reflexões acerca das concepções da educação profissional, as problemáticas desde a sua criação, até nos dias atuais, bem como entender o ensino profissional, técnico articulado ao ensino médio, e assim consolidar o objeto fundamental da pesquisa que é a atuação dos sujeitos frente ao ensino profissional. O referido estudo tem como objetivo geral: Investigar as perspectivas entre a formação e a atuação profissional dos educandos da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Gustavo Augusto Lima e, se os egressos estão atuando no campo da formação. A pesquisa determina-se como pesquisa qualitativa-quantitativa voltada à compreensão aprofundada dos fenômenos analisados empiricamente, pautada em pesquisa documental, bibliográfica e de campo. O instrumento utilizado no referido estudo foi um questionário contendo 25 questões cada, estruturado em duas versões uma para os alunos que estão concluindo o curso e o outro para os egressos, tendo assim 45 sujeitos no total, dividindo-se 39 alunos concluintes, e 5 egressos da pesquisa. Entre os autores utilizados no referencial teórico estão Alves (2000), Freire (2007), Sousa (2004), Saviani (1996), Frigotti (2010), Depresbiteris (2001), Kuenzer (1997), os quais contextualizam acerca da educação e/ou educação profissional. De acordo com os dados obtidos percebeu-se que os cursos ofertados não estão condizentes com a realidade dos sujeitos, levando em consideração que o curso técnico não garante a inserção destes no mundo do trabalho local, que é um dos objetivos das Escolas Profissionais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Perspectivas entre a formação e a atuação profissional dos educandos da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Gustavo Augusto Lima, Lavras da Mangabeira - CE. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This work is titled as perspectives between formation and the professional performance of students of the Escola Estadual de Educação Profissional Professor Gustavo Augusto Lima, in this context, it brings some reflections about the concepts of professional education, the problematic since your creation, until today, and understand the professional teaching, technical articulated to high school and thus, consolidate the fundamental object of research that is the acting of individuals front of the professional teaching. The research is determined as qualitative and quantitative research focused on depth understanding of the phenomena analyzed empirically, based on desk research, bibliographic and field. The instrument used in this study was a questionnaire with 25 questions each, structured in two versions one for students who are completing the course and the other to the egresses, thus 45 subjects in total, dividing 39 graduating students, and 6 egresses of the research. Among the authors used on the theoretical framework are Alves (2000), Freire (2007), Sousa (2004), Saviani (1996), Frigotti (2010), Depresbiteris (2001), Kuenzer (1997), which contextualizes about education and / or professional education. According to the data obtained it was noticed that the courses offered are not befitting with the reality of the subjects, taking into account that the technical course does not guarantee the inclusion of these in the world of local labor, which is one of the Professional Schools goals. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21809
dc.date.accessioned 2021-11-03T14:26:17Z
dc.date.available 2021-11-03
dc.date.available 2021-11-03T14:26:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Escola profissional pt_BR
dc.subject Educação e formação profissional pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Ensino profissional pt_BR
dc.subject Escola agrícola pt_BR
dc.subject Formação tecnológica pt_BR
dc.subject Formação profissional pt_BR
dc.subject Vocational school pt_BR
dc.subject Vocational Education and Training pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject Professional Education pt_BR
dc.subject Agricultural school pt_BR
dc.subject Formation technological pt_BR
dc.subject Professional qualification pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIANA, Jakline Medeiros.
dc.creator Jakline Medeiros Viana Solos do Mar.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Perspectives between the training and professional performance of students at the State School of Professional Education Professor Gustavo Augusto Lima, Lavras da Mangabeira - CE. pt_BR
dc.identifier.citation VIANA, Jakline Medeiros. Perspectivas entre a formação e a atuação profissional dos educandos da Escola Estadual de Educação Profissional Professor Gustavo Augusto Lima, Lavras da Mangabeira - CE. 2016. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta