DSpace/Manakin Repository

Probabilidade: uma reflexão teórico-prática no ensino da matemática.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DANTAS, E. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9418083462999493 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Diogo Diniz Pereira da Silva e.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, D. D. P. S. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5154042218439017 pt_BR
dc.contributor.referee1 VIEIRA , Vandenberg Lopes.
dc.contributor.referee2 SILVA, Rosana Marques da.
dc.description.resumo Neste trabalho será explorado o conceito de probabilidade, utilizando metodologias investigativas e direcionadas por atividades que buscam mostrar, através de jogos e desafios, a importância desse conhecimento na formação cognitiva do aluno, propiciando-lhe uma reflexão teórico-prática acerca das experiências vivenciadas e estimulando o raciocínio lógico-matemático. Cada atividade vem acompanhada das metodologias, da análise dos resultados e dos questionários avaliativos. Também, serão mostrados os aspectos históricos pertinentes ao surgimento e à formalização do conceito de probabilidade, além de evidenciar a estruturação curricular na escola sobre o tema. O trabalho servirá para subsidiar a prática docente em sala de aula no ensino de probabilidade nas turmas do Ensino Médio. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.subject.cnpq Probabilidade e Estatística pt_BR
dc.title Probabilidade: uma reflexão teórico-prática no ensino da matemática. pt_BR
dc.date.issued 2013-06
dc.description.abstract In this dissertation will explore the concept of probability, using investigative and directed methodologies by activities that seek to show, through games and challenges, the importance of this knowledge in the student’s cognitive formation, providing him a theoretical and practical about the experiences and stimulating logical and mathematical thinking. Each activity comes with the methodologies, the analysis of the results and assessment questionnaires. Also, displays the historical aspects relevant to the emergence and formalization of the concept of probability, besides showing the structure of the school curriculum on the topic. The work will serve to subsidize the teaching practice in the classroom teaching of probability classes in high school. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2180
dc.date.accessioned 2018-11-13T16:19:11Z
dc.date.available 2018-11-13
dc.date.available 2018-11-13T16:19:11Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Probabilidade pt_BR
dc.subject Ensino da matemática pt_BR
dc.subject Reflexão teórico-prática pt_BR
dc.subject Jogos pt_BR
dc.subject Probability pt_BR
dc.subject Teaching mathematics pt_BR
dc.subject Theoretical-practical reflection pt_BR
dc.subject Games pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DANTAS, Emanuel Adriano.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation DANTAS, E. A. Probabilidade: uma reflexão teórico-prática no ensino da matemática. 2013. 89 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2180 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta