dc.creator.ID |
SOUZA, W. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4226312225947782 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ANDRADE, Suelen Silva Figueiredo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FIGUEIREDO, S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6976651417711520 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BATISTA, Larissa Santana. |
|
dc.contributor.referee1ID |
BATISTA, L. S. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9614700474947268 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SOUSA NETO, Valter Ferreira de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
NETO, Valter Ferreira de Sousa. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2556654243832003 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O modal rodoviário é o meio de locomoção mais utilizado no Brasil e participa
diretamente do avanço socioeconômico do país. Dessa forma, é imprescindível que
o mesmo oferte uma boa infraestrutura aos usuários, garantindo condições básicas
como conforto e segurança e para isto, é necessário que a superfície de rolamento
esteja conservada. Entretanto a maioria das rodovias brasileiras possuem defeitos
no pavimento e assim é comum e necessário realizar estudos para aferir a qualidade
e funcionalidade da superfície da via. Com isso, a finalidade deste trabalho foi
realizar a avaliação funcional e definir o grau de deterioração do pavimento da
rodovia Alça Sudeste, pertencente ao município de Patos-PB, através da
comparação de dois métodos, o Levantamento Visual Contínuo e o Índice de
Gravidade Global (IGG). O primeiro método consiste em analisar a rodovia apenas
pelo aspecto visual com a identificação das patologias, enquanto o segundo é mais
preciso e proporciona a confecção de um inventário de defeitos. Através desse
estudo obteve-se o Índice de Condição dos Pavimentos Flexíveis (ICPF), o Índice de
Gravidade Global Expedito (IGGE), o Índice do Estado de Superfície do pavimento
(IES) e o Índice de Gravidade Global (IGG). Os resultados expuseram as diferenças
executivas entre os dois procedimentos e revelou que ambos obtiveram pareceres
convergentes, indicando que a rodovia municipal em estudo possui um conceito
péssimo para o seu estado de conservação. Esta condição encontrada determina
que a utilização e desempenho da via estão comprometidos e a serventia do estudo
é auxiliar trabalhos futuros para selecionar o melhor método de intervenção. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Civil. |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Infraestrutura de Transportes. |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação funcional da rodovia Alça Sudeste no município de Patos - PB por meio dos métodos de levantamento visual contínuo (LVC) e índice de gravidade global (IGG). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-10-07 |
|
dc.description.abstract |
The road modal is the most used means of transportation in Brazil and directly
participates in the country's socioeconomic advancement. Thus, it is essential that it
offers a good infrastructure to users, ensuring basic conditions such as comfort and
safety and for this, it is necessary that the running surface is preserved. However,
most Brazilian highways have pavement defects and therefore it is common and
necessary to carry out studies to assess the quality and functionality of the road
surface. Thus, the purpose of this work was to perform a functional assessment and
define the degree of deterioration of the pavement of the Alça Sudeste highway,
belonging to the municipality of Patos-PB, through the comparison of two methods,
the Continuous Visual Survey (CVS) and the Global Gravity Index (GGI). The first
method consists of analyzing the road only by its visual aspect, with the identification
of pathologies, while the second is more precise and provides the preparation of an
inventory of defects. Through this study, the Flexible Pavement Condition Index
(FPCI), the Expedito Global Gravity Index (EGGI), the Pavement Surface State Index
(PSSI) and the Global Gravity Index (IGG) were obtained. The results exposed the
executive differences between the two procedures and revealed that both obtained
converging opinions, indicating that the municipal highway under study has a bad
concept for its state of conservation. This condition found determines that the use
and performance of the road are compromised and the purpose of the study is to
help future works to select the best intervention method. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21814 |
|
dc.date.accessioned |
2021-11-03T19:20:36Z |
|
dc.date.available |
2021-11-03 |
|
dc.date.available |
2021-11-03T19:20:36Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Pavimento |
pt_BR |
dc.subject |
Pavement |
pt_BR |
dc.subject |
Defeitos em pavimentos flexíveis |
pt_BR |
dc.subject |
Defects in flexible floors |
pt_BR |
dc.subject |
Análise da superfície de pavimentos |
pt_BR |
dc.subject |
Pavement surface analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Levantamento visual contínuo |
pt_BR |
dc.subject |
Índice de gravidade global |
pt_BR |
dc.subject |
Índice do estado da superfície do pavimento |
pt_BR |
dc.subject |
Índice de condição de pavimentos flexíveis |
pt_BR |
dc.subject |
Alça Sudeste - Patos - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Superfície de rolamento |
pt_BR |
dc.subject |
Pavimentação asfáltica |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação funcional - Alça Sudeste - Patos - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Patos - PB - Alça Sudeste |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Wanessa da Nóbrega e. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Functional evaluation of the Alça Sudeste highway in the city of Patos-PB through the methods of continuous visual survey (LVC) and global severity index (IGG). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Wanessa da Nóbrega e. Avaliação funcional da rodovia Alça Sudeste no município de Patos - PB por meio dos métodos de levantamento visual contínuo (LVC) e índice de gravidade global (IGG). 2021. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia Ambiental, Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2021. |
pt_BR |