dc.contributor.advisor1 |
MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0266444096441721 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BARROS, Tomas Edson. |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5442017085057925 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MEDEIROS, Luiz Antônio da Silva. |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5778546806126449 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho aborda uma proposta para o estudo dos logaritmos baseada nas
etapas de sua construção histórica, focando na necessidade de sua engenhosa criação e
no estudo dos métodos puramente algébricos, usados para construir as tabelas de logaritmos.
Associaremos as progressões aritméticas às progressões geométricas e, através
destas sequências, daremos uma proposta, até certo ponto, autoral, de como definir os
logaritmos, resgatando a parte histórica dessa associação e como isso foi efetivamente
feito. Como consequência, discutiremos limitações dessa associação para conceitualização
dos logaritmos e trabalharemos com definições e teoremas que serão de fundamental
importância para a construção de nossa proposta. Nossa abordagem apresenta os princípios
fundamentais da criação dos logaritmos clássicos, resgata o papel das PAs, PGs
e da Análise Matemática da reta real para a concretização dessa criação. Encerramos
com uma proposta de atividade construtivista para sala de aula, com o intuito de
proporcionar, ao professor, uma sugestão de trabalho que possibilitará, ao aluno, uma
aprendizagem histórica e significativa sobre os logaritmos, por meio de PAs e PGs. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Matemática |
pt_BR |
dc.title |
Uma proposta histórico-construtivista dos logaritmos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-08-27 |
|
dc.description.abstract |
This work leads to a proposal for the study of logarithms based on the stages of their
historical construction, focusing on the need for their ingenious creation and on the
study of purely algebraic methods used to develop logarithm tables. We will associate
arithmetic progressions with geometric progressions and, through these sequences, we
will give a proposal, to a certain extent, original, on how to define logarithms, recovering
the historical part of this association and how this was actually done. As a consequence,
we will discuss limitations of this association for the conceptualization of logarithms and
work with definitions and theorems that will be very important for our proposal. Our
approach presents the fundamental principles of the creation of classical logarithms,
reclaims the role of arithmetic progressions, geometric progressions and Mathematical
Analysis of the real line for the realization of this creation. We close with a proposal for
a constructivist classwork, in order to provide the teacher with a work suggestion that
will enable the student to have a historical and significant learning about logarithms,
through arithmetic progressions and geometric progressions. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21819 |
|
dc.date.accessioned |
2021-11-03T21:43:29Z |
|
dc.date.available |
2021-11-03 |
|
dc.date.available |
2021-11-03T21:43:29Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Logaritmos |
pt_BR |
dc.subject |
História da Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Construtivismo |
pt_BR |
dc.subject |
Logarithms |
pt_BR |
dc.subject |
History of Mathematics |
pt_BR |
dc.subject |
Constructivism |
pt_BR |
dc.subject |
Progressão geométrica |
pt_BR |
dc.subject |
Progressão aritmética |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MAIA, Rayanne Dantas. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MAIA, Rayanne Dantas. Uma proposta histórico-construtivista dos logaritmos. 106 f. Relatório (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21819 |
pt_BR |