DSpace/Manakin Repository

Uma proposta histórico-construtivista dos logaritmos.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 MORAIS FILHO, Daniel Cordeiro de.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0266444096441721 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARROS, Tomas Edson.
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/5442017085057925 pt_BR
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Luiz Antônio da Silva.
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/5778546806126449 pt_BR
dc.description.resumo O presente trabalho aborda uma proposta para o estudo dos logaritmos baseada nas etapas de sua construção histórica, focando na necessidade de sua engenhosa criação e no estudo dos métodos puramente algébricos, usados para construir as tabelas de logaritmos. Associaremos as progressões aritméticas às progressões geométricas e, através destas sequências, daremos uma proposta, até certo ponto, autoral, de como definir os logaritmos, resgatando a parte histórica dessa associação e como isso foi efetivamente feito. Como consequência, discutiremos limitações dessa associação para conceitualização dos logaritmos e trabalharemos com definições e teoremas que serão de fundamental importância para a construção de nossa proposta. Nossa abordagem apresenta os princípios fundamentais da criação dos logaritmos clássicos, resgata o papel das PAs, PGs e da Análise Matemática da reta real para a concretização dessa criação. Encerramos com uma proposta de atividade construtivista para sala de aula, com o intuito de proporcionar, ao professor, uma sugestão de trabalho que possibilitará, ao aluno, uma aprendizagem histórica e significativa sobre os logaritmos, por meio de PAs e PGs. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Uma proposta histórico-construtivista dos logaritmos. pt_BR
dc.date.issued 2021-08-27
dc.description.abstract This work leads to a proposal for the study of logarithms based on the stages of their historical construction, focusing on the need for their ingenious creation and on the study of purely algebraic methods used to develop logarithm tables. We will associate arithmetic progressions with geometric progressions and, through these sequences, we will give a proposal, to a certain extent, original, on how to define logarithms, recovering the historical part of this association and how this was actually done. As a consequence, we will discuss limitations of this association for the conceptualization of logarithms and work with definitions and theorems that will be very important for our proposal. Our approach presents the fundamental principles of the creation of classical logarithms, reclaims the role of arithmetic progressions, geometric progressions and Mathematical Analysis of the real line for the realization of this creation. We close with a proposal for a constructivist classwork, in order to provide the teacher with a work suggestion that will enable the student to have a historical and significant learning about logarithms, through arithmetic progressions and geometric progressions. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21819
dc.date.accessioned 2021-11-03T21:43:29Z
dc.date.available 2021-11-03
dc.date.available 2021-11-03T21:43:29Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Logaritmos pt_BR
dc.subject História da Matemática pt_BR
dc.subject Construtivismo pt_BR
dc.subject Logarithms pt_BR
dc.subject History of Mathematics pt_BR
dc.subject Constructivism pt_BR
dc.subject Progressão geométrica pt_BR
dc.subject Progressão aritmética pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MAIA, Rayanne Dantas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation MAIA, Rayanne Dantas. Uma proposta histórico-construtivista dos logaritmos. 106 f. Relatório (Mestrado Profissional em Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21819 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta