DSpace Repository

Ler, escrever e calcular: um método para rever conteúdos matemáticos do ensino fundamental.

Show simple item record

dc.creator.ID NÓBREGA, E. W. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0253607576255898 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Rosana Marques da.
dc.contributor.advisor1ID DaSilva, R. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0711722231846705 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA , Davis Matias de.
dc.contributor.referee2 FERNANDES, José de Arimatéia.
dc.description.resumo Há uma realidade conhecida em sala de aula, principalmente na primeira série do Ensino Médio, em que sentimos a necessidade de dedicarmos algum tempo para revisão de conteúdos do Ensino Fundamental, que são necessários para a aquisição de novos conhecimentos nessa nova fase de ensino. Baseado nessa problemática, apresentamos neste trabalho uma proposta de rever saberes matemáticos que já deveriam ter sido adquiridos e que se tornaram obstáculos para a continuidade da vida estudantil pois não foram bem entendidos. Estamos propondo uma revisão de conteúdos matemáticos, através de atividades, inseridos numa ideia em que esperamos também contribuir para o resgate do prazer da leitura, da escrita e, evidentemente, do cálculo, fazendo parceria com a disciplina de Língua Portuguesa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA EM REDE PROFMAT (SBMAT) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title Ler, escrever e calcular: um método para rever conteúdos matemáticos do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2015-02
dc.description.abstract There is a known reality in the classroom, especially in the first year of high school, when we feel the need to dedicate some time to Basic Education review contents, which are required for the acquisition of new knowledge in this new teaching phase. Based on these problems, we present in this paper a proposal to revise mathematical knowledge that should have been acquired and which have become obstacles to the continuation of student life because they were not well understood. We are proposing a review of math concepts through activities, within a idea on which we expect to contribute to the rescue of the pleasure of reading, writing and of course the calculation, partnering with the discipline of Portuguese Language. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2182
dc.date.accessioned 2018-11-13T17:28:06Z
dc.date.available 2018-11-13
dc.date.available 2018-11-13T17:28:06Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Calcular pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Revisar pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Ler pt_BR
dc.subject Escrever pt_BR
dc.subject Conteúdos matemáticos pt_BR
dc.subject Calculate pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Review pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Read pt_BR
dc.subject Write pt_BR
dc.subject Mathematical contents pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NÓBREGA, Emerson Wagner da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation NÓBREGA, E. W. da. Ler, escrever e calcular: um método para rever conteúdos matemáticos do ensino fundamental. 2015. 64 f. Dissertação (Mestrado profissional em Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Matemática, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2182 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account