DSpace/Manakin Repository

Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.advisor1ID ARAUJO, E. A.
dc.contributor.referee1 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.description.resumo O trabalho apresenta uma reflexão sobre os desafios existentes nas práticas pedagógicas na Educação Infantil acerca do Estágio, tendo como objetivo geral analisar os desafios da mediação das práticas pedagógicas. Desta maneira, tem­se os seguintes objetivos específicos: descrever historicamente como aconteceu o processo de avanços na infância e na educação infantil; verificar como as atividades didático­pedagógicas eram propostas e apresentar metodologias diferenciadas que foram desenvolvidas na educação. Sobre a metodologia, trata­se de um estudo de natureza descritiva e abordagem qualitativa. Os dados para a produção do trabalho são resultados das observações e intervenções realizadas no período do estágio supervisionado em educação infantil junto a uma escola no município de Sousa­PB. As observações ocorreram durante sete dias, por um período de quatro horas, cada dia na turma da manhã, havendo como fonte de informações o cotidiano e vivências dos docentes e alunos que compõem a Educação Infantil. O referencial está dividido em três partes. A primeira aborda os conceitos da infância no decorrer da história, sendo fundamentada por Áriés (1981), dentre outros autores que contribuíram com suas abordagens referente a infância. A segunda parte, aborda os desafios da formação do professor da educação infantil em nível superior, através de documentos legais que tratam da educação brasileira e da ação cotidiana dos educadores de creches e pré­escolas. A abordagem se respalda em autores como Aranha (2006), Bujes (2001) e Alves (2011). Na terceira parte, apresenta relatos das vivências durante o estágio supervisionado na educação infantil, com abordagens dos autores Zabalza (1998), Craidy e Kaercher (2001), que trazem a importância do espaço e das práticas adequadas para a pré­escola. A partir das reflexões acerca do estágio foi possível concluir que o professor precisa se manter atualizado, bastante preparado e motivado para desempenhar o seu papel com eficiência e presteza. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado. pt_BR
dc.contributor.advisor1ILattes http://lattes.cnpq.br/6839150263503872
dc.date.issued 2021-03-07
dc.description.abstract The work presents a reflection on the existing challenges in pedagogical practices in Early Childhood Education about the Internship, with the general objective of analyzing the challenges of mediating pedagogical practices. In this way, we have the following specific objectives: to describe historically how the process of advances in childhood and early childhood education took place; verify how didactic­pedagogical activities were proposed and present different methodologies that were developed in education. About the methodology, it is a study of a descriptive nature and qualitative approach. The data for the production of the work are the results of observations and interventions carried out during the period of the supervised internship in early childhood education at a school in the city of Sousa­PB. The observations took place during seven days, for a period of four hours, each day in the morning class, having as a source of information the daily life and experiences of teachers and students who make up Early Childhood Education. The framework is divided into three parts. The first deals with the concepts of childhood throughout history, being grounded by Áriés (1981), among other authors who contributed with their approaches regarding childhood. The second part addresses the challenges of training early childhood education teachers, through legal documents that deal with Brazilian education and the day­to­day action of daycare and pre­school educators. The approach is supported by authors such as Aranha (2006), Bujes (2001) and Alves (2011). In the third part, it presents reports of the experiences during the supervised internship in early childhood education, with approaches by the authors Zabalza (1998), Craidy and Kaercher (2001), which bring the importance of the space and the appropriate practices for the preschool. From the reflections on the internship, it was possible to conclude that the teacher needs to keep up to date, well prepared and motivated to perform his role efficiently and promptly. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21859
dc.date.accessioned 2021-11-05T12:08:51Z
dc.date.available 2021-11-05
dc.date.available 2021-11-05T12:08:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Desafios pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Crianças pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Pedagogical practice pt_BR
dc.subject Challenges pt_BR
dc.subject Supervised internship pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject education pt_BR
dc.subject Kids pt_BR
dc.subject teaching practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Joana Darc de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Existing challenges in pedagogical practices: a reflection of the supervised internship. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Joana Darc de. Desafios existentes em práticas pedagógicas: uma reflexão do estágio supervisionado. 2021. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta