DSpace/Manakin Repository

Avaliação da aprendizagem escolar: concepções e desafios vivenciados no processo de organização do trabalho pedagógico de uma escola estadual do Rio Grande do Norte.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/3169057190302578 pt_BR
dc.creator.Lattes SILVA, M. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, Rozilene Lopes de Souza.
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, R. L. de
dc.contributor.referee1 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.referee2 CAMPOS, Maria de Lurdes.
dc.contributor.referee3 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.description.resumo O presente trabalho discorre sobre a avaliação da aprendizagem escolar dos alunos do 6º ano de uma referida escola no Rio Grande do Norte. Tem por objetivo geral compreender como a coordenação pedagógica planeja o processo de avaliação da aprendizagem dos alunos do 6º ano da Escola Estadual Coronel Fernandes. E, os objetivos específicos que são: 1) conhecer a/ou as concepções de avaliação da aprendizagem utilizada pela organização do trabalho pedagógico; 2) Analisar se a avaliação da aprendizagem está colaborando na construção de novos conhecimentos dos educandos; 3) Identificar os desafios da avaliação da aprendizagem e suas contribuições para o melhoramento do trabalho pedagógico. Deste modo, compreender as concepções e desafios da organização do trabalho pedagógico na construção de uma avaliação que priorize a aprendizagem do aluno de maneira qualitativa e não quantitativa, contribuindo para a potencialização do trabalho pedagógico da referida instituição. Quanto ao percurso metodológico, foi realizado uma entrevista semiestruturada com um professor e uma supervisora pedagógica. Sendo assim, no referencial teórico centraliza a ideia de avaliação da aprendizagem do autor Cipriano Luckesi, o qual doou duas obras de sua autoria para a construção e enriquecimento do referencial desta pesquisa. Foram elas: “Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas”; ano 2018 e “Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições; ano 2011. Tais obras foram fundamentais para o aprimoramento desta pesquisa. Quanto aos resultados, o trabalho a seguir mostrou a relevância de uma avaliação da aprendizagem, formativa, diagnóstica e qualitativa de modo intencional a buscar através dos seus resultados ações, práticas pedagógicas que contribuirão para o aprimoramento da organização do trabalho pedagógico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Avaliação da aprendizagem escolar: concepções e desafios vivenciados no processo de organização do trabalho pedagógico de uma escola estadual do Rio Grande do Norte. pt_BR
dc.contributor.advisor1ILattes http://lattes.cnpq.br/7255410765448943
dc.date.issued 2021-05-05
dc.description.abstract The present work discusses the evaluation of the school learning of the students of 6th year of a school in Rio Grande do Norte State of Brazil. Its general objective is to understand how the pedagogical coordination plans the process of evaluating the learning of students in 6th grade of the State School Coronel Fernandes. And, the specific objectives that are: 1( to know the / or conceptions of assessment of learning used by the organization of the pedagogical work; 2) Analyze whether the appraisal of learning is collaborating in the construction of new knowledge by students; 3) Identify the challenges of assessing learning and its contributions to improving pedagogical work. In order to understand the conceptions and challenges of the organization of pedagogical work in the construction of an assessment that prioritizes students learning in a qualitative and not quantitative way, contributing to the potentialization of the pedagogical word of that institution. As for the methodological path, a semi-structured interview was conducted with a teacher and a pedagogical supervisor. Thus, in the theorical framework it centralizes the idea of evaluating the learning of the author Cipriano Luckesi, who donated two works of his authorship for the construction and enrichment of the framework, of this research were: “Evaluation in education: epistemological and practical issues”; year 2018, and “The evaluation of school learning: studies and propositions”; year 2011. Such works were fundamental for the improvement of this research. As for the results, the following work showed the relevance of an assessment of formative, diagnostic and qualitative learning in an intentional way to seek through its results actions, pedagogical practices that will contribute to the improvement of the organization of the pedagogical work. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21866
dc.date.accessioned 2021-11-05T13:59:35Z
dc.date.available 2021-11-05
dc.date.available 2021-11-05T13:59:35Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação da aprendizagem pt_BR
dc.subject Coordenação pedagógica pt_BR
dc.subject  Ensino pt_BR
dc.subject Trabalho pedagógico pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Learning Assessment pt_BR
dc.subject Pedagogical coordination pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Pedagogical work pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maricélia Borges da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluation of school learning: conceptions and challenges experienced in the process of organizing the pedagogical work of a state school in Rio Grande do Norte. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maricélia Borges da. Avaliação da aprendizagem escolar : concepções e desafios vivenciados de organização do trabalho pedagógico de uma escola estadual do Rio Grande do Norte. 2021. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta