dc.creator.ID |
SILVA, R. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1263483100996253 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUZA, Wallace Gomes Ferreira de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUZA, W. G. F.. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5710716878516059 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FONSECA, Ivonildes da Silva. |
|
dc.contributor.referee2 |
FERREIRA, Michele Guerreiro. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2021.dissertacao.silva |
|
dc.description.resumo |
Apresentamos aqui os resultados da pesquisa de Mestrado desenvolvida na Linha de Juventude
e questões Contemporâneas — Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido —
Universidade Federal de Campina Grande — do Programa de Mestrado Profissional de
Sociologia em Rede Nacional — PROFSOCIO. Traçamos como questão da pesquisa: qual a
abordagem que o livro didático de Sociologia dá ao recorte gênero/ raça e os seus
desdobramentos no ensino de Sociologia? Filiamo-nos à Abordagem Teórica dos Estudos Póscoloniais
e ao Feminismo Negro Latino-Americano. Partimos de pressuposto que nos saberes
que adquirimos na escola que nos permitem a interpretação da sociedade, ou das sociedades,
tendo em vista a diversidade das organizações humanas, temos as Ciências Sociais ocupando
um lugar importante no currículo escolar por meio da disciplina de Sociologia. Sendo essa
fundamental, ela revisita um importante método para se construir uma sociedade melhor através
do amadurecimento do olhar sociológico, onde os indivíduos possam se posicionar no mundo
em que vivem. Diante disso, adotamos como procedimento teórico-metodológico, a pesquisa
estado da arte, fazendo um levantamento sobre a ausência das Mulheres Negras nos Livros
Didáticos de Sociologia, através do site “Banco de Teses da Capes — BDTD”, para a mesma
foram escolhidos os seguintes descritores: “Gênero”; “Raça”; “Mulher Negra”;
“Interseccionalidade”; “Livro didático de Sociologia”; “Feminismo Negro”, “PNLD”,
“Programa Nacional do Livro Didático.” O estado da arte indicou que, apesar da ampla gama de
livros e apostilas produzidas por diferentes autoras/os em diversos estados dos brasileiros, há
uma cerca decorrência de temas e autoras/es que limitam o potencial das discussões nas
Ciências Sociais. Nos espaços de produção do conhecimento no Brasil, composto em sua
maioria por Mulheres Negras, ainda predomina a lógica do conhecimento, sujeito branco em
relação ao sujeito negro, hierarquizando os saberes perversamente. Conforme Sueli Carneiro, o
racismo epistêmico é uma grande ferramenta operacional contribuindo fortemente para
consolidação hierarquias de gênero, raça e classe, produzidas pelo próprio epistemicídio,
definindo quem pode falar e quem pode produzir conhecimento. Ou seja, quem ao longo da
história foi sempre autorizando com direitos e teve suas produções como relevantes e
cientificas. A realização do epistemicídio é concebido através de inúmeras ações que se
articulam e retroalimentam, reafirmamos diante dos dados que das seis dissertações realizadas
entre o período de 2010 a 2020 abordando as temáticas de gênero e raça nos livros didáticos de
Sociologia, destas, apenas 4 foram estudos realizados por auto declaradas Mulheres Negras. Os
livros didáticos de Sociologia dialogam muito pouco com os temas elencados, através as
epistemologias femininas negras. Com a intencionalidade de estabelecer um diálogo entre
gênero/raça, movimentos sociais e o ensino de Sociologia a partir das imagens e dos discursos
sobre as Mulheres Negras ficou evidente, a importância de adquirir no ambiente escolar, um
material didático de apoio, e de maneira positiva rompa com o silenciamento imposto pelas
opressões. Nesse sentido, intencionalmente construiu um material didático de apoio, resultando
na HQ-Cara Preta: “Você conhece o Feminismo Negro brasileiro?” e buscar através da
desobediência epistêmica contribuir para formular o conhecimento cientifico legitimo,
buscando apontar a importância de compreendermos tais configurações sociais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.program |
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
O feminismo negro em HQ-Cara Preta: estratégia didática para a Sociologia no ensino médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-09-22 |
|
dc.description.abstract |
We present here the results of the Master's research developed in the Youth and Contemporary
Issues Line — Center for Sustainable Development of the Semi-Arid — Federal University of
Campina Grande — of the Professional Master's Program in Sociology in National Network —
PROFSOCIO. We raised as a research question: what approach does the sociology textbook
give to gender/race and its consequences in the teaching of sociology? We join the Theoretical
Approach of Postcolonial Studies and Latin American Black Feminism. We assume that in the
knowledge we acquire at school that allow us to interpret society, or societies, in view of the
diversity of human organizations, we have the Social Sciences occupying an important place in
the school curriculum through the discipline of Sociology. Since this is fundamental, it revisits
an important method to build a better society through the maturing of the sociological
perspective, where individuals can position themselves in the world in which they live.
Therefore, we adopted as a theoretical-methodological procedure, the state-of-the-art research,
surveying the absence of Black Women in Sociology Textbooks, through the website "Capes
Thesis Bank — BDTD". following descriptors: “Gender”; "Breed"; "Black woman";
“Intersectionality”; “Sociology Textbook”; “Black Feminism”, “PNLD”, “National Textbook
Program.” The state of the art indicated that, despite the wide range of books and handouts
produced by different authors in different Brazilian states, there is a close result of themes and
authors that limit the potential of discussions in Social Sciences. In the spaces of knowledge
production in Brazil, composed mostly of Black Women, the logic of knowledge still prevails,
white subject in relation to black subject, ranking knowledge perversely. According to Sueli
Carneiro, epistemic racism is a great operational tool, contributing strongly to the consolidation
of gender, race and class hierarchies, produced by epistemicide itself, defining who can speak
and who can produce knowledge. That is, who throughout history has always been authorizing
with rights and had their productions as relevant and scientific. The realization of epistemicide
is conceived through numerous actions that are articulated and provide feedback, we reaffirm in
view of the data that of the six dissertations carried out between the period 2010 to 2020
addressing the themes of gender and race in sociology textbooks, of these, only 4 were studies
conducted by self-declared Black Women. Sociology textbooks dialogue very little with the
themes listed, through black female epistemologies. With the intention of establishing a
dialogue between gender/race, social movements and the teaching of sociology from the images
and discourses about Black Women, the importance of acquiring, in the school environment,
teaching support material, and in a way, became evident. positive break with the silencing
imposed by oppression. In this sense, it intentionally built a didactic support material, resulting
in the HQ Cara Preta: Do you know Brazilian Black Feminism? Search through epistemic
disobedience contributes to formulating legitimate scientific knowledge, as well as to the
(re)knowledge that they are an opportunity to, in the community, finally, stop being what they
are not, seeking to point out the importance of understanding such social configurations. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21892 |
|
dc.date.accessioned |
2021-11-08T19:46:24Z |
|
dc.date.available |
2021-11-08 |
|
dc.date.available |
2021-11-08T19:46:24Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Sociologia – Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Feminismo negro |
pt_BR |
dc.subject |
Mulher negra |
pt_BR |
dc.subject |
Racismo |
pt_BR |
dc.subject |
Estudos póscoloniais |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura em quadrinhos |
pt_BR |
dc.subject |
História em quadrinhos |
pt_BR |
dc.subject |
Estória em quadrinhos |
pt_BR |
dc.subject |
HQ-Cara Preta |
pt_BR |
dc.subject |
Negritude |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology Teaching - High School |
pt_BR |
dc.subject |
Black feminism |
pt_BR |
dc.subject |
Black woman |
pt_BR |
dc.subject |
Racism |
pt_BR |
dc.subject |
Postcolonial studies |
pt_BR |
dc.subject |
Comic Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Comic |
pt_BR |
dc.subject |
HQ-Face Pre |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Rosana de Medeiros. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Black feminism in HQ-Cara Preta: a didactic strategy for sociology in high school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Rosana de Medeiros. O feminismo negro em HQ-Cara Preta: estratégia didática para a Sociologia no ensino médio. 2021. 293f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21892 |
pt_BR |