dc.creator.ID |
LIMA, A. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7698300216084596 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NASCIMENTO, A. B. F. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5953526094110213 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, José Irivaldo Alves de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, J. I. A. O. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Allan Gustavo Freire da. |
|
dc.contributor.referee2ID |
SILVA, A. G. F. |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2022.tccartigo.lima2 |
|
dc.description.resumo |
O mapeamento da Experiência do Usuário consiste em trazer o usuário para o centro do estudo,
que é o financiador do serviço público, observando-o
como ele executa na prática determinadas
ações de navegação em interfaces virtuais (sites) e assim, podendo identificar se existe alguma
dificuldade e onde elas mais se concentram. No âmbito público, um portal eletrônico
disponibilizado na internet que venha a proporcionar uma experiência do usuário otimizada pode
contribuir para a transparência das informações governamentais. Ao perceber a dificuldade de
navegação e acesso dessas informações foi o que levou a inquietação de buscar compreender o que
tem gerado dificuldade para os usuários e como isso reflete na plenitude da transparência pública.
O Objetivo geral do presente estudo foi analisar o impacto que a Experiência do Usuário pode ter
para a transparência das informações referentes aos atos governamentais nos portais eletrônicos,
tomando como objeto de estudo, o Portal da Transparência do município de Sumé e observou-se
quão acessíveis elas estão. A presente pesquisa utilizou como método a abordagem quantiqualitativa,
experimental e analítica, por meio da técnica de experimento social e teve participação
voluntária, no intuito de examinar a relação causal com possíveis resultados distintos que foram
observados e correlacioná-los
com o referencial teórico debatido. Observou-se
que houve
frustração dos usuários em alguns aspectos, mas que não comprometeu por inteira experiência
exitosa de navegação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
As informações públicas são transparentes?: mapeando a experiência do usuário no portal eletrônico do município de Sumé. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-10-21 |
|
dc.description.abstract |
The mapping of the User Experience consists of bringing the user to the center of the study, which
is the financing of the public service, observing how him performs in practice some navigation
actions in virtual interfaces (websites) and thus being able to identify if there is some difficulty and
where they are most concentrated. In the public sphere, an electronic portal made available on the
internet that will provide an optimized user experience can contribute to the transparency of
government informations. Realizing the difficulty of browsing and accessing this information was
what led to the concern to try to understand what has caused difficulty for users and how this
reflects on the fullness of public transparency. The general objective of this study was to analyze
the impact that the User Experience can have on the transparency of information regarding
government acts on electronic portals, taking the Transparency Portal of the municipality of Sumé
as the object of study and observing how accessible it’s they are. The present research used the
quantitativequalitative
method, experimental and analytical approach, through the technique of
social experiment and had voluntary participation, in order to examine the causal correlation with
possible distinct results that were observed and correlate them with the theoretical framework
debated. It was observed that there was user frustration in some aspects, but that did not
compromise for a successful browsing experience. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21893 |
|
dc.date.accessioned |
2021-11-08T20:31:03Z |
|
dc.date.available |
2021-11-08 |
|
dc.date.available |
2021-11-08T20:31:03Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Transparência pública |
pt_BR |
dc.subject |
Portal eletrônico Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Informação pública |
pt_BR |
dc.subject |
Informações governamentais |
pt_BR |
dc.subject |
Usuários do portal da transparência. |
pt_BR |
dc.subject |
Mapeamento de experiência de usuários – portal eletrônico |
pt_BR |
dc.subject |
Usabilidade – portal eletrônico municipal |
pt_BR |
dc.subject |
Public transparency |
pt_BR |
dc.subject |
Sumé electronic portal - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Public information |
pt_BR |
dc.subject |
Government information |
pt_BR |
dc.subject |
Transparency portal users. |
pt_BR |
dc.subject |
User experience mapping - electronic portal |
pt_BR |
dc.subject |
Usability - municipal electronic portal |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Arthur Chagas de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Is public information transparent?: mapping the user experience on the electronic portal of the municipality of Sumé. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Arthur Chagas de. As informações públicas são transparentes?: mapeando a experiência do usuário no portal eletrônico do município de Sumé. 2021. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21893 |
pt_BR |