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As informações públicas são transparentes?: mapeando a experiência do usuário no portal eletrônico do município de Sumé.

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dc.creator.ID LIMA, A. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7698300216084596 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NASCIMENTO, Alex Bruno Ferreira Marques do.
dc.contributor.advisor1ID NASCIMENTO, A. B. F. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5953526094110213 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, José Irivaldo Alves de Oliveira.
dc.contributor.referee1ID SILVA, J. I. A. O. pt_BR
dc.contributor.referee2 SILVA, Allan Gustavo Freire da.
dc.contributor.referee2ID SILVA, A. G. F. pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2022.tccartigo.lima2
dc.description.resumo O mapeamento da Experiência do Usuário consiste em trazer o usuário para o centro do estudo, que é o financiador do serviço público, observando-o como ele executa na prática determinadas ações de navegação em interfaces virtuais (sites) e assim, podendo identificar se existe alguma dificuldade e onde elas mais se concentram. No âmbito público, um portal eletrônico disponibilizado na internet que venha a proporcionar uma experiência do usuário otimizada pode contribuir para a transparência das informações governamentais. Ao perceber a dificuldade de navegação e acesso dessas informações foi o que levou a inquietação de buscar compreender o que tem gerado dificuldade para os usuários e como isso reflete na plenitude da transparência pública. O Objetivo geral do presente estudo foi analisar o impacto que a Experiência do Usuário pode ter para a transparência das informações referentes aos atos governamentais nos portais eletrônicos, tomando como objeto de estudo, o Portal da Transparência do município de Sumé e observou-se quão acessíveis elas estão. A presente pesquisa utilizou como método a abordagem quantiqualitativa, experimental e analítica, por meio da técnica de experimento social e teve participação voluntária, no intuito de examinar a relação causal com possíveis resultados distintos que foram observados e correlacioná-los com o referencial teórico debatido. Observou-se que houve frustração dos usuários em alguns aspectos, mas que não comprometeu por inteira experiência exitosa de navegação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title As informações públicas são transparentes?: mapeando a experiência do usuário no portal eletrônico do município de Sumé. pt_BR
dc.date.issued 2021-10-21
dc.description.abstract The mapping of the User Experience consists of bringing the user to the center of the study, which is the financing of the public service, observing how him performs in practice some navigation actions in virtual interfaces (websites) and thus being able to identify if there is some difficulty and where they are most concentrated. In the public sphere, an electronic portal made available on the internet that will provide an optimized user experience can contribute to the transparency of government informations. Realizing the difficulty of browsing and accessing this information was what led to the concern to try to understand what has caused difficulty for users and how this reflects on the fullness of public transparency. The general objective of this study was to analyze the impact that the User Experience can have on the transparency of information regarding government acts on electronic portals, taking the Transparency Portal of the municipality of Sumé as the object of study and observing how accessible it’s they are. The present research used the quantitativequalitative method, experimental and analytical approach, through the technique of social experiment and had voluntary participation, in order to examine the causal correlation with possible distinct results that were observed and correlate them with the theoretical framework debated. It was observed that there was user frustration in some aspects, but that did not compromise for a successful browsing experience. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21893
dc.date.accessioned 2021-11-08T20:31:03Z
dc.date.available 2021-11-08
dc.date.available 2021-11-08T20:31:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Transparência pública pt_BR
dc.subject Portal eletrônico Sumé - PB pt_BR
dc.subject Informação pública pt_BR
dc.subject Informações governamentais pt_BR
dc.subject Usuários do portal da transparência. pt_BR
dc.subject Mapeamento de experiência de usuários – portal eletrônico pt_BR
dc.subject Usabilidade – portal eletrônico municipal pt_BR
dc.subject Public transparency pt_BR
dc.subject Sumé electronic portal - PB pt_BR
dc.subject Public information pt_BR
dc.subject Government information pt_BR
dc.subject Transparency portal users. pt_BR
dc.subject User experience mapping - electronic portal pt_BR
dc.subject Usability - municipal electronic portal pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Arthur Chagas de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Is public information transparent?: mapping the user experience on the electronic portal of the municipality of Sumé. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Arthur Chagas de. As informações públicas são transparentes?: mapeando a experiência do usuário no portal eletrônico do município de Sumé. 2021. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21893 pt_BR


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