DSpace/Manakin Repository

Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, Z. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 ALVES, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.description.resumo O presente trabalho de monografia tem como questão problematizadora: de que forma professores na educação compreendem a psicomotricidade, vivenciada em sala de aula, a partir de atividades, e como contribuem para o desenvolvimento integral da criança? no objetivo geral temos: analisar as contribuições das atividades psicomotoras na Educação Infantil, a partir da perspectiva de professoras. E os objetivos específicos: refletir dilemas destacados, por professoras, ao trabalhar atividades psicomotoras em sala de aula: discutir perspectivas elencadas, por professoras, acerca da utilização de atividades psicomotoras realizadas em sala de aula, enquanto propulsoras do desenvolvimento integral da criança. Para o embasamento teórico utilizamos literaturas de autores como: Almeida (2006); Alves (2012); Fonseca (2012); Le Bouch (1982), dentre outros. Esses outores contribuíram para a compreensão da psicomotricidade na perspectiva do desenvolvimento integral da criança e como professores podem utilizar essa prática em sala de aula. Na metodologia temos uma pesquisa qualitativa que foi realizada com quatro professoras que trabalham na educação infantil em escolas públicas municipais da cidade de Sousa/PB. Aplicamos um questionário composto por questões objetivas e subjetivas para obtermos um melhor conhecimento das professoras e seus posicionamentos acerca da tema tica em estudo. por fim, concluímos que a psicomotricidade quando integrada à prática pedagógica auxilia no controle da motricidade e no desenvolvimento integral da criança, possibilitando o processo de ensino-aprendizagem de forma satisfatória para professoras e alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-07
dc.description.abstract The present monograph work has as a problematizing question: how do teachers in education understand the psychomotricity, experienced in the classroom, from activities, and how do they contribute to the integral development of the child? in the general objective we have: to analyze the contributions of psychomotor activities in Early Childhood Education, from the perspective of teachers. And the specific objectives: to reflect dilemmas highlighted by teachers when working psychomotor activities in the classroom: to discuss perspectives listed by teachers about the use of psychomotor activities carried out in the classroom, as drivers of the child's integral development. For the theoretical basis, we used literature from authors such as: Almeida (2006); Alves (2012); Fonseca (2012); Le Bouch (1982), among others. These others contributed to the understanding of psychomotricity from the perspective of the child's integral development and how teachers can use this practice in the classroom. In the methodology we have a qualitative research that was carried out with four teachers who work in early childhood education in municipal public schools in the city of Sousa/PB. We applied a questionnaire composed of objective and subjective questions to obtain a better knowledge of the teachers and their positions on the ethical topic under study. finally, we conclude that psychomotricity, when integrated into the pedagogical practice, helps in controlling the motor skills and in the child's integral development, enabling the teaching-learning process in a satisfactory way for teachers and students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21894
dc.date.accessioned 2021-11-09T12:56:37Z
dc.date.available 2021-11-05
dc.date.available 2021-11-09T12:56:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Psicomotricidade pt_BR
dc.subject Atividades psicomotoras pt_BR
dc.subject Desenvolvimento integral pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Crianças pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.subject Desenvolvimento pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject Psychomotricity pt_BR
dc.subject psychomotor activities pt_BR
dc.subject integral development pt_BR
dc.subject education pt_BR
dc.subject Kids pt_BR
dc.subject Classroom pt_BR
dc.subject Development pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Emanuelly Gomes Querino do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Constructions of psychomotor activities in early childhood education: dilemmas and perspectives in the classroom. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, Emanuelly Gomes Querino do. Construções das atividades psicomotoras na educação infantil: dilemas e perspectivas em sala de aula. 2021. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta