DSpace/Manakin Repository

Diversidade étnicoracial: a trajetória das produções no Centro de Formação de Professores, na Unidade Acadêmica de Educação da Universidade Federal de Campina Grande, no período de 2010 a 2020.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Kássia Mota de.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/0194297219413716 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes SOUSA, K. M. pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Luizete Vicente da.
dc.contributor.referee2 JOCA, Alexandre Martins.
dc.description.resumo O presente trabalho consiste em um estado da arte das pesquisas acadêmicas, especificamente dos trabalhos de conclusão de curso (TCC), sobre o tema das questões étnico­raciais, produzidos no curso de Pedagogia, da Unidade Acadêmica de Educação (UAE), do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), durante a década de 2010 a 2020. Para tal estudo, foi realizado a análise de um total de vinte (20) trabalhos de conclusão de curso, depositados na biblioteca digital de teses e dissertações da (UFCG). Através da leitura e análise dos resumos apresentados nos TCC’s,utilizando como balizar teórico­metodológica as formulações sobre análise de Conteúdo de Bardin (2008), identificamos as temáticas abordadas pelas pesquisas, suas abordagens teóricas e metodológicas, e características gerais acerca das produções. Esse trabalho possui uma metodologia de caráter quali­quantitativo, conceituando e aprofundando as discussões sobre a modalidade de pesquisa denominada pela literatura como “Estado da Arte” conforme Romanowski (2006), Ferreira (2002) e Gatti (2010). Para discutir as relações raciais no âmbito da universidade utilizamos como aporte teórico: Gomes (2005; 2018), Silva (2003; 2018). Apresentamos aqui a paisagem das discussões étnico­raciais realizadas nos últimos anos no âmbito da UAE/CFP/UFCG, realizando uma retrospectiva, situando e indicando para os futuros pesquisadores o caminho trilhado e o horizonte a ser conquistado para as pesquisas em nossa área. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Diversidade étnicoracial: a trajetória das produções no Centro de Formação de Professores, na Unidade Acadêmica de Educação da Universidade Federal de Campina Grande, no período de 2010 a 2020. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-13
dc.description.abstract The present work consists of a state of the art of academic research, specifically of course completion papers (TCC), on the theme of ethnic-racial issues, produced in the Pedagogy course, of the U of Education and Education Unit of Teachers (CFP) of the Federal University of Campina Grande (UFCG) during the decade of 2010 to 2020. For this study, an analysis of a total of twenty was carried out(20) course conclusion works, deposited in the digital library of theses and dissertations (UFCG). Through reading and analysis of summaries presented in TCC’s, using as theoreticalmetomethodological framework formulations on content analysis by Bardin(2008), we identified the themes addressed by the researches, their theoretical and methodological approaches, and general characteristics about the productions. This work has a methodology of qualitative and quantitative character, conceptualizing and deepening the discussions about the research modality called by the literature as "State of the Art" according to Romanowski (2006), Ferreira (2002) and Gatti (2010). To discuss racial relations within the scope of the university, we used as a theoretical contribution: Gomes (2005; 2018), Silva (2003; 2018). Here, we present the landscape of ethnic-racial discussions held in recent years within the scope of the UAE/CFP/UFCG, performing a retrospective, situating and indicating to future researchers the path taken and the research to be completed. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21896
dc.date.accessioned 2021-11-09T13:34:00Z
dc.date.available 2021-11-09
dc.date.available 2021-11-09T13:34:00Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação superior pt_BR
dc.subject Questões étnico­raciais pt_BR
dc.subject Estado da arte pt_BR
dc.subject Trabalhos de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject College education pt_BR
dc.subject Ethnic-Racial Issues pt_BR
dc.subject State of art pt_BR
dc.subject Course Completion Papers pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Regiana de Matos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Ethnic-racial diversity: the trajectory of productions in the Center of Teacher Training, at the Academic Education Unit of the Federal University of Campina Grande, from 2010 to 2020. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Regiana de Matos.Diversidade étnico­racial: a trajetória das produções no Centro de Formação de Professores, na Unidade Acadêmica de Educação da Universidade Federal de Campina Grande, no período de 2010 a 2020. 2021. 71f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta