DSpace/Manakin Repository

Práticas docentes e o enfrentamento dos desafios da EJA.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, Dorgival Gonçalves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.description.resumo Essa pesquisa, inserida no campo de estudo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), investigou o seguinte problema: Como o educador que atua na Educação de Jovens e Adultos enfrenta e procura superar os desafios impostos à sua prática docente? Para estudá­lo, essa pesquisa teve o seguinte objetivo geral: Analisar como os professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos do município de Pombal enfrentam os desafios da sua prática, quando se trata de promover o processo de ensino­aprendizagem. Os objetivos específicos foram: Conhecer como os docentes desenvolvem suas práticas para engajar e alfabetizar os jovens e adultos do município de Pombal; Apontar quais são os desafios enfrentados pelos educadores da EJA; Identificar como ocorre a formação dos educadores da EJA para enfrentamento dos desafios da sua prática; Verificar como os professores se preparam para enfrentar os desafios da sua prática. A metodologia se deu através da coleta de dados realizada por meio de entrevista semiestruturada com os docentes que atuam no Ciclo I da Educação de Jovens e Adultos no município de Pombal, e da análise das falas obtidas se valendo das técnicas de Análise de Conteúdo. Como resultados, a pesquisa possibilitou o desvelar dos inúmeros desafios enfrentados pelos docentes que atuam na Educação de Jovens e Adultos no município de Pombal, tais como: a fragilidade de suas formações, a falta de visibilidade da modalidade, o cumprimento de outras funções na escola por parte dos educadores, a questão do multisseriado, o contexto de exclusão e preconceito sofrido pelos educandos, a falta do livro didático especifico para a modalidade, a falta de interesse dos alunos, a má qualidade da merenda oferecida, a evasão, além dos problemas pessoais dos alunos que acabam refletindo no processo de ensino­aprendizagem. Na conclusão, ressalta­se os mecanismos utilizados pelos docentes para amenizar a problemática enfrentada por essa modalidade e o fato de que a pesquisa permitiu um aprofundamento acerca da docência exercida na EJA e suas especificidades. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Práticas docentes e o enfrentamento dos desafios da EJA. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-11
dc.description.abstract This research, inserted in the field of study of Youth and Adult Education (EJA), investigated the following problem: How does the educator who works in Youth and Adult Education face and try to overcome the challenges imposed on their teaching practice? In order to study it, this research had the following general objective: To analyze how teachers who work in Youth and Adult Education in the municipality of Pombal face the challenges of their practice, when it comes to promoting the teaching­learning process. The specific objectives were: To know how teachers develop their practices to engage and educate young people and adults in the municipality of Pombal; Point out what are the challenges faced by EJA educators; Identify how EJA educators are trained to face the challenges of their practice; Check how teachers prepare to face the challenges of their practice. The methodology took place through data collection carried out through semi­structured interviews with teachers who work in Cycle I of Youth and Adult Education in the municipality of Pombal, and through the analysis of the statements obtained using the Content Analysis techniques. As a result, the research made it possible to unveil the countless challenges faced by teachers working in Youth and Adult Education in the municipality of Pombal, such as: the fragility of their training, the lack of visibility of the modality, the fulfillment of other functions at school on the part of the educators, the question of the multiseries, the context of exclusion and prejudice suffered by the students, the lack of a specific textbook for the modality, the lack of interest of the students, the poor quality of the meal offered, dropout, in addition to the problems personal effects of students that end up reflecting on the teaching­learning process. In conclusion, we highlight the mechanisms used by teachers to alleviate the problems faced by this modality and the fact that the research allowed a deeper understanding of the teaching performed at EJA and its specificities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21897
dc.date.accessioned 2021-11-09T14:01:18Z
dc.date.available 2021-11-09
dc.date.available 2021-11-09T14:01:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject EJA pt_BR
dc.subject Educação de Jovens Adultos pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Desafios pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Ensino pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Young Adult Education pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Challenges pt_BR
dc.subject teacher training pt_BR
dc.subject teaching practice pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Simone Marques da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching practices and facing the challenges of EJA. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Simone Marques da. Práticas docentes e o enfrentamento dos desafios da EJA. 2021. 91f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta