DSpace/Manakin Repository

A (re)configuração do monitor de creche nos documentos constituidores da educação infantil.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/4478393804281269 pt_BR
dc.creator.Lattes SOUZA, T. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Dorgival Gonçalves.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, Dorgival Gonçalves. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7158784499086756 pt_BR
dc.contributor.referee1 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.referee2 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.description.resumo Esta pesquisa possui como tema a (re)configuração dos Monitores de Creche nos documentos constituidores da Educação Infantil, tendo sido investigado a partir do seguinte questionamento: o Monitor de Creche é um profissional de apoio (trabalhador técnico­administrativo) ou docente? Nesse sentido, seu objetivo geral é compreender o processo de (re)configuração do Monitor de Creche da Educação Infantil, no município de Cajazeiras. Seus objetivos específicos são: mapear na legislação educacional e atos normativos de caráter nacional o que afirmam sobre a Educação Infantil e o fundamento das atividades dos seus profissionais docentes; identificar nos Projetos Político­Pedagógicos das instituições educativas destinadas às crianças e demais legislações em âmbito municipal dispositivos legais que atendam à problemática em estudo; apontar possíveis subsídios na tomada de decisões por parte das autoridades políticas e educacionais tendo em vista a melhoria da qualidade da educação básica pública em Cajazeiras­PB. A metodologia se valeu de um levantamento do conjunto de legislações e atos normativos de cunho nacional e local que dão suporte jurídico e pedagógico às estruturas as quais estão erguidas a Educação Infantil em CajazeirasPB e da análise de conteúdo das concepções trazidas por esse corpo documental, a partir da operacionalização das técnicas de análise temática e de enunciação sob o enfoque de Bardin (1977). Como resultado, nos foi possível identificar uma série de temas e enunciados capazes de viabilizar o (re)enquadramento/(re)configuração dos profissionais em estudo na legislação que trata da valorização dos Profissionais da Educação no âmbito do respectivo município tais como: monitor de creche, professor leigo, professor de Educação Infantil, habilitação mínima, legislação, atos normativos, Novo FUNDEB, profissionais da educação, plano de carreira, sala de aula, “educar e cuidar”, qualidade na educação, todos ligados a essa etapa de ensino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A (re)configuração do monitor de creche nos documentos constituidores da educação infantil. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-12
dc.description.abstract This research has as its theme the (re) configuration of Nursery Monitors in the constitutive documents of Early Childhood Education, having been investigated from the following question: Is the Nursery Monitor a support professional (technical­administrative worker) or teacher? In this sense, its general objective was to understand how the (re) configuration of the Nursery Monitor for Early Childhood can take place, in the municipality of Cajazeiras its general objective was to become its specific objectives: to map in educational legislation and normative acts of national character what is brought up about Early Childhood Education and the foundation of the activities of its teaching professionals; to identify in the Political­Pedagogical Projects of educational institutions aimed at children and other legislation at the municipal level, legal devices that can address the problem under study; and, to point out possible solutions that can support decision­making by political and educational authorities with a view to improving the quality of public basic education in our municipality and in Brazil. Its methodology made use of a survey of the set of laws and normative acts of national and local nature that provide legal and pedagogical support to the structures that are built in Early Childhood Education in Cajazeiras ­ PB and the content analysis of the conceptions brought by this documentary body. , from the operationalization of thematic analysis and enunciation techniques under the focus of Bardin (1977). As a result, we were able to identify a series of themes and statements capable of enabling the (re) framing / (re) configuration of the professionals under study in the legislation that deals with the valorization of Education Professionals within the scope of the respective municipality, such as: daycare center, lay teacher, early childhood education teacher, minimum qualification, legislation, normative acts, Novo FUNDEB, education professionals, career plan, classroom, “educate and care”, quality in education, all linked to this stage of teaching . pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21946
dc.date.accessioned 2021-11-11T11:45:01Z
dc.date.available 2021-11-11
dc.date.available 2021-11-11T11:45:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Creche pt_BR
dc.subject Monitores pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject  Crianças pt_BR
dc.subject Professores leigos pt_BR
dc.subject  Análise de conteúdo pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Legislação educacional pt_BR
dc.subject Child education pt_BR
dc.subject Nursery pt_BR
dc.subject monitors pt_BR
dc.subject education pt_BR
dc.subject Kids pt_BR
dc.subject lay teachers pt_BR
dc.subject Content analysis pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Educational Legislation pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Tiago Lacerda.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The (re)configuration of the daycare monitor in the documents that make up early childhood education pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Tiago Lacerda. A (re)configuração do monitor de creche nos documentos constituidores da educação infantil. 2021. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta