DSpace/Manakin Repository

Desvelado o êxito escolar: narrativas docentes na Escola Maria Marques de Assis em São Domingos-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID http://lattes.cnpq.br/7623167402342498 pt_BR
dc.creator.Lattes ALMEIDA, S. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1 AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
dc.contributor.advisor1ID http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes AMARAL, M. G. B. pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 CAMPOS, Maria de Lurdes.
dc.description.resumo Este trabalho versa sobre a superação do fracasso escolar na perspectiva de ir além de uma compreensão de múltiplas abordagens a que se atribuem suas causas, refletiu-se então acerca de caminhos possíveis para alcançar o êxito escolar. Identificar elementos que contribuem para o alcance do sucesso escolar, mesmo diante uma realidade tão desafiadora é a razão de ser deste trabalho. Essa investigação foi norteada pelo seguinte questionamento: Quais fatores contribuíram para a melhoria dos indicadores educacionais que apresentaram aumentos no ano de 2019 em relação aos resultados de 2017. A pesquisa teve como objetivo geral apreender as concepções docentes acerca dos fatores que contribuem para o êxito escolar na rede municipal de ensino de São Domingos - Paraíba. Buscou-se aporte teórico em Xypas (2014) e (2017); Xypas; Silva e Nascimento (2014); Libâneo (1990) e (2014); Pimenta e Lima (2012); Consenza e Guerra (2011); Forgiarini e Silva (2007); Lahire (2004); Patto (1999) , entre outros. A metodologia empregada foi uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa realizada de maneira virtual mediante a captura sonora de narrativas docentes com professores em uma escola Municipal de São Domingos-PB por meio de entrevista semiestruturada. Além de levantamento bibliográfico para fundamentar a análise dos dados produzidos na investigação. A análise dos resultados respaldou-se em Bardin (2016). na pesquisa realizada constatou-se que a formação continuada, a autonomia docente, o apoio da gestão junto aos professores e famílias, bem como a valorização da educação pelos pais, a motivação docente e discente, as influências positivas de professores na vida escolar, ou, ainda, a afetividade no processo de ensino-aprendizagem são possibilidades para superar ou minimizar o fracasso escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Desvelado o êxito escolar: narrativas docentes na Escola Maria Marques de Assis em São Domingos-PB. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-13
dc.description.abstract This work deals with overcoming school failure from the perspective of going beyond an understanding of multiple approaches to which its causes are attributed, and then reflecting on possible ways to achieve school success. Identifying elements that contribute to achieving school success, even in the face of such a challenging reality, is the reason for this work. This investigation was guided by the following question: What factors contributed to the improvement of educational indicators that showed increases in the year 2019 compared to the 2017 results. in the municipal school system of São Domingos - Paraíba. Theoretical support was sought in Xypas (2014) and (2017); Xypas; Silva and Nascimento (2014); Libâneo (1990) and (2014); Pimenta e Lima (2012); Consenza and Guerra (2011); Forgiarini and Silva (2007); Lahire (2004); Patto (1999) , among others. The methodology used was a field research, with a qualitative approach, carried out in a virtual way through the sound capture of teachers' narratives with teachers in a municipal school in São Domingos-PB, through semi-structured interviews. In addition to a bibliographic survey to support the analysis of data produced in the investigation. The analysis of the results was supported by Bardin (2016). in the research carried out, it was found that continuing education, teaching autonomy, management support with teachers and families, as well as the valuing of education by parents, teacher and student motivation, the positive influences of teachers on school life, or , still, affectivity in the teaching-learning process are possibilities to overcome or minimize school failure. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21947
dc.date.accessioned 2021-11-11T13:06:01Z
dc.date.available 2021-11-11
dc.date.available 2021-11-11T13:06:01Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Fracasso escolar pt_BR
dc.subject Êxito escolar pt_BR
dc.subject Superação pt_BR
dc.subject Narrativas docentes pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Pratica docente pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject school failure pt_BR
dc.subject school success pt_BR
dc.subject Resilience pt_BR
dc.subject Teacher narratives pt_BR
dc.subject education pt_BR
dc.subject teaching practice pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Samara Caminha de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Unveiled school success: teaching narratives at Maria Marques de Assis School in São Domingos-PB. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Samara Caminha de. Desvelando o êxito escolar:narrativas docentes na Escola Maria Marques de Assis em São Domingos-PB. 2021. 76f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta