Dépôt DSpace/Manakin

Os círculos de diálogos como recurso didático para o ensino da disciplina de sociologia.

Afficher la notice abrégée

dc.creator.ID FERREIRA, C. N. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2368780695791197 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.
dc.contributor.advisor1ID VILLOTA, J. M. J. I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2127724493136540 pt_BR
dc.contributor.referee1 PAULA, Maria Assunção Lima de.
dc.contributor.referee2 KUHLMANN, Paulo Roberto Loyolla.
dc.description.resumo Este projeto de intervenção pedagógica foi executado durante todos os sujeitos envolvidos na comunidade escolar, e, principalmente, para os alunos da rede pública. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é refletir sobre o ensino da Sociologia no ensino médio, tendo como foco uma educação para a vida a partir dos conteúdos curriculares da Sociologia, apresentando como recurso pedagógico as práticas de Círculos de Diálogos, visando a promover nos alunos sua capacidade crítica, dialógica e reflexiva. Para formular esta proposta de intervenção, sentimos a necessidade de apoiar-nos em diversas construções teóricas que, de alguma forma, demarcam pistas analíticas que orientaram nossa pesquisa. Autores como Paulo Freire, Jürgen Habermas, Axel Honneth, e Anthony Giddens foram essenciais. Sobre a metodologia, pontuamos que este projeto de intervenção pedagógica aconteceu por meio do ensino remoto, com alunos do componente da Sociologia, do 2º Ano do ensino médio, matriculados na Escola Cidadã Integral Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisca Ascensão Cunha (FAC), escola pública, vinculada à Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, situada no Bairro dos Bancários, no município de João Pessoa. Esta pesquisa foi de natureza qualitativa e de caráter exploratório, tendo como procedimentos metodológicos as pesquisas bibliográfica, documental e de pesquisa-ação. A intervenção pedagógica se dividiu em três fases: fase exploratória e de planejamento; fase de execução; e fase de análise do trabalho. A fase exploratória aconteceu no mês de abril de 2021, quando, de início, dialogamos com os professores, conhecemos os alunos e os temas trabalhados no componente da Sociologia. Na fase de execução, realizamos 10 (dez) aulas com o tema Cidadania, Política e Estado. Os encontros ocorreram por meio de aulas remotas, através do aplicativo Google Meet, com utilização do livro didático e adaptação do tema às práticas de Círculos de Diálogos, tudo isso fazendo uso de ferramentas tecnológicas de comunicação e didática remota, com metodologias ativas e habilidades cooperativas no ambiente virtual. Na fase da análise, foi possível perceber que os Círculos de Diálogos serviram para facilitar o processo de ensino-aprendizagem, além de criar conexões entre os participantes, favorecendo o reconhecimento mútuo, o pertencimento e o protagonismo, estimulando a capacidade de reflexão a respeito da vida e de sua realidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia pt_BR
dc.title Os círculos de diálogos como recurso didático para o ensino da disciplina de sociologia. pt_BR
dc.date.issued 2021-08-30
dc.description.abstract This pedagogical intervention project was carried out during the pandemic period, using remote learning as an emergency model. The proposal was challenging not only for the execution of the project itself, but also for all subjects involved in the school community, and especially for students in the public network. Thus, the objective of this work is to reflect on the teaching of Sociology in high school, focusing on an education for life based on the curricular contents of Sociology, presenting as a pedagogical resource the practices of Dialog Circles, aiming to promote in students its critical, dialogic and reflective capacity. In order to formulate this intervention proposal, we felt the need to rely on several theoretical constructions that, in some way, demarcate analytical clues that guided our research. Authors such as Paulo Freire, Jürgen Habermas, Axel Honneth, and Anthony Giddens were essential. Regarding the methodology, we point out that this pedagogical intervention project took place through remote teaching, with students from the Sociology component, from the 2nd year of high school, enrolled at the Francisca Ascensão Cunha State Integral Citizen School of Elementary and High School (FAC), public school, linked to the State Department of Education and Science and Technology of Paraíba, located in Bairro dos Bancários, in the municipality of João Pessoa. This research was qualitative and exploratory in nature, having as methodological procedures the bibliographical, documental and action research. The pedagogical intervention was divided into three phases: exploratory and planning phase; execution phase; and work analysis phase.The exploratory phase took place in April 2021, when, at first, we dialogued with the professors, got to know the students and the themes worked on in the Sociology component. In the execution phase, we held 10 (ten) classes with the theme Citizenship, Politics and State. The meetings took place through remote classes, through the Google Meet application, using the textbook and adapting the theme to the practices of Circles of Dialogue, all this making use of technological tools of remote communication and didactics, with active methodologies and cooperative skills in the virtual environment. In the analysis phase, it was possible to see that the Dialog Circles served to facilitate the teaching-learning process, in addition to creating connections between the participants, favoring mutual recognition, belonging and protagonism, stimulating the capacity for reflection on the life and its reality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21964
dc.date.accessioned 2021-11-11T23:05:17Z
dc.date.available 2021-11-11
dc.date.available 2021-11-11T23:05:17Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Círculos de diálogos pt_BR
dc.subject Ensino da sociologia pt_BR
dc.subject Reflexividade pt_BR
dc.subject Agir comunicativo pt_BR
dc.subject Dialog circles pt_BR
dc.subject Teaching of sociology pt_BR
dc.subject Reflexivity pt_BR
dc.subject Act communicative pt_BR
dc.subject Enseñanza de la sociología pt_BR
dc.subject Reflexividad pt_BR
dc.subject Actuar comunicativo pt_BR
dc.subject Cercles de dialogue pt_BR
dc.subject Enseignement de la sociologie pt_BR
dc.subject Réflexivité pt_BR
dc.subject Agir de manière communicative pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FERREIRA, Cláudia Naiza da Costa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Dialog circles as a didactic resource for teaching the discipline of sociology. pt_BR
dc.identifier.citation FERREIRA, C. N. da C. Os círculos de diálogos como recurso didático para o ensino da disciplina de sociologia. 2021. 125 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte