dc.creator.ID |
SILVA, R. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8287022422481758 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Luiz Antônio Coelho da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, L. A. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2781635627109670 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Allan Gustavo Freire da. |
|
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Jacquelline Vieira Santos de. |
|
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2021.tccartigo.silva2 |
|
dc.description.resumo |
Campanhas e governos de sucesso passaram a usar no decorrer dos anos boas estratégias de
marketing político eleitoral, onde o uso dessas ferramentas foi capaz de fazer políticos
alcançarem melhores resultados. Este estudo tem como objetivo geral, analisar como os
vereadores eleitos em 2020, no município de Sumé – Paraíba, utilizam o marketing político
para divulgar as ações de seu mandato. E como objetivos específicos, têmse:
diferenciar o
marketing político do eleitoral, debatendo os conceitos e a forma de aplicabilidade no dia a dia
dos mandatos e eleições dos vereadores de SuméPB;
demonstrar quais são as ferramentas de
marketing eleitoral utilizadas pelos parlamentares Sumeenses nas eleições municipais; enfatizar
quais são os mecanismos oficiais que o Poder Legislativo do município de SuméPB
dispõe
para divulgar suas ações; sugerir melhorias na utilização do marketing político e eleitoral dos
vereadores do município de SuméPB.
Este trabalho de forma metodológica, tratase
de um
estudo descritivo e de natureza bibliográfica, analisando de forma teórica os principais autores
que debatem sobre a temática, sendo considerada ainda como uma pesquisa qualitativa e pode
ser classificada como estudo de caso, tendo sido aplicados questionários e realizada entrevistas
com os vereadores do município de Sumé, eleitos no ano de 2020. Na presente pesquisa,
verificouse
que, mesmo entendendo a importância do marketing político e eleitoral em suas
carreiras políticas, nas eleições de 2020, a maioria dos nossos entrevistados (08), não tiveram
equipes de marketing ou planejamento, o que precisa se ajustar, principalmente nos próximos
anos essas ações de marketing serão ainda mais necessárias. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Análise sobre a utilização dos instrumentos de marketing político e eleitoral pelos vereadores do município de Sumé-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-10-20 |
|
dc.description.abstract |
Successful campaigns and governments started to use good electoral political marketing
strategies over the years, where the use of these tools was able to make politicians achieve better
results. This study aims to analyze how councilors elected in 2020, in the municipality of Sumé
– Paraíba, use political marketing to publicize the actions of their mandate. And as specific
objectives, there are: to differentiate the political marketing from the electoral one, debating the
concepts and the form of applicability in the daily life of the mandates and elections of the
councilors of SuméPB;
demonstrate which are the electoral marketing tools used by Sumese
parliamentarians in municipal elections; emphasize which are the official mechanisms that the
Legislative Power of the municipality of SuméPB
has to publicize its actions; suggest
improvements in the use of political and electoral marketing for councilors in the municipality
of SuméPB.
This work, in a methodological way, is a descriptive and bibliographical study,
theoretically analyzing the main authors who debate on the subject, being considered as a
qualitative and quantitative research, and can be classified as a case study, Questionnaires were
applied and interviews were conducted with councilors in the municipality of Sumé, elected in
2020. In this research, it was found that, even understanding the importance of political and
electoral marketing in their political careers, in the 2020 elections, most of our respondents (08)
did not have marketing or planning teams, which needs to be adjusted, especially in the next
few years, these marketing actions will be even more necessary. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21975 |
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dc.date.accessioned |
2021-11-12T18:26:55Z |
|
dc.date.available |
2021-11-12 |
|
dc.date.available |
2021-11-12T18:26:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing político |
pt_BR |
dc.subject |
Marketing eleitoral |
pt_BR |
dc.subject |
Campanha eleitoral |
pt_BR |
dc.subject |
Mídias sociais e campanha eleitoral |
pt_BR |
dc.subject |
Vereadores – Sumé – PB |
pt_BR |
dc.subject |
Redes sociais e eleições |
pt_BR |
dc.subject |
Political marketing |
pt_BR |
dc.subject |
Electoral marketing |
pt_BR |
dc.subject |
Election campaign |
pt_BR |
dc.subject |
Social media and election campaign |
pt_BR |
dc.subject |
Councilors - Sumé - PB |
pt_BR |
dc.subject |
social networks and elections |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Rodolfo Cassimiro da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Analysis of the use of political and electoral marketing instruments by councilors in the municipality of Sumé-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Rodolfo Cassimiro da. Análise sobre a utilização dos instrumentos de marketing político e eleitoral pelos vereadores do município de Sumé-PB. 2021. 51f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21975 |
pt_BR |