DSpace/Manakin Repository

Educação ambiental e Covid 19 no âmbito das práticas pedagógicas da Escola Ecológica Alice Jorge da Silva no ensino remoto.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BRITO, A. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0256624322502195 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 pt_BR
dc.contributor.referee1 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.referee1ID TORRES, D. X. pt_BR
dc.contributor.referee2 FARIAS, Tiago José Vasconcelos de.
dc.contributor.referee2ID FARIAS, T. J. V. pt_BR
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2021.tccartigo.brito
dc.description.resumo Este trabalho vincula-se ao Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Áreas das Ciências Humanas e Sociais) no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande. Atualmente tendo em vista os últimos acontecimentos da nossa realidade em relação a pandemia da COVID19, debater sobre a Educação Ambiental e o novo coronavírus na escola tornou-se de grande relevância. Desta forma, a nossa pesquisa teve por objetivo identificar e descrever as atividades realizadas no âmbito da educação ambiental e sua relação com a COVID19 realizada na Escola Ecológica Alice de Jorge da Silva no município de Caraúbas – PB através do ensino remoto, como também, produzir e apresentar um recurso didático que dialogue com a Educação ambiental e a COVID19 no contexto do ensino remoto. Nesta pesquisa utilizou-se os pressupostos da pesquisa qualitativa, o referido foi desenvolvido por diferentes etapas: a primeira a parte introdutória, a segunda consistiu em identificar o objeto a ser pesquisado, a terceira realizou-se uma pesquisa bibliográfica para fundamentar os objetivos a serem desenvolvidos, a quarta pautada para coleta de informações e a elaboração do resultado da pesquisa e, por último, a realização da proposta de atividade remota. Verificamos que na escola pesquisada as temáticas de Educação Ambiental e sua relação com a Covid19 estão sendo trabalhadas pelos professores, através do ensino remoto e que, a produção do recurso didático realizada no decorrer da pesquisa pode ser uma possibilidade de compreensão de forma lúdica sobre o Meio ambiente e a Covid19 no espaço rural. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title Educação ambiental e Covid 19 no âmbito das práticas pedagógicas da Escola Ecológica Alice Jorge da Silva no ensino remoto. pt_BR
dc.date.issued 2021-09-23
dc.description.abstract This work is linked to the Licentiate Course in Rural Education (Areas of Human and Social Sciences) at the Center for Sustainable Development of the SemiArid of the Federal University of Campina Grande. Currently, considering the latest events in our reality in relation to the COVID19 pandemic, discussing Environmental Education and the new coronavirus in schools has become of great relevance. Thus, our research aimed to identify and describe the activities carried out in the field of environmental education and its relationship with COVID19 held at the Alice Ecological School of Jorge da Silva in Caraúbas PB through remote learning, as well as , produce and present a didactic resource that dialogues with Environmental Education and COVID19 in the context of remote education. In this research, the assumptions of qualitative research were used, the aforementioned was developed in different stages: the first the introductory part, the second consisted of identifying the object to be researched, the third a bibliographic research was carried out to substantiate the objectives to be developed, the fourth guided by the collection of information and the elaboration of the research result and, finally, the realization of the remote activity proposal. We found that in the school studied, the themes of Environmental Education and its relationship with Covid19 are being worked on by teachers, through remote teaching, and that the production of the didactic resource carried out during the research can be a possibility of understanding in a playful way. on the environment and Covid19 in rural areas. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21999
dc.date.accessioned 2021-11-17T17:32:54Z
dc.date.available 2021-11-17
dc.date.available 2021-11-17T17:32:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Covid 19 e ensino pt_BR
dc.subject Ensino remoto pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas e ensino remoto pt_BR
dc.subject Escola Ecológica Municipal Alice Jorge da Silva – Caraúbas - PB pt_BR
dc.subject Recurso didático jogo pt_BR
dc.subject Espaço rural pt_BR
dc.subject História da Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Corona Vírus no meio rural pt_BR
dc.subject Caraúbas – PB – Escola Ecológica pt_BR
dc.subject Jogo - recurso didático pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Covid 19 and teaching pt_BR
dc.subject Remote teaching pt_BR
dc.subject Pedagogical practices and remote teaching pt_BR
dc.subject Alice Jorge Municipal Ecological School Silva – Caraúbas - PB pt_BR
dc.subject Game teaching resource pt_BR
dc.subject Rural space pt_BR
dc.subject History of Environmental Education pt_BR
dc.subject Corona Virus in rural areas pt_BR
dc.subject Caraúbas – PB – Ecological School pt_BR
dc.subject Game - educational resource pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BRITO, Anuska Virginio de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education and Covid 19 within the scope of pedagogical practices of the Alice Jorge Ecological School da Silva in remote education. pt_BR
dc.identifier.citation BRITO, Anuska Virginio de. Educação ambiental e Covid 19 no âmbito das práticas pedagógicas da Escola Ecológica Alice Jorge da Silva no ensino remoto. 2021. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21999 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta