dc.creator.ID |
BRITO, A. V. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0256624322502195 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, F. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
TORRES, Denise Xavier. |
|
dc.contributor.referee1ID |
TORRES, D. X. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FARIAS, Tiago José Vasconcelos de. |
|
dc.contributor.referee2ID |
FARIAS, T. J. V. |
pt_BR |
dc.identifier.doi |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2021.tccartigo.brito |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho vincula-se
ao Curso de Licenciatura em Educação do Campo (Áreas das Ciências
Humanas e Sociais) no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade
Federal de Campina Grande. Atualmente tendo em vista os últimos acontecimentos da nossa
realidade em relação a pandemia da COVID19,
debater sobre a Educação Ambiental e o novo
coronavírus na escola tornou-se
de grande relevância. Desta forma, a nossa pesquisa teve por
objetivo identificar e descrever as atividades realizadas no âmbito da educação ambiental e sua
relação com a COVID19
realizada na Escola Ecológica Alice de Jorge da Silva no município
de Caraúbas – PB através do ensino remoto, como também, produzir e apresentar um recurso
didático que dialogue com a Educação ambiental e a COVID19
no contexto do ensino remoto.
Nesta pesquisa utilizou-se
os pressupostos da pesquisa qualitativa, o referido foi desenvolvido
por diferentes etapas: a primeira a parte introdutória, a segunda consistiu em identificar o objeto
a ser pesquisado, a terceira realizou-se
uma pesquisa bibliográfica para fundamentar os
objetivos a serem desenvolvidos, a quarta pautada para coleta de informações e a elaboração do
resultado da pesquisa e, por último, a realização da proposta de atividade remota. Verificamos
que na escola pesquisada as temáticas de Educação Ambiental e sua relação com a Covid19
estão sendo trabalhadas pelos professores, através do ensino remoto e que, a produção do
recurso didático realizada no decorrer da pesquisa pode ser uma possibilidade de compreensão
de forma lúdica sobre o Meio ambiente e a Covid19
no espaço rural. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação |
pt_BR |
dc.title |
Educação ambiental e Covid 19 no âmbito das práticas pedagógicas da Escola Ecológica Alice Jorge da Silva no ensino remoto. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-09-23 |
|
dc.description.abstract |
This work is linked to the Licentiate Course in Rural Education (Areas of Human and Social
Sciences) at the Center for Sustainable Development of the SemiArid
of the Federal University
of Campina Grande. Currently, considering the latest events in our reality in relation to the
COVID19
pandemic, discussing Environmental Education and the new coronavirus in schools
has become of great relevance. Thus, our research aimed to identify and describe the activities
carried out in the field of environmental education and its relationship with COVID19
held at
the Alice Ecological School of Jorge da Silva in Caraúbas PB
through remote learning, as well
as , produce and present a didactic resource that dialogues with Environmental Education and
COVID19
in the context of remote education. In this research, the assumptions of qualitative
research were used, the aforementioned was developed in different stages: the first the
introductory part, the second consisted of identifying the object to be researched, the third a
bibliographic research was carried out to substantiate the objectives to be developed, the fourth
guided by the collection of information and the elaboration of the research result and, finally,
the realization of the remote activity proposal. We found that in the school studied, the themes
of Environmental Education and its relationship with Covid19
are being worked on by
teachers, through remote teaching, and that the production of the didactic resource carried out
during the research can be a possibility of understanding in a playful way. on the environment
and Covid19
in rural areas. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21999 |
|
dc.date.accessioned |
2021-11-17T17:32:54Z |
|
dc.date.available |
2021-11-17 |
|
dc.date.available |
2021-11-17T17:32:54Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Covid 19 e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas pedagógicas e ensino remoto |
pt_BR |
dc.subject |
Escola Ecológica Municipal Alice Jorge da Silva – Caraúbas - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso didático jogo |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço rural |
pt_BR |
dc.subject |
História da Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Corona Vírus no meio rural |
pt_BR |
dc.subject |
Caraúbas – PB – Escola Ecológica |
pt_BR |
dc.subject |
Jogo - recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Covid 19 and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Remote teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practices and remote teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Alice Jorge Municipal Ecological School Silva – Caraúbas - PB |
pt_BR |
dc.subject |
Game teaching resource |
pt_BR |
dc.subject |
Rural space |
pt_BR |
dc.subject |
History of Environmental Education |
pt_BR |
dc.subject |
Corona Virus in rural areas |
pt_BR |
dc.subject |
Caraúbas – PB – Ecological School |
pt_BR |
dc.subject |
Game - educational resource |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BRITO, Anuska Virginio de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Environmental education and Covid 19 within the scope of pedagogical practices of the Alice Jorge Ecological School da Silva in remote education. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BRITO, Anuska Virginio de. Educação ambiental e Covid 19 no âmbito das práticas pedagógicas da Escola Ecológica Alice Jorge da Silva no ensino remoto. 2021. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21999 |
pt_BR |