DSpace/Manakin Repository

Comunidade e sociedade informacional: o fenômeno comunitário contemporâneo a partir da comunidade midiática Canção Nova.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, R. J. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2189671270194913 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Magnólia Gibson Cabral da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, M. G. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0118924847829458 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARIZ, Cecília Loreto.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Bartolomeu Tito Figueirôa de.
dc.contributor.referee3 ANDRADE, Elizabeth Christina de.
dc.contributor.referee4 GUERRA, Lemuel Dourado.
dc.description.resumo O presente estudo trata da emergência de um novo tipo de comunidade, a "comunidade midiática de vida no Espírito", sustentada em vínculos de pertença construídos e mantidos midiaticamente. As "comunidades de vida no Espírito" são associações de católicos carismáticos que, normalmente sob a liderança de um fundador ou fundadora, buscam viver a comunhão de bens cujo modelo é a comunidade cristã primitiva. Tomamos como referencial empírico para análise do fenômeno a Comunidade Canção Nova, pois embora territorialmente situada, expande-se. sobretudo por meio da televisão, agregando pessoas que passam a compartilhar de sua ideologia religiosa e desenvolvem "relações comunitárias midiáticas". Conquanto defendam fontes autônomas de conhecimento quase sempre baseadas na tradição, estas comunidades adaptam-se facilmente às demandas da contemporaneidade, não raras vezes lançando mão dos avanços tecnológicos em seu favor e inserindo-se criativamente no contexto cultural da sociedade informacional. A pesquisa mostrou que a Comunidade Midiática Canção Nova restringe apenas parcialmente a autonomia dos indivíduos, criando as condições para que se estabeleça uma relação de equilíbrio entre comunidade e individualidade. Sugerimos que neste novo contexto gerado pelas tecnologias da informação e pela midiatização da sociedade, as comunidades tendem a estar em permanente confronto positivo, obrigando-se umas às outras a refletirem frequentemente cada qual sobre a plausibilidade de seu sistema particular de valores. No seu conjunto, procura-se demonstrar que a reflexividade moderna não destruiu as relações do tipo "comunitárias", e que o fenômeno comunitário contemporâneo é "moderno" na acepção sociológica do termo. Sustentamos ainda que a emergência de comunas culturais não é apenas um novo modo de manter fontes autônomas de conhecimento em oposição ao globalismo homogeneizante, mas também uma tentativa de preservação da conquista da autonomia individual como valor inquestionável da modernidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Comunidade e sociedade informacional: o fenômeno comunitário contemporâneo a partir da comunidade midiática Canção Nova. pt_BR
dc.date.issued 2010-12-09
dc.description.abstract The present stud}' highlights the need for a new type of community - "the media community of life in the Holy Spirit" - sustained in communion bonds built and maintained in the media. The "community of life in the Holy Spirit" accounts for associations of charismatic catholic people that, usually under a founder's leadership, aim to achieve joint property whose model is that of primitive Christian community. We took up Comunidade Canção Nova as an empirical reference to analyze the phenomenon that, although territorially situated, has mostly expanded through television network by gathering people who start sharing its religious ideology as well as develop "media community relations." Despite defending autonomous source of knowledge almost always based on tradition, these communities have often adapted to contemporary demands searching for technological advances to their own benefit, creatively engaging in the cultural context of the informational society. The survey showed that the Comunidade Midiática Canção Nova just partially restricts individuals' autonomy providing conditions to establish a balance relation between community and individuality. We assume that communities, in the this new context generated by information technologies and media society, tend to be in permanent positive dispute having one another reflect on the plausibility of their particular system of values. As a whole, our purpose is to demonstrate that modern views have not affected "community" relations, and that the contemporary community phenomenon is sociologically modern. We also ensure that emergence in cultural communes is not only a new way of preserving autonomous source of knowledge contrary to homogenizing globalism, but also an attempt to preserve individual autonomy achievement with real modernity value. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2199
dc.date.accessioned 2018-11-16T16:04:09Z
dc.date.available 2018-11-16
dc.date.available 2018-11-16T16:04:09Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Comunidade Canção Nova pt_BR
dc.subject Sociedade Informacional pt_BR
dc.subject Comunidade Midiática de Vida no Espírito pt_BR
dc.subject Mídia e Religião pt_BR
dc.subject Católicos Carismáticos pt_BR
dc.subject Movimento Carismático Católico pt_BR
dc.subject Renovação Carismática pt_BR
dc.subject Televisão e Comunidade Religiosa pt_BR
dc.subject Meio Televisivo e Religião pt_BR
dc.subject Relações Comunitárias Midiáticas pt_BR
dc.subject Ideologia Religiosa pt_BR
dc.subject Comunidade e Sociedade pt_BR
dc.subject Sociedade e Tecnologia pt_BR
dc.subject Midiatização da Sociedade pt_BR
dc.subject Religiosidade na Mídia pt_BR
dc.subject TV Canção Nova pt_BR
dc.subject Media and Religion pt_BR
dc.subject Charismatic Catholics pt_BR
dc.subject TV Media and Religion pt_BR
dc.subject Catholic Charismatic Movement pt_BR
dc.subject Communauté de Médias Vivant dans l'Esprit pt_BR
dc.subject Mouvement Charismatique Catholique pt_BR
dc.subject Télévision et Communauté Religieuse pt_BR
dc.subject Religiosité dans les Médias pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Ronaldo José de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Community and information society: the contemporary community phenomenon from the Canção nova media community. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Ronaldo José de. Comunidade e sociedade informacional: o fenômeno comunitário contemporâneo a partir da comunidade midiática Canção Nova. 2010. 283f. (Tese de Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2199 pt_BR
dc.description.resume Il s'agit dans cette étude , de l'apparition d'un nouveau type de communauté, la "communauté de vie dans l'Esprit", appuyée par des liens d'appartenance construits et maintenues par les médias. Ces "communautés de vie dans l'Esprit" constituent des associations de catholiques de grâce qui, normalement, sous l'orientation d'un fondateur ou fondatrice, cherchent à vivre en communion chrétienne primitive. Nous avons, comme référentiel empirique pour l'analyse du phénomène la Communauté "Canção Nova", malgré le fait d'appartenir à un endroit dans le territoire, elle se répand surtout par la télévision, en assemblant des personnes qui passent à partager la même idéologie religieuse et dévellopent des "relations communautaires médiatiques. Bien qu'elles défendent des sources autonomes de connaissance fondées presque toujours sur la tradition, ces communautés s'adaptent facilement aux demandes de la contemporainété, s'emparant des fois, des progrès technologiques à son profit et avec la créativité dans le contexte culturelle de la société informationnelle. La recherche a fait voir ce que la Communauté Médiatique Canção Nova se restreint à seulement partiellement l'autonomie des individus, créant les conditions à l'établissement d'une relation d'équilibre entre communauté et individualité. Nous suggérons que, dans ce nouveau contexte géré par les technologies de l'information et par la médiatisation de la société les communautés ont la tendance d'être en confront permanent positif les menant, fréquemment, à réfléchir, chacune sur la plausibilité de leur système particulier de valeurs. Dans l'ensemble, on essaye de démontrer que la réfléxivité moderne n'a pas détruit les relations du type« communautaires » et que le phénomène cmmunautaire contemporain est « moderne » dans le sens sociologique du mot. On assure , encore que, l'apparition de communauté culturelle n'est qu'un nouveau moyen et maintem'r des sources autonomes de connaissance en opposition à la globalisation homogène, mais, aussi, une façon de préservation de la conquête de l'autonomie individuelle avec une valeur incontestable de la modernité. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta