DSpace/Manakin Repository

Desafios e perspectivas do/a professor/a na educação de crianças e adolescentes em contexto de vulnerabilidade social.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GOMES, C. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9182487939485959 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.advisor1ID SOARES, L. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 pt_BR
dc.contributor.referee1 CUNHA , Ane Cristiane Hermínio.
dc.contributor.referee2 LIMA, Maria Janete de.
dc.description.resumo Este trabalho surgiu em conversas cotidianas, durante a experiência do Programa Residência Pedagógica (RP), no período de 20182020, em que se observou os anseios, receios e as dificuldades vivenciadas pelas professoras que trabalham numa escola situada num bairro em Cajazeiras - PB, em contexto de vulnerabilidade social. Como objetivo principal, buscamos compreender o que é ser professora numa escola da zona sul na cidade de Cajazeiras/PB. E específicos: Verificar os desafios e as perspectivas encontradas pelas professoras que trabalham em escola situada em contexto de vulnerabilidade social da cidade de Cajazeiras – PB; Identificar os possíveis fatores externos à escola que influenciam no desenvolvimento integral dos/as educandos/as; Analisar de que maneira a formação docente interfere no processo de desenvolvimento integral dos/as educandos/as em escola situada na zona sul da cidade de Cajazeiras – PB. A pesquisa consistiu na participação de quatro professores/as de uma escola da rede municipal de Cajazeiras/PB, localizada na zona sul. Para a coleta de dados utilizamos dos seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, Teste de Associação Livre de Palavras e entrevista semiestruturada. Os dados da análise revelaram que ser professora em escola na zona sul de CajazeirasPB é, principalmente, um desafio, visto a influência dos fatores externos ao cotidiano escolar, tais como a violência doméstica, trabalho infantil, adultização infantil, drogas, abandono familiar e migração escolar, em que esses elementos ocasionam dificuldades na concretização do processo de ensino aprendizagem e, consequentemente, no exercício da docência, todavia, mantenham a perspectiva de melhoria nas condições educativas/trabalhistas para os/as alunos/as e para si mesmas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Desafios e perspectivas do/a professor/a na educação de crianças e adolescentes em contexto de vulnerabilidade social. pt_BR
dc.date.issued 2021-05-13
dc.description.abstract This work emerged in everyday conversations, during the experience of the Pedagogical Residency Program (RP), in the period 20182020, in which the anxieties, fears and difficulties experienced by teachers who work in a school located in a neighborhood in Cajazeiras - PB, in context of social vulnerability. As a main objective, we seek to understand what it is to be a teacher in a school in the south of the city of Cajazeiras/PB. And specific: Check the challenges and perspectives found by teachers who work in a school located in a context of social vulnerability in the city of Cajazeiras - PB; Identify possible factors external to the school that influence the integral development of students; Analyze how does teacher education interfere in the process of integral development of students in a school located in the south of the city of Cajazeiras – PB. The research consisted of the participation of four teachers from a municipal school in Cajazeiras/PB, located in the south. For data collection we used the following instruments: sociodemographic questionnaire, Free Word Association Test and semi-structured interview. The analysis data revealed that being a teacher in a school in the south of CajazeirasPB is mainly a challenge, given the influence of factors external to daily school life, such as domestic violence, child labor, child adultization, drugs, family abandonment and migration school, in which these elements cause difficulties in the implementation of the teaching-learning process and, consequently, in the exercise of teaching, however, maintain the perspective of improvement in educational/working conditions for students and for themselves. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22041
dc.date.accessioned 2021-11-19T12:13:51Z
dc.date.available 2021-11-19
dc.date.available 2021-11-19T12:13:51Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Desafio docente pt_BR
dc.subject Perspectiva docente pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Vulnerabilidade social pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Problemas sociais pt_BR
dc.subject Teaching challenge pt_BR
dc.subject Teaching perspective pt_BR
dc.subject Teaching practice pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Social vulnerability pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Social problems pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GOMES, Cristina da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Challenges and perspectives of the teacher in the education of children and adolescents in a context of social vulnerability. pt_BR
dc.identifier.citation GOMES, Cristina da Silva. Desafios e perspectivas do/a professoro/a na educação de crianças e adolescentes em contexto de vulnerabilidade social. 2021. 82f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta