DSpace/Manakin Repository

A ludicidade como prática pedagógica na educação infantil e técnicas do desenvolvimento da aprendizagem: uma imersão a partir do estágio supervisionado.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.advisor1ID ARAUJO, E. A.
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.referee2 PIRES, Aparecida Carneiro.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como tema “A ludicidade como prática pedagógica na educação infantil e técnicas do desenvolvimento da aprendizagem: uma imersão a partir do estágio supervisionado”. O estágio supervisionado proporciona para o aluno do curso de pedagogia, a partir do que é observado em sala de aula e das práticas desenvolvidas durante esta etapa por meio da intervenção um leque de conhecimentos teórico-práticos, importante para a formação acadêmica e profissional. Considerando a importância do lúdico no desenvolvimento da aprendizagem buscou-se discutir a temática em epígrafe traçando como objetivo geral refletir como a ludicidade é trabalhada no desenvolvimento da aprendizagem das crianças da educação infantil. E como objetivos específicos, discutir a temática a partir das produções que abordam o tema; compreender a importância da ludicidade como prática pedagógica na educação infantil; explanar sobre o lúdico na sala de aula a partir das vivências do estágio supervisionado na educação infantil e, por fim, identificar as práticas pedagógicas utilizadas em sala de aula. Quanto aos meios utilizados para a realização do trabalho, optou-se pela abordagem qualitativa e de caráter descritivo, tomando-se por como base uma revisão literária e informações a partir do relatório do estágio supervisionado na educação infantil realizado na creche. Tendo como aportes teóricos Severino (2007), Moyles (2002), Kishimoto (2011), Galvão (1995) e outros, bem como algumas leis como a LDB (1996), CF (1988) e a CLT (2008). Os resultados obtidos nesse trabalho se configuram com um maior aprendizado a partir das leituras teóricas de uma revisão do relatório de estágio que proporcionou compreender melhor a relação que se estabelece entre a educação infantil e as atividades lúdicas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A ludicidade como prática pedagógica na educação infantil e técnicas do desenvolvimento da aprendizagem: uma imersão a partir do estágio supervisionado. pt_BR
dc.contributor.advisor1ILattes http://lattes.cnpq.br/6839150263503872
dc.date.issued 2021-05-10
dc.description.abstract The present work has the theme "Playfulness as a pedagogical practice in early childhood education and learning development techniques: an immersion from the supervised internship". The supervised internship provides the student of the pedagogy course, based on what is observed in the classroom and the practices developed during this stage through intervention, a range of theoretical and practical knowledge, important for academic and professional training. Considering the importance of playfulness in the development of learning, we sought to discuss the theme above, with the general objective of reflecting how playfulness is worked on in the development of children's learning in early childhood education. And as specific objectives, discuss the theme from the productions that address the theme; understand the importance of playfulness as a pedagogical practice in early childhood education; explaining the playfulness in the classroom from the experiences of the supervised internship in early childhood education and, finally, identifying the pedagogical practices used in the classroom. As for the means used to carry out the work, we opted for a qualitative and descriptive approach, based on a literary review and information based on the report of the supervised internship in early childhood education carried out at the daycare center. With theoretical contributions Severino (2007), Moyles (2002), Kishimoto (2011), Galvão (1995) and others, as well as some laws such as LDB (1996), CF (1988) and CLT (2008). The results obtained in this work are configured with a greater learning from the theoretical readings of a review of the internship report that provided a better understanding of the relationship established between early childhood education and recreational activities. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22043
dc.date.accessioned 2021-11-19T12:40:54Z
dc.date.available 2021-11-19
dc.date.available 2021-11-19T12:40:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Sala de aula pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Crianças pt_BR
dc.subject playfulness pt_BR
dc.subject Ludic pt_BR
dc.subject child education pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.subject Classroom pt_BR
dc.subject education pt_BR
dc.subject Kids pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DINIZ, Ana Paula de Andrade.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Playfulness as a pedagogical practice in early childhood education and learning development techniques: an immersion from the supervised internship. pt_BR
dc.identifier.citation DINIZ, Ana Paula de Andrade. A ludicidade como prática pedagógica na educação infantil e técnicas do desenvolvimento da aprendizagem: uma imersão a partir do estágio supervisionado. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta